Se Liga na Língua: Leitura, Produção de texto e Linguagem

6º ANO
Imagem principal do livro
Anos Finais

Atividades para o dia a dia

Aproxima o ensino da língua portuguesa da realidade do aluno.

Código da Obra:
0008 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Cristiane Siniscalchi
Cristiane Siniscalchi Autor(a)
Avatar Wilton Ormundo
Wilton Ormundo Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Atividades para o dia a dia

Que rompem o esquema “exposição-questionário-correção”.

Ícone da proposta pedagógica

Incentivo à pesquisa

E exposição de ideias, colocando o estudante no papel de protagonista.

Ícone da proposta pedagógica

Língua Portuguesa acessível

Por meio de obras atrativas que se comunicam na linguagem do jovem.

Conteúdo programático

"Minha canção – p. 12

“Só eu sou eu”, de Marcelo Jeneci
Produção de vídeo com fotos da turma


CAPÍTULO 1 – O registro do eu no mundo

Leitura 1 – Diário – p. 15

Texto do diário de Maria Luísa E.
Leitura 2 – Diário publicado – p. 18

“O diário de Zlata”, de Zlata Filipović
Se eu quiser aprender mais – p. 21

Divisão do texto em parágrafos
Textos em conversa – p. 23

Depoimento de Jayme Murahovschi para o Museu da Pessoa
Falando sobre a nossa língua – p. 25

Como nos comunicamos?
A linguagem é diversa
A língua: seleção e combinação
Meu diário na prática – p. 32

E se a gente fizesse um diário alternativo? – p. 34

Conversa com arte – p. 36

Projeto “Fios da memória”, Coletivo Meiofio
Lambe-lambe “Dê flores aos vivos”, Coletivo Transverso
Produção de intervenção urbana
Biblioteca cultural em expansão – p. 40



CAPÍTULO 2 – Imagens e palavras em ação

E se a gente entrevistasse alguém que entende de quadrinhos? – p. 41

Leitura 1 – Tirinha – p. 43

Tirinha da série “Níquel Náusea”, de Fernando Gonsales
Se eu quiser aprender mais – p. 45

Tirinhas e efeitos de humor e crítica
Falando sobre a nossa língua – p. 49

Língua falada e língua escrita
O planejamento da fala e da escrita
Minha tirinha na prática – p. 58

Leitura 2 – História em quadrinhos (HQ) – p. 61

“Perfeição”, de Fabio Coala
Textos em conversa – p. 64

Sinopse “’O presente’, um emocionante curta animado, ganhador de mais de 50 prêmios, baseado na HQ do brasileiro Fabio Coala”
Conversa com arte – p. 65

Curta-metragem de animação “The easy life” (A vida fácil), de Jiaqi Xiong
Produção de vídeo cultural
Biblioteca cultural em expansão – p. 69



CAPÍTULO 3 – Traduzir saberes

Leitura 1 – Verbete de dicionário – p. 70

“Cara”, verbete do Pequeno dicionário Houaiss da língua portuguesa
Falando sobre a nossa língua – p. 73

Variação linguística
O que determina a variação linguística
Preconceito linguístico
Leitura 2 – Verbete de enciclopédia – p. 82

“Sapato”, verbete da Wikipédia
Se eu quiser aprender mais – p. 87

Como dividir as frases
Meu verbete na prática – p. 89

Textos em conversa – p. 92

Verbete de enciclopédia “Fontes e referências”
Verbete de enciclopédia “Fa(c)to” e “Opinião”
Fora da caixa – p. 94

Atualização de verbete


CAPÍTULO 4 – Para contar o que aconteceu

Leitura – Relato de experiência – p. 104

Transcrição de relato de experiência
Textos em conversa – p. 106

Notícia baseada em relato oral “‘Fiquei com medo’, diz prudentino que testemunhou terremoto no Chile”
Fotografias publicadas em galeria que acompanhava a notícia na qual o relato foi divulgado
Falando sobre a nossa língua – p. 109

Frase, oração e período
Tipos de frase
Oração e período
Se eu quiser aprender mais – p. 117

Relações de causa e conclusão
Meu relato de experiência na prática – p. 119

Fora da caixa – p. 122

Produção de notícia escrita


CAPÍTULO 5 – Contar e mostrar

E se a gente refletisse sobre os livros? – p. 129

Leitura 1 – Conto – p. 133

“Pega ladrão, Papai Noel!”, de Marcos Rey
Leitura 2 – Conto – p. 138

“Trem Fantasma”, de Moacyr Scliar
Se eu quiser aprender mais – p. 141

Discurso direto e discurso indireto
Falando sobre a nossa língua – p. 144

Substantivo, adjetivo, numeral e artigo
Substantivo
Adjetivo
Numeral
Artigo
Meu conto na prática – p. 152

Textos em conversa – p. 155

Texto teatral “Mas por quê??! A história de Elvis”, de Rafael Gomes e Vinicius Calderoni
Conversa com arte – p. 158

Cenas da peça “Momo e o Senhor do Tempo”, dirigida por Carla Candiotto
Produção de texto teatral
Encenação de peça teatral
Biblioteca cultural em expansão – p. 163



CAPÍTULO 6 – Vender produtos e ideias

Leitura 1 – Anúncio e fôlder – p. 164

Anúncio e fôlder da campanha publicitária “Doe Órgãos ‘A hora de lembrar’”, do Ministério da Saúde
Leitura 2 – Filme publicitário – p. 168

Filme publicitário da campanha “Doe Órgãos ‘A hora de lembrar’”, do Ministério da Saúde
Falando sobre a nossa língua – p. 170

Verbo
Flexões do verbo
Modos verbais
Modelos de conjugação verbal
Se eu quiser aprender mais – p. 181

Referências diretas ao leitor
Nossa campanha publicitária na prática – p. 183

Textos em conversa – p. 187

Fragmento “SEÇÃO III – da Publicidade” do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor
Fora da caixa – p. 190

Procedimentos de reclamação e discussão de caso
Entrevistas e produção de reclamação


CAPÍTULO 7 – Um eu poético

Leitura 1 – Poema – p. 195

“Para reparar”, de Arnaldo Antunes
Textos em conversa – p. 197

Escultura “Dingo”, de Diego Bachmann
Leitura 2 – Poema – p. 198

“O aeroplano”, de Ivan Junqueira
Se eu quiser aprender mais – p. 201

A linguagem poética
Falando sobre a nossa língua – p. 203

Sujeito
Meu poema na prática – p. 209

E se a gente fizesse um evento de troca de livros? – p. 214

Conversa com arte – p. 215

Seminário sobre poetas brasileiros
Biblioteca cultural em expansão – p. 218



CAPÍTULO 8 – Opinar com responsabilidade

E se a gente discutisse uma notícia? – p. 219

Leitura – Comentário de leitor – p. 223

Comentários de leitores sobre a notícia “Naomi Osaka abandona Roland Garros após polêmica”
Textos em conversa – p. 226

Transcrição de um debate sobre o tema da notícia “Naomi Osaka fez bem em parar de dar entrevistas?”
Se eu quiser aprender mais – p. 229

O que diminui a aceitação de uma opinião?
Falando sobre a nossa língua – p. 231

Substantivo e adjetivo: gênero, número e grau
Flexão de gênero
Flexão de número
Variação de grau
Meu comentário de leitor na prática – p. 238

Fora da caixa – p. 242

Regulamento para moderação de comentários no blog da turma


Minha canção – p. 244

“Verão”, da Trupe Chá de Boldo
Criação de versos para a canção
Bibliografia comentada – p. 246 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Atividades para o dia a dia

Aproxima o ensino da língua portuguesa da realidade do aluno.

Código da Obra:
0008 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Cristiane Siniscalchi
Cristiane Siniscalchi Autor(a)
Avatar Wilton Ormundo
Wilton Ormundo Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Atividades para o dia a dia

Que rompem o esquema “exposição-questionário-correção”.

Ícone da proposta pedagógica

Incentivo à pesquisa

E exposição de ideias, colocando o estudante no papel de protagonista.

Ícone da proposta pedagógica

Língua Portuguesa acessível

Por meio de obras atrativas que se comunicam na linguagem do jovem.

Conteúdo programático

"Minha canção – p. 12

“O outro”, de Camila Barbalho
Produção de vídeo cultural


CAPÍTULO 1 – Quando o mundo fica estranho

Leitura 1 – Conto fantástico – p. 16

“A ressaca”, de Shaun Tan
Leitura 2 – Conto fantástico – p. 20

“Quadros em movimento”, de Lourdinha Barbosa
Textos em conversa – p. 23

Escultura “The long awaited (A longa espera)”, de Patricia Piccinini
Se eu quiser aprender mais – p. 24

O que é verossimilhança?
Falando sobre a nossa língua – p. 26

A construção do sentido
Sentido conotativo e sentido denotativo
Sinônimos, antônimos, hiperônimos e hipônimos
E se a gente elaborasse um regulamento para o nosso concurso de contos? – p. 35

Meu conto fantástico na prática – p. 39

Conversa com arte – p. 42

Quando as fotografias mostram um mundo estranho
Biblioteca cultural em expansão – p. 47



CAPÍTULO 2 – Registrar o que acontece

E se a gente explorasse os jornais? – p. 48

Leitura 1 – Notícia – p. 50

“Jovens músicos capixabas se apresentam na Expo Dubai”
Falando sobre a nossa língua – p. 56

Verbos irregulares e tempos verbais do modo indicativo
Tempos verbais do modo indicativo
Nossa notícia na prática – p. 65

Leitura 2 – Notícia de telejornal – p. 68

“Produção de pescado brasileiro aumenta 78% no último ano”
Se eu quiser aprender mais – p. 71

A fala em situação pública
Textos em conversa – p. 73

Informativo ”Comércio Exterior da Piscicultura”
Fora da caixa – p. 76

Desconfiar é saudável


CAPÍTULO 3 – Um bate-papo planejado

E se a gente discutisse uma campanha publicitária? – p. 81

Leitura – Entrevista – p. 84

“Serginho entrevista vítima de bullying”
Se eu quiser aprender mais – p. 88

Perguntas bem formuladas
Falando sobre a nossa língua – p. 90

Predicado verbal
Verbo transitivo e verbo intransitivo
Objeto direto e objeto indireto
Nossa entrevista na prática – p. 97

Textos em conversa – p. 100

Lei nº 13.185, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)
Trecho de artigo expositivo “Bullying: quando a brincadeira passa da conta”
Trecho de debate “Bullying”
Fora da caixa – p. 104

Nós podemos ajudar


CAPÍTULO 4 – Versos que contam

Leitura 1 – Poema narrativo – p. 107

“O espelho da entrada”, de Konstantínos Kaváfis
Textos em conversa – p. 110

Verbete de dicionário de mitologia grega e romana
Conto “O discípulo”, de Oscar Wilde
Leitura 2 – Poema narrativo – p. 112

“bolo de laranja”, de Alice Sant’Anna
Se eu quiser aprender mais – p. 114

Como posso retomar palavras e ideias?
Falando sobre a nossa língua – p. 116

Pronome pessoal
Pronome pessoal reto e oblíquo
Pronome de tratamento
E se a gente conhecesse a poesia que circula em redes sociais? – p. 126

Meu poema narrativo na prática – p. 128

Conversa com arte – p. 130

Cartazes artísticos dos filmes “O mágico de Oz”, “Pinóquio” e “Jurassic Park”
Biblioteca cultural em expansão – p. 134



CAPÍTULO 5 – Opinar com consistência

E se a gente opinasse sobre esta HQ? – p. 135

Leitura – Resenha crítica – p. 139

Resenha: “Astronauta: Magnetar”, de Paulo Vinicius
Textos em conversa – p. 145

Resenha oral de “Astronauta: Magnetar”
Falando sobre a nossa língua – p. 148

Advérbio e adjunto adverbial
Advérbio
Classificação dos advérbios
Adjunto adverbial
Se eu quiser aprender mais – p. 158

A resenha crítica e seus recursos complementares
Minha resenha crítica na prática – p. 161

Conversa com arte – p. 164

Experimentando ser vlogueiro


CAPÍTULO 6 – Quando se pode ser o outro

Leitura 1 – Texto teatral – p. 166

“O Dragão Verde”, de Maria Clara Machado
Se eu quiser aprender mais – p. 171

O espaço
Falando sobre a nossa língua – p. 173

Adjunto adnominal e complemento nominal
Adjunto adnominal
Complemento nominal
Leitura 2 – Texto teatral – p. 185

“O burguês ridículo”, de Molière (adaptação de Guel Arraes)
Textos em conversa – p. 189

Artigo científico “2.1 Critérios para a elaboração do figurino”
Nosso texto teatral na prática – p. 193

E se a gente encenasse nossa peça teatral? – p. 196

Fora da caixa – p. 197

Direito ao teatro
Biblioteca cultural em expansão – p. 200



CAPÍTULO 7 – Falar para muita gente

Leitura 1 – Palestra – p. 201

“Menos emoção e mais razão”
Leitura 2 – Seminário – p. 206

“Projeto de engenharia”
Se eu quiser aprender mais – p. 210

O paralelismo sintático
Falando sobre a nossa língua – p. 212

Orações coordenadas
Orações coordenadas assindética e sindética
Textos em conversa – p. 217

Reportagem de divulgação científica “O lixo da moda”
E se a gente pesquisasse um tema importante? – p. 221

Nosso seminário na prática – p. 223

Fora da caixa – p. 231

Mais uma oportunidade para divulgar nosso conhecimento


CAPÍTULO 8 – Viajar é preciso

E se a gente conhecesse lugares muito legais? – p. 234

Leitura 1 – Relato de viagem – p. 238

“Vanita e Sandip”, de Teté Ribeiro
Leitura 2 – Relato de viagem – p. 242

“Viagem de um naturalista ao redor do mundo”, de Charles Darwin
Se eu quiser aprender mais – p. 245

Várias formas de descrever
Falando sobre a nossa língua – p. 248

Derivação e composição
Radical, afixo e desinência
Derivação
Composição
Meu relato de viagem na prática – p. 258

Textos em conversa – p. 262

Fotografia documental de Steve McCurry
Fotos da mostra “A periferia narrada pelos periféricos”
Fora da caixa – p. 265

Divulgando minha região
Biblioteca cultural em expansão – p. 268



Minha canção – p. 269

“Sem medo”, de Mahmundi
Criação de vídeo sobre a canção e sobre a intervenção realizada
Apêndice – p. 274

Bibliografia comentada – p. 278 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Atividades para o dia a dia

Aproxima o ensino da língua portuguesa da realidade do aluno.

Código da Obra:
0008 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Cristiane Siniscalchi
Cristiane Siniscalchi Autor(a)
Avatar Wilton Ormundo
Wilton Ormundo Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Atividades para o dia a dia

Que rompem o esquema “exposição-questionário-correção”.

Ícone da proposta pedagógica

Incentivo à pesquisa

E exposição de ideias, colocando o estudante no papel de protagonista.

Ícone da proposta pedagógica

Língua Portuguesa acessível

Por meio de obras atrativas que se comunicam na linguagem do jovem.

Conteúdo programático

Minha canção – p. 12

“Efêmera”, de Gustavo Ruiz e Tulipa Ruiz
Produção de coletânea das coisas que não são efêmeras


CAPÍTULO 1 – Contar com pouco

Leitura 1 – Miniconto – p. 16

Miniconto de Marcelo Spalding
Leitura 2 – Miniconto – p. 18

“Só”, de Fernando Bonassi, e miniconto de Marcos Bassini
Textos em conversa – p. 20

Tirinha de Brendda Maria
Falando sobre a nossa língua – p. 21

Figuras de linguagem I
Metáfora e comparação
Metonímia
Sinestesia
Gradação
Se eu quiser aprender mais – p. 29

Para que serve um título?
Meu miniconto na prática – p. 31

E se a gente pensasse sobre a leitura literária? – p. 33

Conversa com arte – p. 37

Campanha publicitária de promoção da literatura
Produção de anúncio publicitário e spots
Biblioteca cultural em expansão – p. 41



CAPÍTULO 2 – Contar com imagem

E se a gente pensasse sobre cinema? – p. 42

Leitura 1 – Roteiro de cinema – p. 47

“Spider-man”, de David Koepp
Leitura 2 – Roteiro de cinema – p. 52

“O contador de histórias”, de Luiz Villaça e outros
Se eu quiser aprender mais – p. 57

Como são os personagens?
Falando sobre a nossa língua – p. 59

Figuras de linguagem II
Eufemismo
Hipérbole
Antítese
Personificação ou prosopopeia
Ironia
Meu roteiro de cinema na prática – p. 66

Textos em conversa – p. 69

Artigo científico “O contador de histórias tradicional: memória e esquecimento”, de Kelly Cristiane Ribeiro
Conversa com arte – p. 73

A produção cinematográfica
Produção de vidding
Biblioteca cultural em expansão – p. 77



CAPÍTULO 3 – Direitos e deveres

Leitura 1 – Estatuto – p. 78

Fragmento “Título II – Dos direitos fundamentais” do Estatuto da Criança e do Adolescente
E se a gente falasse de outras formas de educação? – p. 83

Textos em conversa – p. 87

Gráficos do “Censo escolar 2021”
Leitura 2 – Regulamento – p. 89

“Regulamento da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça – Cuiabá”
Se eu quiser aprender mais – p. 93

Tipo, gênero e domínio: o que são?
Falando sobre a nossa língua – p. 95

Os tipos de sujeito
Sujeito indeterminado
Oração sem sujeito
Preparando o terreno – p. 104

Criando um projeto
Nosso regulamento na prática – p. 105

Fora da caixa – p. 108

Colocando nosso projeto em prática
Produção de petição


CAPÍTULO 4 – Investigar para aprofundar

Leitura 1 – Reportagem impressa – p. 110

Reportagem “Uma casa para a literatura de cordel”
Leitura 2 – Reportagem filmada – p. 117

Transcrição da reportagem “Cargueiro de 220 mil toneladas encalha no Canal de Suez”
Se eu quiser aprender mais – p. 121

A articulação das linguagens
Falando sobre a nossa língua – p. 125

Vozes verbais
Voz passiva
Voz reflexiva
Textos em conversa – p. 131

Capas de cinco jornais brasileiros
Preparando o terreno – p. 136

Organizando uma reportagem
Nossa reportagem na prática – p. 138

E se a gente retextualizasse a reportagem? – p. 141

Fora da caixa – p. 142

Como as coisas acontecem fora da escola?
Debate sobre um manifesto


CAPÍTULO 5 – Um olhar atento e crítico

Leitura 1 – Crônica reflexiva – p. 145

“Generosa vingança”, de Marina Colasanti
Leitura 2 – Crônica reflexiva – p. 148

“Robôs”, de Edweine Loureiro
Se eu quiser aprender mais – p. 151

A conversa com o leitor
Falando sobre a nossa língua – p. 153

Regência verbal, preposição e crase
Regência verbal
Preposição e crase
Preparando o terreno – p. 166

Em busca da crônica
Minha crônica reflexiva na prática – p. 168

Textos em conversa – p. 171

Webinário “Pensamento computacional como habilidade do futuro”
E se a gente usasse o pensamento computacional? – p. 174

Conversa com arte – p. 176

“A refeição”, de Alex Gross
“Parixara”, de Carmézia Emiliano
Pesquisa e curadoria de obras de arte
Biblioteca cultural em expansão – p. 182



CAPÍTULO 6 – Opinar, mas com propriedade

E se a gente criasse uma cena teatral? – p. 183

Leitura – Artigo de opinião – p. 186

Artigo de opinião “O poder dos jovens”, de Clara Zsigmond e outros
Textos em conversa – p. 191

Podcast “As escolas brasileiras recebem bem os imigrantes?”
Falando sobre a nossa língua – p. 193

O processo de substituição e os pronomes relativos
Sinônimos, hiperônimos e hipônimos
Pronomes relativos
Se eu quiser aprender mais – p. 201

Recursos que marcam o ponto de vista
Preparando o terreno – p. 204

Dominando o tema
Meu artigo de opinião na prática – p. 206

Fora da caixa – p. 210

Brasileiros no exterior
Produção de enquete e podcast


CAPÍTULO 7 – Confronto respeitoso

Leitura – Debate – p. 214

“Zoológicos são importantes para as espécies ou não deveriam existir?”
E se a gente comparasse informações? – p. 223

Se eu quiser aprender mais – p. 226

Como contra-argumentar?
Textos em conversa – p. 229

Reportagem de divulgação científica “Peixe-leão invade o meio ambiente brasileiro e coloca espécies nativas em risco”
Falando sobre a nossa língua – p. 233

Coordenação e subordinação
Relações de coordenação e de subordinação
Valores expressos pelas conjunções
Preparando o terreno – p. 242

Debate regrado
Nosso debate regrado na prática – p. 244

Fora da caixa – p. 248

Seminário sobre temas do universo digital


CAPÍTULO 8 – Versos que posicionam

E se a gente ouvisse um rap? – p. 250

“Minha Rapunzel tem dread”, de MC Soffia
Leitura 1 – Poema-slam – p. 252

“Poesia para filha Lis”, de Wellington Sabino
Leitura 2 – Poema-slam – p. 255

“Paulistana periférica”, de Midria
Se eu quiser aprender mais – p. 259

A rima
Falando sobre a nossa língua – p. 263

A formação das palavras
Composição
Meu poema-slam na prática – p. 270

Textos em conversa – p. 272

Transcrição do pronunciamento do estudante Pedro Manoel de Souza Silva Neto no Senado Federal em 2016
Conversa com arte – p. 276

Curta-metragem “Missão possível”, dirigido por Simon Valadarez
Produção de curta-metragem
Biblioteca cultural em expansão – p. 274



Minha canção – p. 280

“Brasil, Brasil”, de Silva
Criação de bandeiras autorais com visões de Brasil
Bibliografia comentada – p. 285

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Atividades para o dia a dia

Aproxima o ensino da língua portuguesa da realidade do aluno.

Código da Obra:
0008 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Cristiane Siniscalchi
Cristiane Siniscalchi Autor(a)
Avatar Wilton Ormundo
Wilton Ormundo Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Atividades para o dia a dia

Que rompem o esquema “exposição-questionário-correção”.

Ícone da proposta pedagógica

Incentivo à pesquisa

E exposição de ideias, colocando o estudante no papel de protagonista.

Ícone da proposta pedagógica

Língua Portuguesa acessível

Por meio de obras atrativas que se comunicam na linguagem do jovem.

Conteúdo programático

"Minha canção – p. 12

“Dança”, de Dois é Par
Interpretação por meio da dança e criação de vlog


CAPÍTULO 1 – História tem contexto

Leitura 1 – Romance – p. 15

“A máquina”, de Adriana Falcão
Falando sobre a nossa língua – p. 20

Variação linguística
O português brasileiro
Meu capítulo de romance na prática – p. 29

E se a gente tivesse de decidir se quer ou não ler um romance? – p. 32

Leitura 2 – Romance – p. 34

“O menino do pijama listrado”, de John Boyne
Se eu quiser aprender mais – p. 40

O foco narrativo
Textos em conversa – p. 43

Declaração Universal dos Direitos Humanos
Conversa com arte – p. 45

“As cangaceiras, guerreiras do sertão”, teatro musical de Newton Moreno
Pesquisa sobre profissionais do teatro musical e apresentação oral
Biblioteca cultural em expansão – p. 53



CAPÍTULO 2 – O coletivo em primeiro plano

E se a gente analisasse argumentos? – p. 54

Leitura – Carta aberta – p. 58

“Carta aberta de mães lactantes do município de Salvador – BA”, de Tarsila Leão
Textos em conversa – p. 64

Petição on-line sobre prioridade na vacinação de pessoas com síndrome de Down contra a Covid-19 e abaixo-assinado contra mudança de linha de ônibus
Se eu quiser aprender mais – p. 66

Os argumentos
Falando sobre a nossa língua – p. 70

Adequação e preconceito linguístico
Preparando o terreno – p. 79

Enquete
Nossa carta aberta na prática – p. 81

Fora da caixa – p. 84

Plataformas de participação cidadã


CAPÍTULO 3 – Protagonizar

Leitura 1 – Poema-protesto – p. 86

“A bomba suja”, de Ferreira Gullar
Leitura 2 – Poema-protesto – p. 90

“Tana Kumuera Ymimiua” (nossa língua ancestral), de Márcia Wayna Kambeba
Falando sobre a nossa língua – p. 93

Norma-padrão e uso do português coloquial
Pronomes como complementos verbais
Regência verbal
Colocação pronominal
Se eu quiser aprender mais – p. 104

A métrica
Nosso poema-protesto na prática – p. 106

Textos em conversa – p. 109

Cartaz de campanha, post em rede social e vídeo de campanha
E se a gente produzisse um artigo de opinião? – p. 112

Conversa com arte – p. 114

Grafite do artista Plano B
Grafite do artista Eduardo Kobra
Pesquisa de campo, levantamento documental e entrevistas
Produção de reportagem
Biblioteca cultural em expansão – p. 118



CAPÍTULO 4 – História de vida

Leitura 1 – Biografia – p. 119

“Schulz & Peanuts: a biografia do criador do Snoopy”, de David Michaelis
E se a gente debatesse essa experiência? – p. 124

Leitura 2 – Biografia – p. 125

“Grande Otelo: uma biografia”, de Sérgio Cabral
Se eu quiser aprender mais – p. 128

As indicações de tempo
Falando sobre a nossa língua – p. 130

O predicado nominal e o predicado verbo-nominal
Preparando o terreno – p. 139

Como se organizar para uma entrevista?
Minha biografia na prática – p. 140

Textos em conversa – p. 143

Gif e gif biográfico
Fora da caixa – p. 146

Pesquisa e podcast


CAPÍTULO 5 – Rir também é necessário

E se a gente falasse de segurança? – p. 149

Leitura 1 – Charge – p. 152

Charge do cartunista Arionauro da Silva Santos
Se eu quiser aprender mais – p. 154

A intertextualidade
Falando sobre a nossa língua – p. 159

Pontuação
Minha charge na prática – p. 166

Leitura 2 – Charge – p. 168

Charge do cartunista Duke
Textos em conversa – p. 169

Comentários de leitor
Fora da caixa – p. 171

Entrevista com o cineasta Pedro Arantes
Pesquisa e criação de memes
Regulamento de concurso de humor
Produção de um regulamento


CAPÍTULO 6 – O mundo de dentro

Leitura 1 – Conto psicológico – p. 177

“Medo”, de João Anzanello Carrascoza
Textos em conversa – p. 183

Webinário sobre adolescência e saúde mental
E se a gente transformasse o conto em espetáculo teatral? – p. 186

Leitura 2 – Conto psicológico – p. 188

“Tentação”, de Clarice Lispector
Se eu quiser aprender mais – p. 192

Tempo cronológico e tempo psicológico
Falando sobre a nossa língua – p. 194

Orações que caracterizam
Classificação das orações subordinadas adjetivas
Meu conto psicológico na prática – p. 201

Conversa com arte – p. 205

Escultura: conhecer e produzir
Biblioteca cultural em expansão – p. 210



CAPÍTULO 7 – Um pé no futuro

Leitura – Conto de ficção científica – p. 211

“Uma semana na vida de Fernando Alonso Filho”, de Jorge Luiz Calife
Se eu quiser aprender mais – p. 216

Como podemos introduzir os personagens?
Falando sobre a nossa língua – p. 218

Orações que expressam circunstâncias
Valor semântico das conjunções
Outras maneiras de expressar circunstâncias
Preparando o terreno – p. 227

A definição do cenário
Meu conto de ficção científica na prática – p. 228

Textos em conversa – p. 231

Cobertura de imprensa
E se a gente aprendesse a checar? – p. 235

Conversa com arte – p. 237

Criações arquitetônicas
Produção de podcast
Biblioteca cultural em expansão – p. 241



CAPÍTULO 8 – Tornar simples o complexo

E se a gente analisasse um esquema ilustrado? – p. 242

Leitura 1 – Artigo de divulgação científica – p. 243

“Por que as cidades costumam ser mais quentes do que o campo?”, de Raphael de Souza Rosa Gomes, Paulo Vinicius dos Santos Benedito e Deógenes Pereira da Silva Junior
Leitura 2 – Vídeo de divulgação científica – p. 247

“A Biologia do Groot”, de Átila Iamarino
Se eu quiser aprender mais – p. 253

Explicações acessíveis
Falando sobre a nossa língua – p. 255

Orações desenvolvidas e orações reduzidas
Preparando o terreno – p. 262

Pesquisa e curadoria de informações
Nosso artigo de divulgação científica na prática – p. 269

Textos em conversa – p. 273

Posicionamentos acerca de projeto de lei
Fora da caixa – p. 276

Podcast científico


Minha canção – p. 279

A cada vento”, de Criolo e Emicida
Produção de campanha de combate à evasão escolar
Bibliografia comentada – p. 286 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores