Moderna Araribá Conecta – Português

6º ANO
Imagem principal do livro
Anos Finais

Escrita criativa e fluida

Produção textual para os alunos do Ensino Fundamental 2.

Código da Obra:
0007 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Andressa Munique Paiva
Andressa Munique Paiva Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Trabalho orientado

Para o desenvolvimento de competências socioemocionais, auxiliando na formação cidadã.

Ícone da proposta pedagógica

Foco em temas contemporâneos

Assuntos vivenciados pelo aluno e relacionados à sua realidade.

Ícone da proposta pedagógica

Incentivo à leitura e à produção escrita

De modo fluido, abordando conhecimentos linguísticos e gramaticais que se conectam.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – A sua voz pode ser ouvida! – p. 10

Leitura 1 – p. 11

Carta de reclamação (estudante de escola pública capixaba) – p. 11

Estudo do texto – p. 12

O gênero em foco – p. 13

Carta de reclamação – p. 13

A argumentação na carta de reclamação – p. 13

Por onde as cartas de reclamação circulam? – p. 15

Exercendo a cidadania – p. 15

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 17

Linguagem verbal e não verbal – p. 17

Linguagem e interação – p. 19

Leitura 2 – p. 24

Recado ao senhor 903 (Rubem Braga) – p. 24

Estudo do texto – p. 26

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 28

Modos diferentes de a língua funcionar – p. 28

Fala e escrita – p. 29

Questões da língua – p. 31

Acentuação (1) – p. 31

Palavras paroxítonas e monossílabos tônicos – p. 31

Oralidade – p. 36

Jogral – p. 36

Produção de texto – p. 38

Carta de reclamação – p. 38



UNIDADE 2 – Eu conto e reconto – p. 42

Leitura 1 – p. 41

Pedro Malasartes e a sopa de pedra (Ana Maria Machado) – p. 41

Estudo do texto – p. 44

O gênero em foco – p. 47

Conto popular – p. 47

Narrativas universais – p. 47

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 49

Ouvir e falar; ler e escrever: interagir – p. 49

Leitura 2 – p. 55

O coelho medonho (Marco Haurélio) – p. 55

Estudo do texto – p. 57

Oralidade – p. 59

A palavra em cena – p. 59

O público também faz o conto – p. 59

Da fala para a escrita – p. 60

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 61

Escrita: tecnologia a serviço da interação e do registro – p. 61

Práticas sociais de leitura e escrita – p. 62

Questões da língua – p. 68

Acentuação (2) – p. 68

Palavras oxítonas e palavras proparoxítonas – p. 69

Produção de texto – p. 72

Roda de contação – p. 72

Projeto – p. 75

Somos diversidade – p. 75

Primeira etapa – Tudo junto e misturado – p. 76



UNIDADE 3 – Para ler a informação – p. 78

Leitura 1 – p. 79

Ilha Henderson tem a maior quantidade de lixo do mundo (Jornal Joca) – p. 80

Estudo do texto – p. 81

O gênero em foco – p. 83

Notícia – p. 83

Notícia na web – p. 85

Oralidade – p. 87

Os telejornais – p. 87

Impossibilidade de imparcialidade total da notícia – p. 87

Textos jornalísticos informativos e opinativos – p. 90

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 92

Multimodalidade – p. 92

Leitura 2 – p. 96

Número de focos de incêndio no Cerrado é o maior desde 2012 (Jornal Joca) – p. 96

Estudo do texto – p. 98

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 99

Classificações – p. 99

Classes de palavras – p. 100

Frase, oração e período – p. 102

Questões da língua – p. 104

Pontuação (1) – p. 104

Ponto – p. 104

Produção de texto – p. 107

Notícia – p. 107



UNIDADE 4 – O que eu vivi – p. 109

Leitura 1 – p. 110

Minha vida de menina (Helena Morley) – p. 110

Estudo do texto – p. 112

O gênero em foco – p. 116

Diário – p. 116

As diferenças entre diário íntimo e diário ficcional – p. 117

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 119

Verbo e suas flexões (1) – p. 119

Pessoa e número,120

Tempo – p. 121

Leitura 2 – p. 124

Transplante de menina (Tatiana Belinky) – p. 124

Estudo do texto – p. 126

O gênero em foco – p. 128

Relato de experiência vivida – p. 128

Diário e relato de experiência vivida,128

Oralidade – p. 129

Memória compartilhada – p. 129

A atitude do público é importante! – p. 130

Da fala para a escrita – p. 130

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 131

Verbo e suas flexões (2) – p. 131

Modos verbais – p. 132

Modo indicativo – p. 133

Questões da língua – p. 139

Discurso direto e discurso indireto – p. 139

Produção de texto – p. 141

Relato de experiência vivida – p. 141

Projeto – p. 143

Somos diversidade – p. 143

Segunda etapa – Gente daqui e dali – p. 143



UNIDADE 5 – O que acontece no palco – p. 145

Leitura 1 – p. 146

2por4 (Grupo Esparrama e Ester Freire) – p. 146

Estudo do texto – p. 150

O gênero em foco – p. 152

Roteiro de peça teatral – p. 152

A organização do roteiro – p. 153

Ação! – p. 154

Autoria – p. 155

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 156

Nomes (1) – p. 156

Substantivo, adjetivo e artigo – p. 159

Leitura 2 – p. 166

Sherazade (Gabriela Rabelo e José Rubens Siqueira) – p. 166

Estudo do texto – p. 169

Oralidade – p. 171

Dar vida ao texto dramático – p. 171

Escuta e observação atentas – p. 172

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 173

Nomes (2) – p. 173

Substantivo e pronome – p. 174

Questões da língua – p. 181

Pontuação (2) – p. 181

Travessão e dois-pontos – p. 182

Produção de texto – p. 184

Roteiro de cena de peça teatral – p. 184



UNIDADE 6 – É de tecer o conviver – p. 186

Leitura 1 – p. 187

“Cantando na chuva” (Organização das Nações Unidas) – p. 188

Estudo do texto – p. 189

O gênero em foco – p. 192

Anúncio de propaganda – p. 192

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 194

Nomes (3) – p. 194

Numeral – p. 194

Os dois grandes blocos da oração: sujeito e predicado – p. 197

Período – p. 199

Período simples e período composto – p. 200

Leitura 2 – p. 202

“Dia Mundial de Zero Discriminação” (Programa Conjunto das Nações Unidas) – p. 202

Você tem preconceito? (Rosely Sayão) – p. 203

Estudo do texto – p. 204

Oralidade – p. 205

Debate oral – p. 205

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 207

Concordância – p. 207

Concordância verbal – p. 208

Concordância nominal – p. 209

Questões da língua – p. 211

Ortografia (1) – p. 211

Uso de x e ch – p. 211

Uso de s, ss, ç e c – p. 212

Produção de texto – p. 215

Anúncio de propaganda – p. 215

Projeto – p. 217

Somos diversidade – p. 217

Terceira etapa – Contos populares no palco – p. 217



UNIDADE 7 – A poesia do cotidiano – p. 219

Leitura 1 – p. 220

“Canção do dia de sempre” (Mario Quintana) – p. 220

Estudo do texto – p. 221

O gênero em foco – p. 223

Poema – p. 223

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 225

Formação de palavras (1) – p. 225

Morfemas – p. 226

Leitura 2 – p. 229

Poema sem título 1 (Paulo Leminski) – p. 229

Poema sem título 2 (Paulo Leminski) – p. 230

“Xadrez” (Sérgio Capparelli e Ana Cláudia Gruszynski) – p. 230

Estudo do texto – p. 231

O gênero em foco – p. 234

Poema visual – p. 234

Texto em diálogo com o leitor e outros textos – p. 234

Oralidade – p. 236

Escuta e leitura de poemas – p. 236

Convite à escuta – p. 236

Leitura expressiva – p. 237

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 239

Formação de palavras (2) – p. 239

Composição – p. 239

Questões da língua – p. 242

Famílias de palavras – p. 242

Produção de texto – p. 244

Poema – p. 244



UNIDADE 8 – De verbete em verbete – p. 247

Leitura 1 – p. 248

Plebiscito (Artur Azevedo) – p. 248

Estudo do texto – p. 251

Leitura 1 – p. 253

“Dicionário” (Britannica Escola) – p. 254

Estudo do texto – p. 255

O gênero em foco – p. 257

Verbete enciclopédico – p. 257

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 259

Verbo e suas flexões (3) – p. 259

Modo subjuntivo – p. 260

Leitura 2 – p. 264

“Celeuma” (Zenóbia Collares Moreira) – p. 264

“Algarido” (Joaquim Carvalho da Silva) – p. 265

“Celeuma” (Aulete Digital) – p. 265

“Labacé ou Lambacé” (Raimundo Girão) – p. 265

“Bumba meu boi” (Mário Souto Maior e Rúbia Lóssio) – p. 265

Estudo do texto – p. 266

O gênero em foco – p. 268

Verbete de dicionário – p. 268

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 270

Período composto – p. 270

A coordenação e a subordinação – p. 270

Questões da língua – p. 275

Ortografia (2) – p. 275

Palavras com g, j, s e z – p. 276

Produção de texto – p. 278

Verbete de dicionário – p. 278

Oralidade – p. 280

Apresentação oral – p. 280

Projeto – p. 282

Somos diversidade – p. 282

Quarta etapa – O que é diversidade? – p. 282

Quinta etapa – Avaliação – p. 285



Referências bibliográficas comentadas – p. 287 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Escrita criativa e fluida

Produção textual para os alunos do Ensino Fundamental 2.

Código da Obra:
0007 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Andressa Munique Paiva
Andressa Munique Paiva Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Trabalho orientado

Para o desenvolvimento de competências socioemocionais, auxiliando na formação cidadã.

Ícone da proposta pedagógica

Foco em temas contemporâneos

Assuntos vivenciados pelo aluno e relacionados à sua realidade.

Ícone da proposta pedagógica

Incentivo à leitura e à produção escrita

De modo fluido, abordando conhecimentos linguísticos e gramaticais que se conectam.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – No início era assim – p. 10

Leitura 1 – p. 11

“O criador e protetor dos homens” (Ilan Brenman) – p. 11

Estudo do texto – p. 14

O gênero em foco – p. 17

Mito – p. 17

Aspectos formais – p. 17

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 19

Formas nominais do verbo – p. 19

Verbo como núcleo da oração – p. 21

Períodos simples e composto – p. 22

Oração: sujeito e predicado – p. 23

A transitividade verbal – p. 24

Leitura 2 – p. 28

“O buraco no céu de onde saíram os Kayapó” (Daniel Munduruku) – p. 28

Estudo do texto – p. 30

Oralidade – p. 32

Resgatando a tradição – p. 32

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 34

Advérbio – p. 34

Coesão textual: as conexões entre as ideias do texto – p. 36

Questões da língua – p. 40

Acentuação (Revisão) – p. 40

Produção de texto – p. 43



UNIDADE 2 – Quando a síntese é o melhor caminho – p. 45

Leitura 1 – p. 47

“A distribuição desproporcional de água no Brasil: onde tem muita gente, tem pouca água doce” (Agência Nacional de Águas) – p. 48

Estudo do texto – p. 49

O gênero em foco – p. 50

Infográfico – p. 50

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 52

O tópico do texto – p. 52

Paráfrase – p. 54

Hipônimo e hiperônimo – p. 56

Leitura 2 – p. 59

“1 em cada 3 represas do Nordeste está seca” (João Pedro Pitombo) – p. 59

Estudo do texto – p. 61

O gênero em foco – p. 64

Resumo – p. 64

Seleção – p. 64

Generalização – p. 65

Construção – p. 65

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 68

Coesão textual – p. 68

Coesão: continuidade no assunto e avanço do texto – p. 69

Questões da língua – p. 73

Acentuação (1) – p. 73

Hiatos – p. 73

Produção de texto – p. 75

Resumo e infográfico – p. 75

Oralidade – p. 78

Roteiro de fala com palavras-chave – p. 78

Palavras-chave: o que são? – p. 78

Projeto – p. 80

Perspectivas – p. 80

Primeira etapa – “O mito é o nada que é tudo” (Fernando Pessoa) – p. 80



UNIDADE 3 – Perspectivas para ver o mundo – p. 82

Leitura 1 – p. 83

“Passeio” (João Anzanello Carrascoza) – p. 84

Estudo do texto – p. 87

O gênero em foco – p. 91

Conto – p. 91

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 93

Figuras de linguagem (1) – p. 93

Metáfora e hipérbole – p. 94

Eufemismo – p. 96

Somando e opondo ideias – p. 96

Conjunções e e mas – p. 97

Leitura 2 – p. 99

“O Kazukuta” (Ondjaki) – p. 99

Estudo do texto – p. 101

Oralidade – p. 105

Leitura oral em grupo – p. 105

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 108

Estou a pensar… – p. 108

O português são quantos? – p. 109

Estou a pensar ou estou pensando? – p. 110

Sujeitos e objetos – p. 112

Algumas diferenças entre a língua portuguesa falada em variadas partes do mundo – p. 112

Os tipos de sujeito – p. 113

Pleno por aqui, oculto por lá – p. 114

Os complementos verbais – p. 115

Questões da língua – p. 119

Acentuação (2) – p. 119

Ditongos abertos – p. 119

Produção de texto – p. 122

Conto – p. 122



UNIDADE 4 – Imagens poéticas – p. 125

Leitura 1 – p. 126

A galinha inteligente (Gonçalo Ferreira da Silva) – p. 126

Estudo do texto – p. 129

O gênero em foco – p. 132

Literatura de cordel – p. 132

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 133

Adjetivos – p. 133

Palavras para caracterizar o sujeito: o adjetivo e o predicativo do sujeito – p. 135

Predicado nominal – p. 136

Leitura 2 – p. 139

“A lua no cinema” (Paulo Leminski) – p. 139

Estudo do texto – p. 140

O gênero em foco – p. 141

Poema narrativo – p. 141

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 142

Figuras de linguagem (2) – p. 142

Sentido literal e figurado – p. 142

Personificação – p. 142

Ironia – p. 143

Formação de palavras – p. 145

Derivação – p. 145

Prefixos e antônimos – p. 147

Questões da língua – p. 151

Pontuação (1) – p. 151

Dois-pontos, travessão e aspas – p. 152

Ortografia – p. 154

Uso do hífen com prefixos – p. 155

Produção de texto – p. 156

Poema narrativo – p. 156

Oralidade – p. 158

Poema narrativo musicado – p. 158

Projeto – p. 160

Perspectivas – p. 160

Segunda etapa – Nem tudo se traduz em números – p. 160



UNIDADE 5 – A hora e a vez do perigo – p. 164

Leitura 1 – p. 165

“A ilha tinha habitantes” (Maria José Dupré) – p. 165

Estudo do texto – p. 169

O gênero em foco – p. 172

Narrativa de aventura – p. 172

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 175

Verbos (Revisão) – p. 175

Tempos verbais: passado – p. 176

Passado imperfeito do indicativo – p. 177

Passado perfeito do indicativo – p. 177

Passado mais-que-perfeito do indicativo – p. 178

Passado imperfeito do subjuntivo – p. 179

Palavras homônimas e parônimas – p. 182

Leitura 2 – p. 184

“O acaso” (Afonso Machado) – p. 184

Estudo do texto – p. 189

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 190

Parágrafo – p. 190

Parágrafo narrativo – p. 190

Parágrafo descritivo – p. 192

Período composto por subordinação (1) – p. 194

Orações subordinadas adverbiais (1) – p. 195

Orações subordinadas adverbiais finais – p. 195

Orações subordinadas adverbiais comparativas – p. 196

Orações subordinadas adverbiais temporais – p. 196

Questões da língua – p. 198

Pontuação (2) – p. 198

Ponto de exclamação – p. 198

Ponto de interrogação – p. 199

Produção de texto – p. 201

Narrativa de aventura – p. 201

Oralidade – p. 202

Narrativa de aventura em audiolivro – p. 202



UNIDADE 6 – A palavra no espaço público – p. 203

Leitura 1 – p. 204

“Carta aberta à sociedade brasileira” (Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e da Proteção ao Trabalho Decente do Adolescente) – p. 204

Estudo do texto – p. 206

O gênero em foco – p. 209

Carta aberta – p. 209

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 211

A posição do falante em relação ao que diz – p. 211

A modalização na língua – p. 212

O ponto de vista – p. 214

Leitura 2 – p. 216

“Leitor afirma que não existe ‘gás de efeito estufa’” (Jaime Frejlich) – p. 216

“Professor de ecologia discorda de leitor que nega gás de efeito estufa” (Cleber Salimon) – p. 217

Estudo do texto – p. 218

O gênero em foco – p. 219

Carta de leitor – p. 219

Oralidade – p. 220

A produção de um seminário e a construção do saber científico – p. 220

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 221

Posição argumentativa e efeito de sentido e sentimento – p. 221

Período composto por subordinação (2) – p. 225

Orações subordinadas adverbiais (2) – p. 225

Orações subordinadas adverbiais condicionais – p. 226

Orações subordinadas adverbiais concessivas – p. 226

Orações subordinadas adverbiais causais – p. 226

Questões da língua – p. 229

Citações e destaques no texto – p. 229

Aspas e itálico – p. 229

Pontuação (3) – p. 230

Vírgula e os adjuntos adverbiais – p. 230

Produção de texto – p. 232

Carta aberta e carta de leitor – p. 232

Projeto – p. 234

Perspectivas – p. 234

Terceira etapa – Heróis em nossas vidas – p. 234



UNIDADE 7 – A linguagem a serviço da persuasão e da justiça – p. 238

Leitura 1 – p. 239

Visite o Panorâmico (Agência de publicidade) – p. 239

Dia Nacional do Idoso – “Valorize a melhor idade – somos iguais” (Secretaria de Desenvolvimento Social da Bahia) – p. 240

Semana do Meio Ambiente – “Mude o presente pra ele não virar passado” (Prefeitura de Pouso Alegre) – p. 240

Campanha de leitura – “Leia. Mude sua história” (Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Pará) – p. 240

Estudo do texto – p. 241

O gênero em foco – p. 245

Anúncio publicitário e anúncio de propaganda – p. 245

Persuadir pela palavra – p. 245

Persuadir por imagens e sons – p. 246

Público-alvo – p. 246

Oralidade – p. 247

Anúncio de propaganda audiovisual – p. 247

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 249

Modos verbais – p. 249

O modo verbal e os efeitos de seu uso – p. 250

O modo imperativo e sua formação – p. 251

Algumas observações importantes – p. 251

Vocativo – p. 253

Figuras de linguagem (3) – p. 256

Antítese – p. 256

Leitura 2 – p. 257

Estatuto do Idoso (Ministério da Saúde) – p. 257

Estudo do texto – p. 260

O gênero em foco – p. 263

Estatuto – p. 263

Linguagem – p. 263

Organização – p. 264

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 266

Modalização da linguagem por meio de verbos e modos verbais – p. 266

Paralelismo e classes gramaticais – p. 267

Pronomes indefinidos – p. 270

Questões da língua – p. 273

Acentuação (revisão) – p. 273

Algumas formas verbais acentuadas – p. 273

Estudo do texto – p. 274

Produção de texto – p. 275

Estatuto e Anúncio de propaganda – p. 275



UNIDADE 8 – O diálogo em cena – p. 278

Leitura 1 – p. 279

“Escritora negra Jarid Arraes fala sobre sua obra e influência nordestina” (Jarid Arraes, entrevistada) – p. 280

Estudo do texto – p. 282

O gênero em foco – p. 284

Entrevista – p. 284

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 286

Variações linguísticas em textos orais e escritos – p. 286

Comparação entre texto escrito e texto oral – p. 286

Leitura 2 – p. 291

“Lázaro Ramos trata de racismo e afeto em livro” (Lázaro Ramos, entrevistado) – p. 292

Estudo do texto – p. 295

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 297

Variações linguísticas situacionais: textos orais e escritos – p. 297

O que é variação linguística situacional? – p. 297

Questões da língua – p. 301

Onde e aonde – p. 301

Oralidade – p. 303

Entrevista: marcas de oralidade – p. 303

Produção de texto – p. 305

Transcrição – p. 305

Projeto – p. 307

Perspectivas – p. 307

Quarta etapa – Sarau – p. 307

Quinta etapa – Avaliação – p. 310



Referências bibliográficas comentadas – p. 311 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Escrita criativa e fluida

Produção textual para os alunos do Ensino Fundamental 2.

Código da Obra:
0007 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Andressa Munique Paiva
Andressa Munique Paiva Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Trabalho orientado

Para o desenvolvimento de competências socioemocionais, auxiliando na formação cidadã.

Ícone da proposta pedagógica

Foco em temas contemporâneos

Assuntos vivenciados pelo aluno e relacionados à sua realidade.

Ícone da proposta pedagógica

Incentivo à leitura e à produção escrita

De modo fluido, abordando conhecimentos linguísticos e gramaticais que se conectam.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – O Sertão como palco da tradição popular – p. 11

Leitura 1 – p. 11

Auto da Compadecida (Ariano Suassuna) – p. 11

Estudo do texto – p. 15

O gênero em foco – p. 19

Auto – p. 19

Gil Vicente – p. 19

Auto à brasileira – p. 20

Tradição sem cerimônias – p. 21

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 22

Um pouco mais sobre o predicado – p. 22

Predicado verbo-nominal – p. 24

Orações coordenadas – p. 26

Oração coordenada sindética aditiva – p. 27

Oração coordenada sindética adversativa – p. 27

Oração coordenada sindética alternativa – p. 28

Oração coordenada sindética conclusiva – p. 28

Oração coordenada sindética explicativa – p. 29

Leitura 2 – p. 31

Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto) – p. 31

Estudo do texto – p. 35

Oralidade – p. 40

Leitura dramática – p. 40

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 41

Coesão textual (1) – p. 41

Pronomes relativos – p. 41

Figuras de linguagem (1) – p. 42

Aliteração e assonância – p. 42

Questões da língua – p. 44

O destaque que queremos nas palavras que temos – p. 44

Recursos gráficos para destaques – p. 44

Pontuação (1) – p. 45

Ponto e vírgula – p. 45

Produção de texto – p. 47

Cena de teatro – p. 47



UNIDADE 2 – Aprender a estudar – p. 50

Leitura 1 – p. 51

“Os hábitos alimentares dos brasileiros” (Rosicler Martins Rodrigues) – p. 51

Estudo do texto – p. 54

O gênero em foco – p. 58

Texto expositivo – p. 58

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 61

Progressão textual – p. 61

Adjunto adnominal: por que o substantivo pode vir bem acompanhado? – p. 62

Definição e descrição: vocabulário preciso – p. 63

Paráfrase – p. 64

Leitura 2 – p. 67

“Vela” (Benê Turco) – p. 67

“O que é vela?” (Silvia Vieira e Armando Freitas) – p. 69

Estudo do texto – p. 71

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 75

Regência verbal – p. 75

Como os verbos se comportam em textos – p. 75

Questões da língua – p. 79

Pontuação (2) – p. 79

Vírgula e ponto e vírgula – p. 80

Bem, bom e mal, mau – p. 80

Produção de texto – p. 82

Fichamento – p. 82

Oralidade – p. 86

Exposição oral – p. 86

Projeto – p. 88

Cidadania – p. 88

Primeira etapa – O que é ser cidadão? – p. 89



UNIDADE 3 – De olho na crítica – p. 90

Leitura 1 – p. 91

“Sr. Pug contra o alto-astral” (Daniel Bueno) – p. 91

Estudo do texto – p. 94

O gênero em foco – p. 96

Resenha – p. 96

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 98

Tempos verbais (revisão) – p. 98

Presente – p. 98

Figuras de linguagem (2) – p. 99

Metonímia – p. 100

Leitura 2 – p. 103

“Novo longa do Homem-Aranha é a melhor animação de herói já lançada” (Thales de Menezes) – p. 103

Estudo do texto – p. 105

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 107

Modalização – p. 107

Modalização apreciativa – p. 107

Questões da língua – p. 111

Pontuação (3) – p. 111

Como incluir um aposto – p. 111

Produção de texto – p. 113

Resenha – p. 113

Oralidade – p. 116

Podcast – p. 116



UNIDADE 4 – Um olhar atento para o cotidiano – p. 118

Leitura 1 – p. 119

“Visitante noturno” (Carlos Drummond de Andrade.) – p. 119

Estudo do texto – p. 122

O gênero em foco – p. 127

Crônica – p. 127

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 129

Mais um pouco sobre verbos – p. 129

Verbo pronominal – p. 129

Pronomes oblíquos como objetos – p. 130

Neologismos – p. 131

Leitura 2 – p. 133

“O fruto da solidão” (Heloisa Seixas) – p. 133

Estudo do texto – p. 135

Oralidade – p. 139

Leitura expressiva – p. 139

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 141

Orações coordenadas e orações subordinadas – p. 141

Orações subordinadas substantivas – p. 142

Orações subordinadas substantivas objetivas diretas – p. 143

Orações subordinadas substantivas objetivas indiretas – p. 144

Orações subordinadas substantivas apositivas – p. 145

Questões da língua – p. 147

Pontuação (4) – p. 147

Vírgula e conjunções adversativas – p. 147

Ortografia – p. 148

Os sufixos -ice e -isse – p. 148

Produção de texto – p. 150

Crônica – p. 150

Projeto – p. 153

Cidadania – p. 153

Segunda etapa – O cidadão e sua cidade – p. 153



UNIDADE 5 – Palavras para o exercício da cidadania – p. 156

Leitura 1 – p. 157

Declaração Universal dos Direitos Humanos (Organização das Nações Unidas) – p. 157

Estudo do texto – p. 160

O gênero em foco – p. 165

Declaração – p. 165

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 167

Proposições universais – p. 167

Vozes do verbo – p. 169

Oralidade – p. 174

Assembleia para combinados didáticos da turma – p. 174

Leitura 2 – p. 177

Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo (Frente Nacional contra o Trabalho Escravo e pela Aprovação da PEC 438) – p. 178

Estudo do texto – p. 179

O gênero em foco – p. 182

Abaixo-assinado – p. 182

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 184

O parágrafo argumentativo – p. 184

Questões da língua – p. 190

Crase – p. 190

Produção de texto – p. 194

Abaixo-assinado – p. 194



UNIDADE 6 – Com a palavra, o repórter – p. 196

Leitura 1 – p. 197

“Uma janela aberta no céu” (Mário Fittipaldi) – p. 197

Estudo do texto – p. 200

O gênero em foco – p. 202

Reportagem – p. 202

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 205

A influência de outras línguas no português falado no Brasil – p. 205

Pronomes relativos – p. 208

Leitura 2 – p. 213

“Por que tanta gente gosta de discutir nas redes sociais? Faz mal?” (Priscilla Auilo Haikal) – p. 213

Estudo do texto – p. 216

Oralidade – p. 218

Reportagem televisiva – p. 218

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 220

Orações subordinadas adjetivas – p. 220

Questões da língua – p. 224

Formação de palavras – p. 224

Abreviaturas – p. 224

Palavras compostas e uso do hífen – p. 225

Produção de texto – p. 227

Reportagem – p. 227

Projeto – p. 229

Cidadania – p. 229

Terceira etapa – Pondo a mão na massa – p. 226



UNIDADE 7 – Sonetos de ontem e de hoje – p. 232

Leitura 1 – p. 233

“Quem vê, Senhora, claro e manifesto…” (Luís de Camões) – p. 233

“Coração” (Guilherme de Almeida) – p. 234

“Quatro sonetos de meditação” (Vinicius de Moraes) – p. 235

Estudo do texto – p. 236

O gênero em foco – p. 238

Soneto – p. 238

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 241

Elementos de versificação – p. 241

Rimas: os sons que se repetem – p. 241

Rimas perfeitas e imperfeitas – p. 243

As rimas e a disposição das palavras no verso – p. 244

Estrofes – p. 245

Leitura 2 – p. 247

“Ah, um soneto…” (Álvaro de Campos) – p. 247

“História” (Antonio Cicero) – p. 248

“Minima poetica IV” (Paulo Fernando Henriques Britto) – p. 248

Estudo do texto – p. 249

Oralidade – p. 251

Slam – p. 251

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 254

Sentidos – p. 254

Sentido literal e figurado das palavras – p. 256

Sentido figurado e figuras de linguagem – p. 257

Questões da língua – p. 261

Pontuação (5) – p. 261

Reticências – p. 261

Acentuação – p. 264

Oxítonas seguidas de los e las – p. 264

Produção de texto – p. 266

Soneto – p. 266



UNIDADE 8 – Práticas de estudo e pesquisa – p. 268

Leitura 1 – p. 269

“Tecnologia e invenção” (Britannica Escola) – p. 269

“Apontamentos organizados em esquema manuscrito” (Estudante de Ensino Médio) – p. 272

“Apontamentos organizados em quadro feito em editor de texto (Estudante de Ensino Médio) – p. 272

Estudo do texto – p. 273

O gênero em foco – p. 276

Apontamentos – p. 276

Apontamento linear – p. 276

Apontamento modular – p. 277

A linguagem do apontamento – p. 277

Oralidade – p. 278

Exposição oral – p. 278

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 280

Afirmar, negar e pôr em dúvida – p. 280

Modalizadores – p. 281

Leitura 2 – p. 284

“Uma rede de cérebros seria capaz de realizar tarefas que um computador normal não faria” (Guilherme Rosa e Miguel Nicolelis) – p. 284

Estudo do texto – p. 287

O gênero em foco – p. 289

Entrevista – p. 289

Tipos de entrevista – p. 290

Entrevista como fonte de pesquisa – p. 290

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 291

Orações subordinadas substantivas (2) – p. 291

Oração subordinada substantiva subjetiva – p. 293

Oração subordinada substantiva predicativa – p. 293

Oração subordinada substantiva completiva nominal – p. 294

Questões da língua – p. 296

Recursos gráficos de destaque – p. 296

Uso de itálico – p. 296

Produção de texto – p. 298

Entrevista do tipo enquete – p. 298

Projeto – p. 300

Cidadania – p. 300

Quarta etapa – Finalizando… – p. 300

Quinta etapa – Avaliação – p. 302



Referências bibliográficas comentadas – p. 303 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Escrita criativa e fluida

Produção textual para os alunos do Ensino Fundamental 2.

Código da Obra:
0007 P24 01 00 200 010
Baixar Obra
Avatar Andressa Munique Paiva
Andressa Munique Paiva Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Trabalho orientado

Para o desenvolvimento de competências socioemocionais, auxiliando na formação cidadã.

Ícone da proposta pedagógica

Foco em temas contemporâneos

Assuntos vivenciados pelo aluno e relacionados à sua realidade.

Ícone da proposta pedagógica

Incentivo à leitura e à produção escrita

De modo fluido, abordando conhecimentos linguísticos e gramaticais que se conectam.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – Olhar para o futuro – p. 10

Leitura 1 – p. 11

“Fundação” (Isaac Asimov) – p. 12

Estudo do texto – p. 14

O gênero em foco – p. 15

Romance de ficção científica – p. 15

Ficção científica para além do romance – p. 18

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 19

Formação de palavras (revisão) – p. 19

Derivação – p. 20

Composição – p. 20

Período composto (revisão) – p. 21

Orações subordinadas adverbiais proporcionais – p. 21

Orações subordinadas adverbiais temporais – p. 22

Orações subordinadas adverbiais comparativas,22

Verbos de dizer (1) – p. 23

Leitura 2 – p. 25

“Exercício para” (Nathalia Lourenço) – p. 25

Estudo do texto – p. 28

O gênero em foco – p. 30

Conto de ficção científica – p. 30

Oralidade – p. 31

Esquete de ficção científica – p. 31

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 33

Predicado nominal – p. 33

Estrangeirismos – p. 35

Pronome interrogativo – p. 36

Questões da língua – p. 38

Os porquês – p. 38

Produção de texto – p. 40

Conto de ficção científica – p. 40



UNIDADE 2 – Ciência em foco – p. 42

Leitura 1 – p. 43

“Um quilômetro quadrado desmatado na Amazônia equivale a 27 novos casos de malária” (Júlio Bernardes) – p. 44

Estudo do texto – p. 46

O gênero em foco – p. 51

Artigo de divulgação científica – p. 51

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 56

Orações subordinadas adjetivas – p. 56

Orações subordinadas adverbiais causais e consecutivas (revisão) – p. 60

Leitura 2 – p. 63

“Introdução de bactéria no Aedes reduz em 77% transmissão de dengue na Indonésia” (Luísa Costa) – p. 64

Estudo do texto – p. 67

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 69

Verbos de dizer (2) – p. 69

Concordância verbal com porcentagem – p. 72

Aposto – p. 74

Coesão (revisão) – p. 76

Questões da língua – p. 80

Nomenclatura científica – p. 80

Aspas e aspas simples – p. 81

Crase (revisão) – p. 82

Produção de texto – p. 86

Artigo de divulgação científica – p. 86

Oralidade – p. 89

Vídeo de divulgação científica – p. 89

Projeto – p. 93

Jornadas do amanhã – p. 93

Primeira etapa – Quando a ficção vira realidade – p. 93



UNIDADE 3 – Retratos do humor cotidiano – p. 95

Leitura 1 – p. 96

“A foto” (Luis Fernando Verissimo) – p. 96

Estudo do texto – p. 98

O gênero em foco – p. 101

Crônica de humor – p. 101

A linguagem da crônica de humor – p. 101

De onde vem o humor? – p. 102

O humor na web – p. 103

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 105

Marcas de oralidade (1) – p. 105

Pronome relativo (revisão) – p. 108

Leitura 2 – p. 111

“O gato sou eu” (Fernando Sabino) – p. 111

Estudo do texto – p. 113

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 117

Marcas de oralidade (2) – p. 117

Marcas de informalidade: emprego do pronome pessoal oblíquo – p. 118

Regência verbal – p. 119

Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e completivas nominais (revisão) – p. 120

Questões da língua – p. 123

Se não/senão, a fim de/afim e há/a – p. 123

Oralidade – p. 125

Resenha para vlog literário – p. 125

Produção de texto – p. 127

Crônica de humor – p. 127



UNIDADE 4 – Falar para muitos – p. 130

Leitura 1 – p. 131

“Seminário” (Alda Luiza Carlini) – p. 131

Estudo do texto – p. 134

O gênero em foco – p. 136

Seminário – p. 136

Funcionalidades e características – p. 136

Organização – p. 137

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 140

Polissemia e sinonímia – p. 140

Perguntar e responder – p. 144

Leitura 2 – p. 147

“Ensinar programação é a nova alfabetização” (Camila Achutti) – p. 148

Estudo do texto – p. 152

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 155

Colocação pronominal – p. 155

Uso do pronome pessoal oblíquo – p. 155

Produção de texto – p. 159

Elaboração de pesquisa para seminário – p. 159

Oralidade – p. 161

Apresentação de seminário – p. 161

Projeto – p. 163

Jornadas do amanhã – p. 163

Segunda etapa – Quando a tecnologia falha – p. 163



UNIDADE 5 – Isso é de tirar o sono – p. 166

Leitura 1 – p. 167

“O retrato oval” Parte 1 (Edgar Allan Poe) – p. 167

Estudo do texto – p. 169

“O retrato oval” Parte 2 (Edgar Allan Poe) – p. 171

Estudo do texto – p. 173

O gênero em foco – p. 175

Conto de terror – p. 175

Espera que amedronta,176

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 177

Orações subordinadas adverbiais (revisão) – p. 177

Orações subordinadas adverbiais finais – p. 177

Orações subordinadas adverbiais conformativas – p. 178

Orações subordinadas adverbiais condicionais – p. 179

Regência – p. 180

Regência nominal – p. 181

Leitura 2 – p. 184

“Os olhos que comiam carne” Parte 1 (Humberto de Campos) – p. 184

Estudo do texto – p. 186

“Os olhos que comiam carne” Parte 2 (Humberto de Campos) – p. 188

Estudo do texto – p. 190

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 193

Orações subordinadas substantivas (revisão) – p. 193

Orações subordinadas substantivas predicativas – p. 193

Orações subordinadas substantivas subjetivas – p. 194

Orações subordinadas substantivas objetivas indiretas – p. 194

Figuras de linguagem – p. 195

Gradação – p. 195

Questões da língua – p. 199

Formação de palavras (1) – p. 199

O sufixo -mente – p. 199

Oralidade – p. 201

Audiolivro de contos de terror – p. 201

Produção de texto – p. 203

Conto de terror – p. 203



UNIDADE 6 – O exercício do debate de ideias – p. 206

Leitura 1 – p. 207

Debate “A postura do brasileiro diante das leis” – Parte 1 (Justino de Oliveira e Marilene Proença Rebello de Souza, com mediação de Marcello Rollemberg) – p. 207

Estudo do texto – p. 210

O gênero em foco – p. 214

Debate – p. 214

Organização do debate – p. 215

Características da linguagem – p. 217

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 218

Efeitos de sentido – p. 218

Orações adjetivas restritivas e explicativas – p. 218

Advérbio e orações subordinadas adverbiais concessivas (revisão) – p. 220

Leitura 2 – p. 224

Debate “A postura do brasileiro diante das leis” – Parte 2 (Justino de Oliveira e Marilene Proença Rebello de Souza, com mediação de Marcello Rollemberg) – p. 224

Estudo do texto – p. 227

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 230

Paráfrase – p. 230

Pergunta retórica – p. 231

Tópico-comentário – p. 232

Marcas de oralidade – p. 233

Questões da língua – p. 236

Formação de palavras (2) – p. 236

Sufixo –ismo – p. 236

Produção de texto – p. 238

Etapa 1 – Preparação para o debate – p. 238

Oralidade – p. 244

Debate – p. 244

Produção de texto – p. 246

Etapa 2 – Momento de reivindicar – p. 246

Projeto – p. 248

Jornadas do amanhã – p. 248

Terceira etapa – Quando a tecnologia salva – p. 248



UNIDADE 7 – O jogo das opiniões – p. 250

Leitura 1 – p. 251

“Brasil desperdiça dinheiro público ao não dar oportunidade para cientistas” (Laura C. E. da Silva) – p. 252

Estudo do texto – p. 254

O gênero em foco – p. 258

Artigo de opinião – p. 258

Estratégia argumentativa – p. 259

Linguagem – p. 259

Organização – p. 259

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 260

Paralelismo e progressão textual – p. 260

Figuras de linguagem (2) – p. 261

Metáfora – p. 261

Leitura 2 – p. 265

“O progresso da ciência” (Tatiana Roque) – p. 265

Estudo do texto – p. 267

Oralidade – p. 270

Júri simulado – p. 270

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 273

Modalização – p. 273

Advérbios modalizadores – p. 273

Orações subordinadas reduzidas – p. 274

Orações subordinadas reduzidas de infinitivo – p. 274

Questões da língua – p. 276

A ordem e o deslocamento dos termos da oração – p. 276

Oralidade – p. 278

Entrevista – p. 278

Produção de texto – p. 281

Artigo de opinião – p. 281



UNIDADE 8 – Os menores frascos – p. 283

Leitura 1 – p. 284

“Velha lagoa…” (Matsuo Bashô) – p. 284

“Silêncio…” (Matsuo Bashô) – p. 284

“Velha lagoa…” (Matsuo Bashô, traduzido por Décio Pignatari) – p. 285

“Pardas gotas de mel…” (Luís Aranha) – p. 285

“Cerimônia do chá…” (Alice Ruiz) – p. 285

“O tempo…” (Paulo Leminski) – p. 285

Estudo do texto – p. 286

O gênero em foco – p. 288

Haicai – p. 288

Oralidade – p. 290

Teatro de sombras – p. 290

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 293

Figuras de linguagem (3) – p. 293

Aliteração e assonância – p. 293

Personificação – p. 294

Metáfora e metonímia – p. 294

Leitura 2 – p. 299

“Árvore” (João Anzanello Carrascoza) – p. 299

“De cabeça pensada” (Marina Colasanti) – p. 301

“Atriz no divã” (Livia Garcia-Roza) – p. 301

“Da janela do trem…” (Edson Rossatto) – p. 302

“Chegou ao trabalho…” (Edson Rossatto) – p. 302

“Crepuscular” (Menalton Braff) – p. 302

Estudo do texto – p. 303

O gênero em foco – p. 305

Miniconto, nanoconto e microconto – p. 305

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 306

Paráfrase – p. 306

Nominalização – p. 306

Questões da língua – p. 309

Palavras homônimas e parônimas – p. 309

Homônimas homófonas e homônimas homógrafas – p. 310

Produção de texto – p. 312

Haicai, miniconto, nanoconto ou microconto – p. 312

Projeto – p. 316

Jornadas do amanhã – p. 316

Quarta etapa – E no fim… – p. 316

Quinta etapa – Avaliação – p. 318



Referências bibliográficas comentadas – p. 319 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores