SuperAÇÃO! Português

6º ANO
Imagem principal do livro
Anos Finais

Aprimora a competência leitora

Coleção estruturada, com foco em exercícios e planejamento eficaz.

Código da Obra:
0010 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Márcia Lenise Bertoletti
Márcia Lenise Bertoletti Autor(a)
Avatar Silvana Rossi Júlio
Silvana Rossi Júlio Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Aprimoramento da Competência Leitora

Conteúdos sistematizados para desenvolver a leitura crítica e a interpretação textual.

Ícone da proposta pedagógica

Apoio ao professor

Oferece material organizado, alinhado às novas tendências educacionais.

Ícone da proposta pedagógica

Aprendizagem por meio da prática

Atividades que reforçam o conteúdo em sala, garantindo a fixação por meio da prática.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – CONTOS E MAIS CONTOS – p. 10

EU SEI: O que são contos? – p. 12

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Conto indígena – p. 14

O saber das avós, por Daniel Munduruku – p. 14

Compreensão textual – p. 16

Língua e linguagem: Substantivo – função e flexão – p. 18

Acentuação: Sílabas tônicas e palavras oxítonas – p. 22

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Conto de artimanha – p. 24

Sopa de pedras, por Ruth Guimarães – p. 25

Compreensão textual – p. 28

A voz do autor: Ruth Guimarães – p. 30

Língua e linguagem: Adjetivos – função e flexão – p. 32

Você é o autor!: Escrita de conto – p. 34

Oralidade: Contação de contos – p. 36

Clube do livro – p. 38

EU APRENDI! – p. 40

VAMOS COMPARTILHAR: Livro de contos – p. 42



UNIDADE 2 – FATOS EM FOCO – p. 44

EU SEI: O que são textos jornalísticos? – p. 46

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Qual é o fato? – p. 48

Mais digitalizados, os idosos descobrem os benefícios dos videogames, por Sabrina Brito – p. 48

Compreensão textual – p. 50

Língua e linguagem: Verbo I – p. 54

Ortografia: Uso do s/z, de j/g e de x/ch – p. 56

Estatuto da Pessoa Idosa – p. 58

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Telejornal – p. 60

Compreensão textual – p. 62

Língua e linguagem: Verbo II (modo indicativo) – p. 64

Você é o autor!: Escrita de um texto jornalístico – p. 66

Criar o jogo e as instruções – p. 68

Oralidade: Apresentação de telejornal – p. 72

EU APRENDI! – p. 74

VAMOS COMPARTILHAR: Podcast noticioso – p. 76



UNIDADE 3 – QUAL É A OPINIÃO? – p. 78

EU SEI: Como posso dar opinião? – p. 80

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Carta do leitor – p. 82

“Fala aqui!”, Ciência Hoje das Crianças – p. 82

Compreensão textual – p. 84

Língua e linguagem: Concordância nominal (artigo e numeral) – p. 86

Acentuação: Palavras paroxítonas e proparoxítonas – p. 88

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Resenha crítica de um filme – p. 90

Red: Crescer é uma fera, por Aline Pereira – p. 90

Compreensão textual – p. 94

Língua e linguagem: Concordância nominal – pronomes – p. 96

Oralidade: Vlogue com resenha crítica – p. 98

Você é o autor!: Planejar um vlogue – p. 100

Clube do livro – p. 102

EU APRENDI! – p. 104

VAMOS COMPARTILHAR: Hora de gravar o vlogue! – p. 106



UNIDADE 4 – AVENTURA E INFORMAÇÃO – p. 108

EU SEI: É possível se aventurar e, ao mesmo tempo, adquirir informações? – p. 110

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Narrativa de aventura – p. 112

Um mar de redes, por Flávia Lins e Silva – p. 113

Compreensão textual – p. 116

Língua e linguagem: Coesão referencial – p. 118

Pontuação: Interrogação, exclamação e ponto-final – p. 122

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Verbete de enciclopédia – p. 124

Açaí, por Inês Cordeiro – p. 124

“A luta pela preservação da natureza do Brasil”, Enciclopédia do Estudante – p. 125

Compreensão textual – p. 126

Língua e linguagem: Advérbio e locução adverbial – p. 128

Oralidade: Modalizadores – p. 130

Infográfico da produção do açaí – p. 132

Variação linguística – p. 134

Você é o autor!: Escrita de uma narrativa de aventura – p. 136

EU APRENDI! – p. 138

VAMOS COMPARTILHAR: Aventuras recontadas – p. 140



UNIDADE 5 – SAÚDE EM CARTAZ! – p. 142

EU SEI: Meus direitos à saúde e ao bem-estar podem ser foco de campanhas de conscientização? – p. 144

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Cartazes de campanha – p. 146

Afaste os bichos. Lave as mãos – p. 146

Compreensão textual – p. 148

Língua e linguagem: Modos subjuntivo e imperativo – p. 150

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Constituição da República Federativa do Brasil – p. 156

Compreensão textual – p. 160

Língua e linguagem: Linguagem formal e informal – p. 162

Oralidade: Debate – p. 164

Você é o autor!: Reclamações ou solicitações – p. 166

Clube do livro – p. 168

EU APRENDI! – p. 170

VAMOS COMPARTILHAR: Questionário e campanha de conscientização – p. 172



UNIDADE 6 – HISTÓRIAS DE VIDA… – p. 174

EU SEI: Como podem ser contadas as histórias de vida? – p. 176

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Relato pessoal – p. 178

Caderno do Lucas, por Marie Ange Bordas – p. 178

Compreensão textual – p. 182

Língua e linguagem: Frase e oração – p. 184

Acentuação: Ditongo, tritongo e hiato – p. 186

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Autobiografia e biografia – p. 188

Livre como um pássaro, por Malala Yousafzai e Patricia McCormick – p. 188

Compreensão textual – p. 190

Língua e linguagem: Período simples e período composto – p. 192

Oralidade: Entrevista – p. 194

Biografia – p. 196

Você é o autor!: Biografia ou autobiografia? – p. 200

EU APRENDI! – p. 202

VAMOS COMPARTILHAR: Fanzine – p. 204



UNIDADE 7 – DA AVENTURA AO DRAMA! – p. 206

EU SEI: Como os elementos da história são explorados em cada gênero? – p. 208

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Narrativa de aventura – p. 210

Voando com Peter, por J. M. Barrie – p. 210

Compreensão textual – p. 212

Língua e linguagem: Sujeito e predicado (sintagma nominal e sintagma verbal) – p. 214

Variação linguística: Variação geográfica – p. 216

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Texto dramático – p. 218

Peter Pan, adaptação de Pamela Pinheiro – p. 218

Compreensão textual – p. 224

Língua e linguagem: Período composto por coordenação – p. 226

A voz do autor: Biografia – p. 228

Pontuação: Uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas – p. 230

Você é o autor!: Produção do texto dramático – p. 232

Oralidade: Encenação de texto dramático – p. 234

Clube do livro – p. 236

EU APRENDI! – p. 238

VAMOS COMPARTILHAR: Apresentação dramática – p. 240



UNIDADE 8 – O OFÍCIO DO POEMA À HQ! – p. 242

EU SEI: O que são poemas e HQ? – p. 244

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Poema – p. 246

O trabalho e o lavrador, por Sérgio Capparelli – p. 247

Compreensão textual – p. 248

Língua e linguagem: Figuras de linguagem – p. 250

Ortografia: Palavras derivadas, prefixos e sufixos – p. 254

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | História em quadrinhos – p. 256

Turma da Mônica, por Mauricio de Sousa – p. 256

Compreensão textual – p. 258

Língua e linguagem: Polissemia, homonímia, sinonímia e antonímia – p. 260

Você é o autor!: Poema visual – p. 262

Oralidade: Sarau poético – p. 264

Clube do livro – p. 266

EU APRENDI! – p. 268

VAMOS COMPARTILHAR: Feira do livro – p. 270



Referências bibliográficas – p. 272 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Aprimora a competência leitora

Coleção estruturada, com foco em exercícios e planejamento eficaz.

Código da Obra:
0010 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Márcia Lenise Bertoletti
Márcia Lenise Bertoletti Autor(a)
Avatar Silvana Rossi Júlio
Silvana Rossi Júlio Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Aprimoramento da Competência Leitora

Conteúdos sistematizados para desenvolver a leitura crítica e a interpretação textual.

Ícone da proposta pedagógica

Apoio ao professor

Oferece material organizado, alinhado às novas tendências educacionais.

Ícone da proposta pedagógica

Aprendizagem por meio da prática

Atividades que reforçam o conteúdo em sala, garantindo a fixação por meio da prática.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – POEMAS – p. 10

EU SEI: Como os poemas expressam a cultura? – p. 12

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Poema e cultura – p. 14

União dos povos, por Márcia Wayna Kambeba – p. 14

Mergulho fundo, por Márcia Wayna Kambeba – p. 15

Compreensão textual – p. 16

Língua e linguagem: Rimas – p. 18

Língua e linguagem: Figuras de linguagem: metonímia, antítese e hipérbole – p. 20

A voz do autor – p. 22

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Poema visual – p. 26

A preguiça, por Ronald Polito e Guto Lacaz – p. 26

Um gato, por Ronald Polito e Guto Lacaz – p. 27

Compreensão textual – p. 28

Língua e linguagem: Figuras de linguagem: assonância e aliteração – p. 30

Você é o autor!: Criação de um poema visual – p. 32

Oralidade: Sarau de poemas – p. 34

Clube do livro – p. 36

EU APRENDI! – p. 38

VAMOS COMPARTILHAR: Videopoema – p. 40



UNIDADE 2 – TEXTOS JORNALÍSTICOS: RESPEITO E INCLUSÃO – p. 42

EU SEI: Como os textos jornalísticos podem colaborar para o respeito e a inclusão? – p. 44

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Reportagem: inclusão – p. 46

Jovens com deficiência intelectual buscam autonomia morando sozinhos em projeto inovador no Brasil – p. 46

Compreensão textual – p. 48

Língua e linguagem: Tipos de sujeito – p. 50

Ortografia: Há, a e à – p. 54

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Reportagem: doenças – p. 56

Michael J Fox conta como Parkinson atrapalha sua vida profissional – p. 57

Compreensão textual – p. 58

Língua e linguagem: Estudo do predicado: predicado nominal – p. 60

Você é o autor!: Notícia – p. 62

Oralidade: Notícia de rádio – p. 64

Reportagem paga – p. 66

EU APRENDI! – p. 70

VAMOS COMPARTILHAR: O respeito à inclusão – p. 72



UNIDADE 3 – ENTREVISTA: QUEM É O JOVEM DE HOJE? – p. 74

EU SEI: Como as entrevistas podem nos ajudar a conhecer o jovem de hoje? – p. 76

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Entrevista com especialista – p. 78

Quem são e o que querem os jovens de hoje? Entrevista com o pesquisador José Machado Pais – p. 78

Compreensão textual – p. 82

Língua e linguagem: Adjunto adnominal – p. 84

Ortografia: Formação de palavras: prefixos que expressam negação – p. 86

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Análises com IA – p. 88

A era da inteligência artificial – p. 88

Compreensão textual – p. 92

Língua e linguagem: Adjunto adverbial: advérbios e expressões adverbiais – p. 94

Oralidade: Entrevista – p. 96

Você é o autor!: Relatório de entrevista – p. 98

Clube do livro – p. 100

EU APRENDI! – p. 102

VAMOS COMPARTILHAR: Mostra da pesquisa – p. 104



UNIDADE 4 – CAMPANHA E CHARGES – p. 106

EU SEI: Como usar recursos persuasivos em campanhas? – p. 108

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Campanha de conscientização – p. 110

Um mundo #FomeZero para 2030 começa agora – p. 110

Compreensão textual – p. 112

Língua e linguagem: Predicado verbal e predicação verbal (verbos transitivos e intransitivos) – p. 114

Acentuação: Acento diferencial – p. 118

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Charges – p. 120

Compreensão textual – p. 122

Língua e linguagem: Objeto direto e objeto indireto – p. 124

Desperdício de alimentos – p. 126

Você é o autor!: Criação de uma charge – p. 128

Oralidade: Pesquisa e apresentação oral – p. 130

Variação linguística: Variação geográfica – p. 132

EU APRENDI! – p. 134

VAMOS COMPARTILHAR: Banner – p. 136



UNIDADE 5 – CIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS! – p. 138

EU SEI: Por que é importante divulgar informações científicas? – p. 140

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Texto de divulgação científica – p. 142

Abelhas em apuros! – p. 143

Compreensão textual – p. 148

Língua e linguagem: Modos e tempos verbais I: modo indicativo – p. 150

Ortografia: Formação de palavras: derivação e composição – p. 152

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Infográfico e ficha técnica – p. 154

Compreensão textual – p. 156

Língua e linguagem: Modos e tempos verbais: imperativo e subjuntivo – p. 158

Você é o autor!: Escrita de texto de divulgação científica – p. 160

Oralidade: Seminário – p. 162

Clube do livro – p. 164

EU APRENDI! – p. 166

VAMOS COMPARTILHAR: Revista científica – p. 168



UNIDADE 6 – INTERVENÇÃO ARTÍSTICA – p. 170

EU SEI: Como as intervenções artísticas se expressam no espaço urbano? – p. 172

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Grafite – p. 174

Beco do Batman – p. 176

Compreensão textual – p. 180

Língua e linguagem: Concordância nominal – p. 182

Pontuação: Uso dos dois-pontos e do ponto e vírgula – p. 184

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Rap – p. 186

Rap, por Ana Lúcia Santana – p. 186

Compreensão textual – p. 188

Língua e linguagem: Concordância verbal – p. 190

Aqui o funk tem vez e tem voz! – p. 192

Oralidade: Rap é música – p. 194

Você é o autor!: Criação de um rap – p. 196

EU APRENDI! – p. 198

VAMOS COMPARTILHAR: Batalha de rap – p. 200



UNIDADE 7 – CONTOS AFRICANOS – p. 202

EU SEI: Como os contos expressam a cultura? – p. 204

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Conto angolano – p. 206

A raposa e a toupeira, por Susana Ventura – p. 206

Compreensão textual – p. 209

Língua e linguagem: Período composto por coordenação: conjunções coordenativas – p. 212

Pontuação: Travessão, reticências e aspas – p. 214

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Conto moçambicano – p. 216

A infinita fiadeira, por Mia Couto – p. 216

Compreensão textual – p. 219

A voz do autor – p. 222

Língua e linguagem: Período composto por coordenação: orações aditivas – p. 226

Oralidade: Leitura expressiva – p. 228

Você é o autor!: Escrita de conto – p. 230

Quem fala português? – p. 232

Variação linguística: Variação social: gírias – p. 234

Clube do livro – p. 236

EU APRENDI! – p. 238

VAMOS COMPARTILHAR: Storytelling – p. 240



UNIDADE 8 – LENDA E CORDEL – p. 242

EU SEI: Como os povos contam as histórias? – p. 244

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 1 | Lenda indígena – p. 246

A lenda dos diamantes, por Tânia Dias Queiroz e Leila Maria Grillo – p. 246

Compreensão textual – p. 248

Língua e linguagem: Período composto por coordenação adversativa – p. 250

Ortografia: Grafia de palavras homônimas: trás e traz – p. 252

Pesquisa de lendas – p. 254

EU VOU APRENDER

CAPÍTULO 2 | Cordel – p. 256

Um cordel sobre o cordel, por César Obeid – p. 256

Compreensão textual – p. 258

Língua e linguagem: Coesão referencial: sintetização – p. 260

Oralidade: Peleja – p. 264

Você é o autor!: Escrita de lenda – p. 268

Clube do livro – p. 270

EU APRENDI! – p. 272

VAMOS COMPARTILHAR: Apresentação de final de ano – p. 274



Referências bibliográficas – p. 276 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Aprimora a competência leitora

Coleção estruturada, com foco em exercícios e planejamento eficaz.

Código da Obra:
0010 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Márcia Lenise Bertoletti
Márcia Lenise Bertoletti Autor(a)
Avatar Silvana Rossi Júlio
Silvana Rossi Júlio Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Aprimoramento da Competência Leitora

Conteúdos sistematizados para desenvolver a leitura crítica e a interpretação textual.

Ícone da proposta pedagógica

Apoio ao professor

Oferece material organizado, alinhado às novas tendências educacionais.

Ícone da proposta pedagógica

Aprendizagem por meio da prática

Atividades que reforçam o conteúdo em sala, garantindo a fixação por meio da prática.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – FÁBULAS – p. 10

EU SEI: As fábulas me ensinam? – p. 12

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Fábulas ainda atuais – p. 14

Fábulas de Esopo, adaptação de Guilherme Figueiredo – p. 14

Compreensão textual – p. 16

Língua e linguagem: Termos da oração: sujeito e predicado verbal – p. 18

Ortografia: Formação de palavras: composição por aglutinação e justaposição – uso do hífen – p. 22

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Fábulas e contrafábulas – p. 24

A raposa e as uvas, por Millôr Fernandes – p. 24

Compreensão textual – p. 25

A voz do autor: Millôr Fernandes – p. 28

História em quadrinhos – p. 30

Língua e linguagem: Termos da oração: sujeito e predicado nominal (predicativo do sujeito) – p. 32

Você é o autor!: Fábula contemporânea – p. 34

Oralidade: Fábulas em podcast – p. 36

Você, booktuber – p. 38

EU APRENDI! – p. 40

VAMOS COMPARTILHAR: Fábulas em HQ – p. 42



UNIDADE 2 – TEXTOS JORNALÍSTICOS: CARTA DO EDITOR E REPORTAGEM – p. 44

EU SEI: Você lê mais jornais ou revistas? – p. 46

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Carta do editor – p. 48

Data especial, por Dione Kuhn – p. 48

Compreensão textual – p. 50

Língua e linguagem: Termos da oração: sujeito e modificadores (adjuntos adnominais) – p. 54

Ortografia: Mais e mas – p. 56

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Reportagem – p. 58

Terra registra recordes de calor nos polos; entenda o que há de inédito e o que isso revela sobre a crise climática, por Carolina Dantas – p. 58

Compreensão textual – p. 62

Língua e linguagem: Termos da oração: verbos e modificadores (adjuntos adverbiais) – p. 66

Você é o autor!: Reportagem – p. 70

Oralidade: Reportagem em vídeo – p. 72

EU APRENDI! – p. 74

VAMOS COMPARTILHAR: Meio ambiente em discussão – p. 76



UNIDADE 3 – O DIREITO DOS ANIMAIS – p. 78

EU SEI: Qual é a minha opinião sobre os direitos dos animais? – p. 80

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Animais também têm direitos! – p. 82

Senado aprova aumento de pena para agressores de cães e gatos, por Marcelo Brandão – p. 82

Compreensão textual – p. 87

A Constituição Federal e os Direitos dos Animais – p. 88

Compreensão textual – p. 89

Língua e linguagem: Complemento nominal – p. 90

Ortografia: Uso dos porquês – p. 92

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Pesquisa de opinião: educação inclusiva – p. 94

O que a população brasileira pensa sobre educação inclusiva, por Instituto Alana – p. 96

Compreensão textual – p. 98

Língua e linguagem: Verbos transitivos e complementos verbais – p. 100

Você é o autor!: Pesquisa de opinião – p. 104

Oralidade: A pesquisa em exposição – p. 106

Você, booktuber – p. 108

EU APRENDI! – p. 110

VAMOS COMPARTILHAR: Petição on-line – p. 112



UNIDADE 4 – POETANDO – p. 114

EU SEI: A poesia faz parte da minha vida? – p. 116

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Poemas eternos – p. 118

Inspiração, de Mário de Andrade – p. 119

Compreensão textual – p. 120

Língua e linguagem: Predicado verbo-nominal e predicativo do objeto – p. 124

Ortografia: Ortoépia e prosódia – p. 126

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | A poesia a céu aberto – p. 128

Compreensão textual – p. 130

Língua e linguagem: Registro formal e informal – p. 134

Semana de Arte Moderna de 1922 – p. 136

Você é o autor!: Parodiando a paródia – p. 138

Variação linguística: Variação social – p. 140

Oralidade: Sarau poético – p. 142

EU APRENDI! – p. 144

VAMOS COMPARTILHAR: A arte é para todos: garantia do direito à cultura – p. 146



UNIDADE 5 – A CIÊNCIA E NÓS – p. 148

EU SEI: A Ciência está no meu cotidiano? – p. 150

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Ciência em ação – p. 152

Abaixe essa música, meu filho!, por Téo Scalioni – p. 152

Compreensão textual – p. 154

Língua e linguagem: Preposições e regência nominal – p. 158

Ortografia: Paroxítonas e proparoxítonas – p. 162

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Ciência além da terra – p. 164

Foto inédita de buraco negro no centro da Via Láctea é divulgada por cientistas, por Roberto Peixoto – p. 164

Compreensão textual – p. 168

Língua e linguagem: Regência verbal – p. 170

Jogo digital – p. 174

A Ciência a serviço da arte – p. 176

Você é o autor!: Reportagem científica – p. 178

Oralidade: Vlogue científico – p. 180

Você, booktuber – p. 182

EU APRENDI! – p. 184

VAMOS COMPARTILHAR: A Ciência nas descobertas históricas – p. 186



UNIDADE 6 – OPINIÕES E OPINIÕES – p. 188

EU SEI: Como eu me posiciono? – p. 190

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Por uma sociedade mais igual – p. 192

Uma não retomada, por Ely José Mattos – p. 193

Compreensão textual – p. 195

Língua e linguagem: Vozes verbais – p. 200

Modalização epistêmica – p. 204

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | A cidade sob outro olhar – p. 206

Cidade pela vida, entrevista com Raquel Rolnik – p. 207

Compreensão textual – p. 209

Mão na massa! Eu, entrevistador! – p. 211

Língua e linguagem: Período composto – p. 212

Você é o autor!: Artigo de opinião – p. 218

Oralidade: Debate – p. 220

EU APRENDI! – p. 222

VAMOS COMPARTILHAR: Desinformação – p. 224



UNIDADE 7 – PARTICIPE DESTA CAMPANHA! – p. 226

EU SEI: Sou influenciado por propagandas? – p. 228

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Abrace essa ideia! – p. 230

Campanha Nacional 2022 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – p. 230

Compreensão textual – p. 232

Campanha Doe Sangue Regularmente – p. 234

Compreensão textual – p. 235

Língua e linguagem: Aposto e vocativo – p. 236

Ortografia: Vírgulas em apostos e vocativos – p. 238

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Sua voz vale muito! – p. 240

Campanha #Consumidor: fique atento – p. 240

Compreensão textual – p. 241

Peças audiovisuais – p. 242

Compreensão textual – p. 244

Língua e linguagem: Figuras de linguagem: sinestesia e perífrase – p. 246

Variação linguística: Variação situacional – p. 250

Você é o autor!: Propaganda – p. 252

Oralidade: Spot – p. 254

Você, booktuber – p. 256

EU APRENDI! – p. 258

VAMOS COMPARTILHAR: Avaliação do consumidor – p. 260



UNIDADE 8 – ISSO É FICÇÃO CIENTÍFICA! SERÁ? – p. 262

EU SEI: Você embarcaria nessa história? – p. 264

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Parece até verdade! – p. 266

Círculo vicioso, de Isaac Asimov – p. 268

Compreensão textual – p. 272

Língua e linguagem: Linguagem verbal e não verbal – p. 274

Ortografia: Uso da vírgula entre termos da oração – p. 278

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Aventuras pelo mundo – p. 280

A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne – p. 281

Compreensão textual – p. 284

A voz do autor: Júlio Verne – p. 286

Língua e linguagem: Orações subordinadas: conjunção e pronome relativo que – p. 288

Língua e linguagem: Coesão referencial e sequencial – p. 290

Você é o autor!: Conto de ficção científica – p. 292

Oralidade: Narração do conto de ficção científica – p. 294

Você, booktuber – p. 296

EU APRENDI! – p. 298

VAMOS COMPARTILHAR: Escrita colaborativa – p. 300



Referências bibliográficas – p. 302 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Aprimora a competência leitora

Coleção estruturada, com foco em exercícios e planejamento eficaz.

Código da Obra:
0010 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Márcia Lenise Bertoletti
Márcia Lenise Bertoletti Autor(a)
Avatar Silvana Rossi Júlio
Silvana Rossi Júlio Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Aprimoramento da Competência Leitora

Conteúdos sistematizados para desenvolver a leitura crítica e a interpretação textual.

Ícone da proposta pedagógica

Apoio ao professor

Oferece material organizado, alinhado às novas tendências educacionais.

Ícone da proposta pedagógica

Aprendizagem por meio da prática

Atividades que reforçam o conteúdo em sala, garantindo a fixação por meio da prática.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – BRASIL EM VERSOS – p. 10

EU SEI: Você gosta de poetar? – p. 12

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Poetando brasilidades – p. 14

Conheça o poema amazonense premiado em concurso nacional de poesia, por Portal Amazônia – p. 14

Compreensão textual – p. 16

Outros poemas – p. 17

Compreensão textual – p. 18

Língua e linguagem: Figuras de linguagem: eufemismo e ironia – p. 20

Os povos originários em versos – p. 22

Ortografia: A cerca de, há cerca de, acerca de, cerca de – p. 24

A voz do autor: Cora Coralina – p. 26

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Heroínas brasileiras – p. 28

Mª Firmina dos Reis, por Jarid Arraes – p. 29

Compreensão textual – p. 31

Língua e linguagem: Regência verbal e regência nominal: norma-padrão e usos coloquiais – p. 32

Você é o autor!: Cordel – p. 36

Oralidade: Slam – p. 38

Você, booktuber – p. 40

EU APRENDI! – p. 42

VAMOS COMPARTILHAR: Slam: espaço livre de expressão? – p. 44



UNIDADE 2 – INFORMAÇÃO OU PUBLICIDADE – p. 46

EU SEI: Como você se informa? – p. 48

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | O espaço da notícia – p. 50

Compreensão textual – p. 53

Outras propagandas – p. 54

Compreensão textual – p. 55

Mais propagandas – p. 56

Compreensão textual – p. 57

Língua e linguagem: Função e estrutura sintática – p. 58

Ortografia: Crase – p. 62

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Notícias – p. 64

Compreensão textual – p. 66

Língua e linguagem: Predicação nominal e relações semânticas dos verbos de ligação – p. 70

Você é o autor!: Campanha na escola – p. 74

Oralidade: Apresentação das peças publicitárias – p. 76

EU APRENDI! – p. 78

VAMOS COMPARTILHAR: Entrevista: Somos educados para o consumo – p. 80



UNIDADE 3 – INFORMAÇÃO AO ALCANCE – p. 82

EU SEI: Você confia nas redes sociais? – p. 84

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Reportagem em rede – p. 86

Combos de assinatura e comerciais: o streaming está virando a antiga TV a cabo?, por Leonardo Sanchez – p. 87

Compreensão textual – p. 90

Língua e linguagem: Colocação pronominal – p. 94

Ortografia: Crase II – p. 98

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Não caia nessa, é fake! – p. 100

Isso é fake news, de Andressa Motter e Leandra Cruber – p. 100

Compreensão textual – p. 103

Como identificar notícias falsas – p. 104

Compreensão textual – p. 105

Língua e linguagem: Colocação pronominal: norma-padrão x uso coloquial – p. 106

Você é o autor!: Reportagem – p. 108

Oralidade: Telejornal – reportagem – p. 110

Você, booktuber – p. 112

EU APRENDI! – p. 114

VAMOS COMPARTILHAR: Fato ou boato: você sabe identificar? – p. 116



UNIDADE 4 – DO MITO AO TEATRO – p. 118

EU SEI: Você gosta mais de teatro ou cinema? – p. 120

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Veio da Grécia – p. 122

Rei Midas e o Toque de Ouro, de Eric Kimmel – p. 123

Compreensão textual – p. 126

Língua e linguagem: Conjunções coordenativas: sintetização – p. 128

Ortografia: Crase III – p. 130

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | No mundo de Molière – p. 132

O doente imaginário, de Molière – p. 133

Compreensão textual – p. 136

A voz do autor: Molière – p. 140

Língua e linguagem: Conjunções subordinativas: sintetização – p. 142

Você é o autor!: Do mito ao teatro – p. 144

Oralidade: Abrem-se as cortinas! – p. 146

Variação linguística: Variação histórica – p. 148

EU APRENDI! – p. 150

VAMOS COMPARTILHAR: Análise de mídias sociais: podcast – p. 152



UNIDADE 5 – SUAS OPINIÕES – p. 154

EU SEI: Sei defender minha opinião? – p. 156

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | De olho nos rótulos – p. 158

O novo modelo de rotulagem nutricional de alimentos industrializados é adequado?, por João Dornellas – p. 158

Compreensão textual – p. 160

Outra opinião – p. 162

Compreensão textual – p. 164

Língua e linguagem: Orações subordinadas substantivas – p. 166

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Monitoramento nas redes sociais – p. 172

Compreensão textual – p. 174

Língua e linguagem: Pronome relativo – p. 176

Você é o autor!: Artigo de opinião – p. 180

Oralidade: Debate regrado! – p. 182

Você, booktuber – p. 184

EU APRENDI! – p. 186

VAMOS COMPARTILHAR: Mural: reciclagem em ação – p. 188



UNIDADE 6 – CONTOS E ROMANCES – p. 190

EU SEI: Você gosta de ler contos e romances? – p. 192

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Contos brasileiros contemporâneos – p. 194

Últimas, de João Anzanello Carrascoza – p. 194

Compreensão textual – p. 198

Língua e linguagem: Período composto: orações subordinadas adjetivas – p. 200

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Romance ainda atual – p. 204

Compreensão textual – p. 208

A voz do autor: Lima Barreto – p. 210

Capa, contracapa e sinopse – p. 212

Língua e linguagem: Período composto: orações subordinadas adverbiais – p. 214

Você é o autor!: Conto – p. 218

Oralidade: Audiobook – p. 220

Direito à educação e à cultura – p. 222

EU APRENDI! – p. 224

VAMOS COMPARTILHAR: Sinopse para quarta capa – p. 226



UNIDADE 7 – AÇÕES QUE GERAM AÇÕES – p. 228

EU SEI: Minhas ideias podem ter impacto na sociedade? – p. 230

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Além das telonas – p. 232

A ciência do Homem-Aranha, por Lucas Miranda – p. 232

Compreensão textual – p. 236

Língua e linguagem: Coesão sequencial: sintetização – p. 240

Ortografia: Vírgula: período composto por subordinação – p. 244

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Ideias que viram leis – p. 246

Compreensão textual – p. 249

Ferramentas de atuação: carta aberta – p. 250

Língua e linguagem: Modalização epistêmica – p. 252

Variação linguística 2: Análise documental – p. 254

Você é o autor!: Contribuições coletivas – p. 256

Oralidade: Documentário em vídeo – p. 258

Você, booktuber – p. 260

EU APRENDI! – p. 262

VAMOS COMPARTILHAR: Carta aberta – p. 264



UNIDADE 8 – CRÔNICA E COTIDIANO – p. 266

EU SEI: Você já parou para pensar no cotidiano? – p. 268

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | A vida cotidiana – p. 270

Gerações, de Luis Fernando Verissimo – p. 271

Compreensão textual – p. 273

Língua e linguagem: Formas nominais do verbo e orações subordinadas reduzidas I – p. 276

A voz do autor: Luis Fernando Veríssimo – p. 280

Ortografia: Neologismo e estrangeirismo – p. 282

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Outras crônicas – p. 284

Compreensão textual – p. 288

Cem cruzeiros a mais, Fernando Sabino – p. 286

Compreensão textual – p. 288

Língua e linguagem: Orações subordinadas reduzidas II – p. 290

Você é o autor!: Crônica – p. 292

Oralidade: Roda de crônicas – p. 294

Você, booktuber – p. 296

EU APRENDI! – p. 298

VAMOS COMPARTILHAR: Crônica visual: um novo olhar – p. 300



Referências bibliográficas – p. 302 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores