Moderna SuperAÇÃO! - Português Ormundo & Siniscalchi

Volume 1
Imagem principal do livro
Ensino Médio

Protagonismo nas linguagens

Aprendizagem com foco em leitura e produção textual.

Código da Obra:
0003 P26 01 01 201 810
Fazer Download
Avatar Cristiane Siniscalchi
Cristiane Siniscalchi Autor(a)
Avatar Wilton Ormundo
Wilton Ormundo Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Estratégias de estudo

Ajuda a estudar com autonomia e superar defasagens

Ícone da proposta pedagógica

Educação midiática

Conscientiza contra a desinformação em cada disciplina.

Ícone da proposta pedagógica

Trabalho e juventudes

Relaciona conteúdos ao mundo do trabalho e à construção de projetos de vida.

Conteúdo programático

Unidade Título Capítulo Seção Página
LITERATURA EM FOCO7O texto literárioDesafio de linguagem – Gif148
LITERATURA EM FOCO7O texto literárioInfográfico – Os gêneros literários na teoria clássica: épico, dramático e lírico142
LITERATURA EM FOCO7O texto literárioInvestigando +144
LITERATURA EM FOCO7O texto literárioInvestigando o movimento literário138
LITERATURA EM FOCO7O texto literárioLeitura inicial – “romance em doze linhas”, de Bruna Beber137
LITERATURA EM FOCO7O texto literárioLeitura puxa leitura149
LITERATURA EM FOCO8Trovadorismo, Humanismo e Classicismo: primeiros tempos da literatura em nossa línguaDesafio de linguagem – Declamação no estilo slam167
LITERATURA EM FOCO8Trovadorismo, Humanismo e Classicismo: primeiros tempos da literatura em nossa línguaInfográfico – O contexto de produção do Trovadorismo, do Humanismo e do Classicismo em Portugal153
LITERATURA EM FOCO8Trovadorismo, Humanismo e Classicismo: primeiros tempos da literatura em nossa línguaInvestigando +163
LITERATURA EM FOCO8Trovadorismo, Humanismo e Classicismo: primeiros tempos da literatura em nossa línguaInvestigando o movimento literário153
LITERATURA EM FOCO8Trovadorismo, Humanismo e Classicismo: primeiros tempos da literatura em nossa línguaLeitura inicial – “Quem pode ser no mundo tão quieto”, de Luís de Camões152
LITERATURA EM FOCO8Trovadorismo, Humanismo e Classicismo: primeiros tempos da literatura em nossa línguaLeitura puxa leitura168
LITERATURA EM FOCO9Quinhentismo: escritos sobre um outro mundoDesafio de linguagem – Seminário177
LITERATURA EM FOCO9Quinhentismo: escritos sobre um outro mundoInfográfico – Apresentando o seminário179
LITERATURA EM FOCO9Quinhentismo: escritos sobre um outro mundoInfográfico – Síntese dos movimentos literários brasileiros181
LITERATURA EM FOCO9Quinhentismo: escritos sobre um outro mundoInvestigando +174
LITERATURA EM FOCO9Quinhentismo: escritos sobre um outro mundoInvestigando o movimento literário172
LITERATURA EM FOCO9Quinhentismo: escritos sobre um outro mundoLeitura inicial – “A terra que se abre como flor”, do povo Mbyá171
LITERATURA EM FOCO10Experienciando investigar nossa identidadeE se a gente... – Debatesse?186
LITERATURA EM FOCO10Experienciando investigar nossa identidadeE se a gente... – Postasse um comentário?198
LITERATURA EM FOCO10Experienciando investigar nossa identidadeE se a gente... – Sistematizasse?196
LITERATURA EM FOCO10Experienciando investigar nossa identidadeExperimentando produzir – Um poema196
LITERATURA EM FOCO10Experienciando investigar nossa identidadeExpressão – Nossa comunidade, nossa diversidade200
LITERATURA EM FOCO10Experienciando investigar nossa identidadeLeitura 1 – “Eclipse”, de Carlos de Assumpção; “Meu negro”, de Ricardo Aleixo189
LITERATURA EM FOCO10Experienciando investigar nossa identidadeLeitura 2 – “Makunaima”, de Jaider Esbell; “Ay kakyri tama: eu moro na cidade”, de Márcia Wayna Kambeba192
LITERATURA EM FOCO10Experienciando investigar nossa identidadeLeitura 3 – “trilha forrada de folhas”, de Nempuku Sato; “Atavismo”, de Helena Kolody195
LITERATURA EM FOCO10Experienciando investigar nossa identidadeLeitura puxa leitura204
LITERATURA EM FOCO10Experienciando investigar nossa identidadeSe eu quiser aprender + – A recorrência191
LITERATURA EM FOCO11Barroco: movimento de contrastesDesafio de linguagem – Verbete elaborado com inteligência artificial217
LITERATURA EM FOCO11Barroco: movimento de contrastesInvestigando +213
LITERATURA EM FOCO11Barroco: movimento de contrastesInvestigando o movimento literário208
LITERATURA EM FOCO11Barroco: movimento de contrastesLeitura inicial – O sepultamento de Cristo, de Caravaggio207
LITERATURA EM FOCO11Barroco: movimento de contrastesLeitura puxa leitura218
LITERATURA EM FOCO12Arcadismo: o retorno dos clássicosDesafio de linguagem – Playlist musical comentada233
LITERATURA EM FOCO12Arcadismo: o retorno dos clássicosInvestigando +230
LITERATURA EM FOCO12Arcadismo: o retorno dos clássicosInvestigando o movimento literário222
LITERATURA EM FOCO12Arcadismo: o retorno dos clássicosLeitura inicial – “Pouco importa, formosa Daliana”, de Cláudio Manoel da Costa221
LITERATURA EM FOCO12Arcadismo: o retorno dos clássicosLeitura puxa leitura235
LITERATURA EM FOCO13A BNCC e as experiências nesta obraLeitura puxa leitura262
LITERATURA EM FOCO13Experienciando fazer muitos teatrosE se a gente... – Encenasse?258
LITERATURA EM FOCO13Experienciando fazer muitos teatrosExperimentando produzir – Um texto teatral251
LITERATURA EM FOCO13Experienciando fazer muitos teatrosExpressão – Nosso espetáculo teatral259
LITERATURA EM FOCO13Experienciando fazer muitos teatrosLeitura 1 – Romeu e Julieta, de William Shakespeare238
LITERATURA EM FOCO13Experienciando fazer muitos teatrosLeitura 2 – Texto teatral de Rafael Gomes243
LITERATURA EM FOCO13Experienciando fazer muitos teatrosLeitura 3 – Elza, de Vinicius Calderoni247
LITERATURA EM FOCO13Experienciando fazer muitos teatrosLeitura 4 – Vídeo “Musical Elza – Teaser Larisa Luz”254
LITERATURA EM FOCO13Experienciando fazer muitos teatrosLeitura 5 – “O ator e a representação”, de Caderno de Artes Cênicas257
LITERATURA EM FOCO13Experienciando fazer muitos teatrosLeitura puxa leitura262
LITERATURA EM FOCO13Experienciando fazer muitos teatrosSe eu quiser aprender + – A linguagem como elemento de caracterização250
LITERATURA EM FOCO13Referências bibliográficas comentadasReferências bibliográficas complementares272
LÍNGUA EM FOCO1Propaganda: a promoção de ideiasExperimentando produzir – Um anúncio30
LÍNGUA EM FOCO1Propaganda: a promoção de ideiasInvestigando +25
LÍNGUA EM FOCO1Propaganda: a promoção de ideiasInvestigando nossa língua21
LÍNGUA EM FOCO1Propaganda: a promoção de ideiasLeitura inicial – “Você ganhou + 1 vida”, da Prefeitura de Fortaleza19
LÍNGUA EM FOCO2Podcast: conteúdos divulgados em episódiosExperimentando produzir – Um podcast de divulgação científica50
LÍNGUA EM FOCO2Podcast: conteúdos divulgados em episódiosInfográfico – Por dentro da variação linguística39
LÍNGUA EM FOCO2Podcast: conteúdos divulgados em episódiosInvestigando +44
LÍNGUA EM FOCO2Podcast: conteúdos divulgados em episódiosInvestigando nossa língua38
LÍNGUA EM FOCO2Podcast: conteúdos divulgados em episódiosLeitura inicial – “T12E33 – Metabolismo: o que acontece com o que comemos?”, de Fronteiras da Ciência34
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando estudar com métodoE se a gente... – Elaborasse uma questão?66
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando estudar com métodoE se a gente... – Estudasse outras disciplinas também?67
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando estudar com métodoE se a gente... – Explorasse esquemas?61
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando estudar com métodoE se a gente... – Fizesse uma marginália?58
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando estudar com métodoE se a gente... – Pensasse nos estudos?72
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando estudar com métodoE se a gente... – Reorganizasse a rotina de estudos?75
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando estudar com métodoExperimentando produzir – Um ensaio69
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando estudar com métodoExpressão – Marginálias criativas76
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando estudar com métodoLeitura 1 – A variação das espécies, de Thomas Vernon Wollaston56
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando estudar com métodoLeitura 2 – Questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)62
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando estudar com métodoLeitura 3 – “10 dicas para estudar eficientemente, segundo especialistas”, de Na Prática.org72
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando estudar com métodoSe eu quiser aprender + – Os distratores em questões de múltipla escolha66
LÍNGUA EM FOCO4Curta-metragem: cinema em minutosExperimentando produzir – Um curta-metragem91
LÍNGUA EM FOCO4Curta-metragem: cinema em minutosInvestigando +87
LÍNGUA EM FOCO4Curta-metragem: cinema em minutosInvestigando nossa língua83
LÍNGUA EM FOCO4Curta-metragem: cinema em minutosLeitura inicial – Roteiro de Tamo junto, de Pedro Conti79
LÍNGUA EM FOCO5Conto: a narrativa ágilExperimentando produzir – Um conto109
LÍNGUA EM FOCO5Conto: a narrativa ágilInfográfico – Figuras de linguagem102
LÍNGUA EM FOCO5Conto: a narrativa ágilInvestigando +103
LÍNGUA EM FOCO5Conto: a narrativa ágilInvestigando nossa língua100
LÍNGUA EM FOCO5Conto: a narrativa ágilLeitura inicial – “O show tem que continuar”, de Lavínia Rocha96
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando pensar sobre profissõesE se a gente... – Elaborasse um perfil?113
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando pensar sobre profissõesExperimentando produzir – Uma entrevista124
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando pensar sobre profissõesExpressão – Construindo um mapa de profissões129
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando pensar sobre profissõesLeitura 1 – Depoimentos sobre uma feira de profissões115
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando pensar sobre profissõesLeitura 2 – “Um papo de mil vozes”, de Jornal Joca; “EP. 3: Entrevista com a pesquisadora Juliane Corrêa Glória – ODS 3 Saúde e bem-estar”, do Elas na Ciência118
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando pensar sobre profissõesLeitura 3 – Infográfico “Trabalho à vista”, de O Estado de S. Paulo126
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando pensar sobre profissõesSe eu quiser aprender + – Perguntas bem formuladas123

Confira outras obras

Moderna Em Projetos
Ciências humanas e sociais aplicadas

Moderna Em Projetos

Moderna Em Projetos
Ciências da Natureza

Moderna Em Projetos

Moderna Em Projetos
Matemática

Moderna Em Projetos

Matemática

Moderna PLUS
Linguagens 2: Inglês e Espanhol

Moderna PLUS

Inglês

Moderna SuperAÇÃO!
Ciências humanas e sociais aplicadas

Moderna SuperAÇÃO!

Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Ciências humanas e sociais aplicadas

Moderna PLUS

Geografia; História; Filosofia; Sociologia

Moderna SuperAÇÃO!
Ciências da Natureza

Moderna SuperAÇÃO!

Química; Física; Biologia

Moderna PLUS
Ciências da Natureza

Moderna PLUS

Física; Biologia; Química

Moderna EM AÇÃO
Matemática

Moderna EM AÇÃO

Matemática

Moderna SuperAÇÃO!
Matemática

Moderna SuperAÇÃO!

Matemática

Moderna PLUS
Matemática

Moderna PLUS

Matemática

Moderna PLUS
Educação Digital

Moderna PLUS

Educação Digital

Moderna SuperAÇÃO!
Linguagens 3: Educação Física

Moderna SuperAÇÃO!

Educação Física

Moderna SuperAÇÃO!
Linguagens 2: Inglês e Espanhol

Moderna SuperAÇÃO!

Espanhol

Moderna PLUS
Linguagens 2: Inglês e Espanhol

Moderna PLUS

Espanhol

Moderna PLUS
Linguagens 1: Português, Arte e Redação

Moderna PLUS

Arte; Redação; Português

Moderna EM AÇÃO
Linguagens 1: Português, Arte e Redação

Moderna EM AÇÃO

Português; Arte; Redação

MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento

Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

ModernaExplica

Descomplicando o PNLD para você

Saiba mais
conheca nossos recursos

Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos conteúdos da Categoria 2?

No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Conhecer materiais
Imagem principal do livro
Ensino Médio

Leitura, escrita e reflexão

Aborda gêneros variados e leitura crítica.

Código da Obra:
0003 P26 01 01 201 810
Fazer Download
Avatar Cristiane Siniscalchi
Cristiane Siniscalchi Autor(a)
Avatar Wilton Ormundo
Wilton Ormundo Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Diversidade linguística

Língua e linguagem na construção dos sentidos

Ícone da proposta pedagógica

Protagonismo juvenil

Conecta conhecimentos prévios e culturas juvenis.

Ícone da proposta pedagógica

Trabalho e juventudes

Conexão entre vivências atuais e conhecimentos.

Conteúdo programático

Unidade Título Capítulo Seção Página
LITERATURA EM FOCO7Romantismo: um movimento pluralDesafio de linguagem – Podcast de divulgação de conhecimento164
LITERATURA EM FOCO7Romantismo: um movimento pluralInfográfico – Romantismo: contexto histórico144
LITERATURA EM FOCO7Romantismo: um movimento pluralInvestigando +155
LITERATURA EM FOCO7Romantismo: um movimento pluralInvestigando o movimento literário141
LITERATURA EM FOCO7Romantismo: um movimento pluralLeitura inicial – Somos muitos, de Kobra141
LITERATURA EM FOCO7Romantismo: um movimento pluralLeitura puxa leitura165
LITERATURA EM FOCO8Realismo-Naturalismo: literatura em diálogo com a ciênciaDesafio de linguagem – Pintura viva191
LITERATURA EM FOCO8Realismo-Naturalismo: literatura em diálogo com a ciênciaInvestigando +180
LITERATURA EM FOCO8Realismo-Naturalismo: literatura em diálogo com a ciênciaInvestigando o movimento literário169
LITERATURA EM FOCO8Realismo-Naturalismo: literatura em diálogo com a ciênciaLeitura inicial – Outros cantos, de Maria Valéria Rezende168
LITERATURA EM FOCO8Realismo-Naturalismo: literatura em diálogo com a ciênciaLeitura puxa leitura192
LITERATURA EM FOCO9Experienciando falar sobre nossas perdasE se a gente... – Escrevesse um miniconto?207
LITERATURA EM FOCO9Experienciando falar sobre nossas perdasE se a gente... – Ouvisse alguém experiente?195
LITERATURA EM FOCO9Experienciando falar sobre nossas perdasE se a gente... – Participasse de uma mesa-redonda?211
LITERATURA EM FOCO9Experienciando falar sobre nossas perdasExperimentando produzir – Um conto204
LITERATURA EM FOCO9Experienciando falar sobre nossas perdasExpressão – Como as religiões tratam da finitude?212
LITERATURA EM FOCO9Experienciando falar sobre nossas perdasLeitura 1 – “Angústia”, de Anton Tchekhov196
LITERATURA EM FOCO9Experienciando falar sobre nossas perdasLeitura 2 – “Conexões entre os jogos e o campo das artes”, de Cássio F. Lemos202
LITERATURA EM FOCO9Experienciando falar sobre nossas perdasLeitura 3 – “Grêmio”, de João Gilberto Noll206
LITERATURA EM FOCO9Experienciando falar sobre nossas perdasLeitura 4 – História da morte no Ocidente, de Philippe Ariès208
LITERATURA EM FOCO9Experienciando falar sobre nossas perdasLeitura puxa leitura214
LITERATURA EM FOCO9Experienciando falar sobre nossas perdasSe eu quiser aprender + – Os tipos de discurso201
LITERATURA EM FOCO10Parnasianismo e Simbolismo: a poesia de fim de séculoDesafio de linguagem – Poema227
LITERATURA EM FOCO10Parnasianismo e Simbolismo: a poesia de fim de séculoInfográfico – O Parnasianismo no Brasil218
LITERATURA EM FOCO10Parnasianismo e Simbolismo: a poesia de fim de séculoInvestigando +224
LITERATURA EM FOCO10Parnasianismo e Simbolismo: a poesia de fim de séculoInvestigando o movimento literário218
LITERATURA EM FOCO10Parnasianismo e Simbolismo: a poesia de fim de séculoLeitura inicial – “A um poeta”, de Olavo Bilac217
LITERATURA EM FOCO10Parnasianismo e Simbolismo: a poesia de fim de séculoLeitura puxa leitura228
LITERATURA EM FOCO11Pré-Modernismo: mudanças à vistaDesafio de linguagem – Seminário241
LITERATURA EM FOCO11Pré-Modernismo: mudanças à vistaInvestigando +238
LITERATURA EM FOCO11Pré-Modernismo: mudanças à vistaInvestigando o movimento literário231
LITERATURA EM FOCO11Pré-Modernismo: mudanças à vistaLeitura inicial – Repente de Ailton Mesquita231
LITERATURA EM FOCO11Pré-Modernismo: mudanças à vistaLeitura puxa leitura242
LITERATURA EM FOCO12A BNCC e as experiências nesta obraLeitura puxa leitura271
LITERATURA EM FOCO12Experienciando investigar intertextualidadesE se a gente... – Dialogasse com a pintura?245
LITERATURA EM FOCO12Experienciando investigar intertextualidadesE se a gente... – Discutisse um caso diferente?268
LITERATURA EM FOCO12Experienciando investigar intertextualidadesExperimentando produzir – Uma fanfiction260
LITERATURA EM FOCO12Experienciando investigar intertextualidadesExpressão – Nossos clubes de leitura e outros tantos269
LITERATURA EM FOCO12Experienciando investigar intertextualidadesLeitura 1 – Um estudo em vermelho, de Arthur Conan Doyle ; Tradução de A study in pink: shooting script, da BBC247
LITERATURA EM FOCO12Experienciando investigar intertextualidadesLeitura 2 – Dois irmãos, de Milton Hatoum; Dois irmãos, de Fábio Moon e Gabriel Bá252
LITERATURA EM FOCO12Experienciando investigar intertextualidadesLeitura 3 – Ilha das Nuvens, de Masrani257
LITERATURA EM FOCO12Experienciando investigar intertextualidadesLeitura 4 – “José”, de Carlos Drummond de Andrade; “E agora José”, de José Saramago262
LITERATURA EM FOCO12Experienciando investigar intertextualidadesLeitura 5 – Sempre ao seu lado, de Lasse Hallström; One, de Roman Sinitsyn266
LITERATURA EM FOCO12Experienciando investigar intertextualidadesLeitura puxa leitura271
LITERATURA EM FOCO12Experienciando investigar intertextualidadesSe eu quiser aprender + – O foco narrativo256
LITERATURA EM FOCO12Referências bibliográficas comentadasReferências bibliográficas complementares280
LÍNGUA EM FOCO1Perfil: um jeito de se apresentar ao mundoExperimentando produzir – Um perfil32
LÍNGUA EM FOCO1Perfil: um jeito de se apresentar ao mundoInvestigando +28
LÍNGUA EM FOCO1Perfil: um jeito de se apresentar ao mundoInvestigando nossa língua23
LÍNGUA EM FOCO1Perfil: um jeito de se apresentar ao mundoLeitura inicial – Perfis de Rita de Cássia dos Anjos (cientista), Kelli Ribeiro Moreira (funcionária pública) e Ondjaki (escritor)19
LÍNGUA EM FOCO2Debate: a arte de falar e de ouvirExperimentando participar – De um debate54
LÍNGUA EM FOCO2Debate: a arte de falar e de ouvirInvestigando +49
LÍNGUA EM FOCO2Debate: a arte de falar e de ouvirInvestigando nossa língua43
LÍNGUA EM FOCO2Debate: a arte de falar e de ouvirLeitura inicial – “Você acredita que o plástico ainda pode salvar o planeta? – Mude Minha Ideia”, de Quebrando o Tabu37
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando divulgar saberes científicosE se a gente... – Produzisse um infográfico?81
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando divulgar saberes científicosE se a gente... – Produzisse uma playlist comentada?76
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando divulgar saberes científicosExperimentando produzir – Uma adaptação de um artigo de divulgação científica72
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando divulgar saberes científicosExpressão – Divulgando conhecimento83
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando divulgar saberes científicosLeitura 1 – “O que são as sementes de açaí? | Episódio 43 (Nível I)” ,“Como as sementes de açaí podem gerar produtos de alto valor? | Episódio 43 (Nível II)”, “Por que a semente de açaí pode ser útil na produção de energia? | Episódio 43 (Nível III)”, de Ayla Sant’Ana da Silva61
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando divulgar saberes científicosLeitura 2 – “Compostos que inibem comunicação de bactérias podem ser arma para seu controle”, de Jornal da USP64
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando divulgar saberes científicosLeitura 3 – “Vírus gigantes? O que é isso?!”, de Juliana Cortines et al.69
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando divulgar saberes científicosLeitura 4 – “A Revolta da Vacina”, de TV Senado74
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando divulgar saberes científicosLeitura 5 – “Um navio entre dois mundos”, de Denis Russo Burgierman78
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando divulgar saberes científicosSe eu quiser aprender +: A interlocução com o leitor71
LÍNGUA EM FOCO4Projeto de lei: a proposta de direitos e deveresExperimentando produzir – Uma justificação de projeto de lei101
LÍNGUA EM FOCO4Projeto de lei: a proposta de direitos e deveresInvestigando +94
LÍNGUA EM FOCO4Projeto de lei: a proposta de direitos e deveresInvestigando nossa língua90
LÍNGUA EM FOCO4Projeto de lei: a proposta de direitos e deveresLeitura inicial – “Projeto de Lei n. 595, de 2023”, de Senado Federal87
LÍNGUA EM FOCO5Crônica: os fatos e as leituras dos fatosExperimentando produzir – Uma crônica reflexiva117
LÍNGUA EM FOCO5Crônica: os fatos e as leituras dos fatosInvestigando +113
LÍNGUA EM FOCO5Crônica: os fatos e as leituras dos fatosInvestigando nossa língua108
LÍNGUA EM FOCO5Crônica: os fatos e as leituras dos fatosLeitura inicial – “A luta e a lição”, de Carlos Heitor Cony106
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando fazer políticaE se a gente... – Criasse um candidato?121
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando fazer políticaE se a gente... – Fiscalizasse?127
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando fazer políticaExperimentando produzir – Um e-mail de solicitação formal128
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando fazer políticaExpressão – Participando da vida pública136
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando fazer políticaLeitura 1 – O bem-amado, de Dias Gomes122
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando fazer políticaLeitura 2 – Tabela do relatório “Índice de confiança social 2023”, de Ipec124
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando fazer políticaLeitura 3 – “Cota parlamentar”, de Câmara dos Deputados126
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando fazer políticaLeitura 4 – “Emenda popular n. 77”, de Assembleia Nacional Constituinte130
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando fazer políticaLeitura 5 – Postagem de moradora de Maceió dirigida à Prefeitura133
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando fazer políticaLeitura 6 – Cantando na chuva, de Berna Reale135
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando fazer políticaSe eu quiser aprender + – O efeito persuasivo132

Confira outras obras

Moderna Em Projetos
Ciências humanas e sociais aplicadas

Moderna Em Projetos

Moderna Em Projetos
Ciências da Natureza

Moderna Em Projetos

Moderna Em Projetos
Matemática

Moderna Em Projetos

Matemática

Moderna PLUS
Linguagens 2: Inglês e Espanhol

Moderna PLUS

Inglês

Moderna SuperAÇÃO!
Ciências humanas e sociais aplicadas

Moderna SuperAÇÃO!

Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Ciências humanas e sociais aplicadas

Moderna PLUS

Geografia; História; Filosofia; Sociologia

Moderna SuperAÇÃO!
Ciências da Natureza

Moderna SuperAÇÃO!

Química; Física; Biologia

Moderna PLUS
Ciências da Natureza

Moderna PLUS

Física; Biologia; Química

Moderna EM AÇÃO
Matemática

Moderna EM AÇÃO

Matemática

Moderna SuperAÇÃO!
Matemática

Moderna SuperAÇÃO!

Matemática

Moderna PLUS
Matemática

Moderna PLUS

Matemática

Moderna PLUS
Educação Digital

Moderna PLUS

Educação Digital

Moderna SuperAÇÃO!
Linguagens 3: Educação Física

Moderna SuperAÇÃO!

Educação Física

Moderna SuperAÇÃO!
Linguagens 2: Inglês e Espanhol

Moderna SuperAÇÃO!

Espanhol

Moderna PLUS
Linguagens 2: Inglês e Espanhol

Moderna PLUS

Espanhol

Moderna PLUS
Linguagens 1: Português, Arte e Redação

Moderna PLUS

Arte; Redação; Português

Moderna EM AÇÃO
Linguagens 1: Português, Arte e Redação

Moderna EM AÇÃO

Português; Arte; Redação

MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento

Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

ModernaExplica

Descomplicando o PNLD para você

Saiba mais

Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos conteúdos da Categoria 2?

No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Conhecer materiais
Imagem principal do livro
Ensino Médio

Preparação no Ensino Médio

Auxilia os estudantes da produção e interpretação textual.

Código da Obra:
0003 P26 01 01 201 810
Fazer Download
Avatar Cristiane Siniscalchi
Cristiane Siniscalchi Autor(a)
Avatar Wilton Ormundo
Wilton Ormundo Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Abordagem da literatura

Aponta influências e rupturas na nossa história.

Ícone da proposta pedagógica

Conhecimento prático

Prepara e conecta os estudantes aos desafios.

Ícone da proposta pedagógica

Trabalho e juventudes

Apresenta permanências e mudanças na literatura brasileira.

Conteúdo programático

Unidade Título Capítulo Seção Página
LITERATURA EM FOCO7Vanguardas europeias e Modernismo português: momentos de rupturaDesafio de linguagem – Comentário em rede social166
LITERATURA EM FOCO7Vanguardas europeias e Modernismo português: momentos de rupturaInfográfico – Vanguardas artísticas154
LITERATURA EM FOCO7Vanguardas europeias e Modernismo português: momentos de rupturaInvestigando +163
LITERATURA EM FOCO7Vanguardas europeias e Modernismo português: momentos de rupturaInvestigando o movimento literário154
LITERATURA EM FOCO7Vanguardas europeias e Modernismo português: momentos de rupturaLeitura inicial – A canoa sobre o Epte, de Claude Monet153
LITERATURA EM FOCO7Vanguardas europeias e Modernismo português: momentos de rupturaLeitura puxa leitura167
LITERATURA EM FOCO8A primeira fase do Modernismo: o espírito combativoDesafio de linguagem – Gif178
LITERATURA EM FOCO8A primeira fase do Modernismo: o espírito combativoInvestigando +176
LITERATURA EM FOCO8A primeira fase do Modernismo: o espírito combativoInvestigando o movimento literário171
LITERATURA EM FOCO8A primeira fase do Modernismo: o espírito combativoLeitura inicial – São Paulo e 2ª classe, de Tarsila do Amaral170
LITERATURA EM FOCO8A primeira fase do Modernismo: o espírito combativoLeitura puxa leitura179
LITERATURA EM FOCO9A segunda fase do Modernismo: consolidação do movimentoDesafio de linguagem – Playlist musical comentada196
LITERATURA EM FOCO9A segunda fase do Modernismo: consolidação do movimentoInfográfico – Principais romancistas do regionalismo187
LITERATURA EM FOCO9A segunda fase do Modernismo: consolidação do movimentoInvestigando +190
LITERATURA EM FOCO9A segunda fase do Modernismo: consolidação do movimentoInvestigando o movimento literário183
LITERATURA EM FOCO9A segunda fase do Modernismo: consolidação do movimentoLeitura inicial – “Meninos”, de Murilo Mendes182
LITERATURA EM FOCO9A segunda fase do Modernismo: consolidação do movimentoLeitura puxa leitura197
LITERATURA EM FOCO10Experienciando fazer política com arteE se a gente... – Fizesse uma enquete?208
LITERATURA EM FOCO10Experienciando fazer política com arteExperimentando produzir – Um manifesto213
LITERATURA EM FOCO10Experienciando fazer política com arteExpressão – Um slam na escola216
LITERATURA EM FOCO10Experienciando fazer política com arteLeitura 1 – “Aprendendo com An-ge-lá...”, de Cristal Rocha200
LITERATURA EM FOCO10Experienciando fazer política com arteLeitura 2 – “Dançando negro”, de Éle Semog202
LITERATURA EM FOCO10Experienciando fazer política com arteLeitura 3 – “O navio negreiro”, de Castro Alves; “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis203
LITERATURA EM FOCO10Experienciando fazer política com arteLeitura 4 – “Os Lusíadas”, de Luís de Camões205
LITERATURA EM FOCO10Experienciando fazer política com arteLeitura 5 – “Conferência de encerramento: Mário de corpo inteiro”, de José Miguel Wisnik; “Garoa do meu São Paulo”, de Mário de Andrade209
LITERATURA EM FOCO10Experienciando fazer política com arteLeitura 6 – “Manifesto da antropofagia periférica”, de Sérgio Vaz211
LITERATURA EM FOCO10Experienciando fazer política com arteLeitura puxa leitura217
LITERATURA EM FOCO10Experienciando fazer política com arteSe eu quiser aprender + – Antigas e novas explorações da rima207
LITERATURA EM FOCO11Produção pós-modernista: novas palavrasDesafio de linguagem – Verbete de enciclopédia elaborado com inteligência artificial234
LITERATURA EM FOCO11Produção pós-modernista: novas palavrasInfográfico – Literatura dos séculos XX e XXI228
LITERATURA EM FOCO11Produção pós-modernista: novas palavrasInvestigando +230
LITERATURA EM FOCO11Produção pós-modernista: novas palavrasInvestigando o movimento literário221
LITERATURA EM FOCO11Produção pós-modernista: novas palavrasLeitura inicial – “psiu!”, de Augusto de Campos220
LITERATURA EM FOCO11Produção pós-modernista: novas palavrasLeitura puxa leitura235
LITERATURA EM FOCO12Portugal, Angola e Moçambique: expressões em língua portuguesaDesafio de linguagem – Poema ou paródia255
LITERATURA EM FOCO12Portugal, Angola e Moçambique: expressões em língua portuguesaInvestigando +250
LITERATURA EM FOCO12Portugal, Angola e Moçambique: expressões em língua portuguesaInvestigando outras literaturas239
LITERATURA EM FOCO12Portugal, Angola e Moçambique: expressões em língua portuguesaLeitura inicial – “66”, de O Terno238
LITERATURA EM FOCO12Portugal, Angola e Moçambique: expressões em língua portuguesaLeitura puxa leitura256
LITERATURA EM FOCO13A BNCC e as experiências nesta obraLeitura puxa leitura277
LITERATURA EM FOCO13Experienciando ler a literatura feita agoraE se a gente... – Pesquisasse contos ainda menores?270
LITERATURA EM FOCO13Experienciando ler a literatura feita agoraExperimentando produzir – Um miniconto268
LITERATURA EM FOCO13Experienciando ler a literatura feita agoraExpressão – Dialogando com sua biblioteca cultural276
LITERATURA EM FOCO13Experienciando ler a literatura feita agoraLeitura 1 – “Dias e anos”, de Fefê Torquato; “desconfio que certas cicatrizes...”, de Ryane Leão259
LITERATURA EM FOCO13Experienciando ler a literatura feita agoraLeitura 2 – O pai da menina morta, de Tiago Ferro261
LITERATURA EM FOCO13Experienciando ler a literatura feita agoraLeitura 3 – “Domingo”, de João Anzanello Carrascoza266
LITERATURA EM FOCO13Experienciando ler a literatura feita agoraLeitura 4 – “Delegado Tobias 2: delegado Tobias & delegado Jeremias” e “Delegado Tobias 5: os documentos do inquérito”, de Ricardo Lísias271
LITERATURA EM FOCO13Experienciando ler a literatura feita agoraLeitura puxa leitura277
LITERATURA EM FOCO13Experienciando ler a literatura feita agoraSe eu quiser aprender + – A fragmentação nas narrativas contemporâneas265
LITERATURA EM FOCO13Referências bibliográficas comentadasReferências bibliográficas complementares288
LÍNGUA EM FOCO1Editorial: um ponto de vista com propriedadeExperimentando produzir – Um artigo de opinião41
LÍNGUA EM FOCO1Editorial: um ponto de vista com propriedadeInvestigando +35
LÍNGUA EM FOCO1Editorial: um ponto de vista com propriedadeInvestigando nossa língua25
LÍNGUA EM FOCO1Editorial: um ponto de vista com propriedadeLeitura inicial – “Contra racismo, não bastam palavras”, de O Estado de S. Paulo19
LÍNGUA EM FOCO2Carta aberta: um instrumento para mudançaExperimentando produzir – Uma carta aberta59
LÍNGUA EM FOCO2Carta aberta: um instrumento para mudançaInvestigando +53
LÍNGUA EM FOCO2Carta aberta: um instrumento para mudançaInvestigando nossa língua50
LÍNGUA EM FOCO2Carta aberta: um instrumento para mudançaLeitura inicial – “Carta aberta do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo sobre a mobilidade ativa e inclusiva”, de IEA-USP45
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando descobrir como se descobreE se a gente... – Comparasse as falas dos especialistas?65
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando descobrir como se descobreE se a gente... – Discutisse a ética?76
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando descobrir como se descobreE se a gente... – Discutisse o plágio?83
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando descobrir como se descobreE se a gente... – Fosse a outros lugares?91
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando descobrir como se descobreExperimentando produzir – Uma reportagem multimidiática88
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando descobrir como se descobreExpressão – Um tema, tantos pontos de vista94
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando descobrir como se descobreLeitura 1 – “Johanna Döbereiner | Um cientista, uma história”, de canal Futura68
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando descobrir como se descobreLeitura 2 – “Projeto de alunas e professora do RS leva prêmio sueco”, de Sofia Lungui; “Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2022: leia entrevista especial com as vencedoras da etapa brasileira”, de Redação Abes; “SustainPads: uma alternativa acessível e ecológica aos absorventes femininos”, de Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes72
LÍNGUA EM FOCO3Experienciando descobrir como se descobreSe eu quiser aprender + – O uso da vírgula87
LÍNGUA EM FOCO4Resenha: um espaço de apreciação qualificadaExperimentando produzir – Uma resenha crítica113
LÍNGUA EM FOCO4Resenha: um espaço de apreciação qualificadaInvestigando +109
LÍNGUA EM FOCO4Resenha: um espaço de apreciação qualificadaInvestigando nossa língua105
LÍNGUA EM FOCO4Resenha: um espaço de apreciação qualificadaLeitura inicial – “Ficção e identidade Terena”, de canal Literatura Indígena Contemporânea99
LÍNGUA EM FOCO5Palestra: uma fala bem preparadaExperimentando produzir – Um discurso126
LÍNGUA EM FOCO5Palestra: uma fala bem preparadaInvestigando +123
LÍNGUA EM FOCO5Palestra: uma fala bem preparadaInvestigando nossa língua121
LÍNGUA EM FOCO5Palestra: uma fala bem preparadaLeitura inicial – Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak117
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando combater a desinformaçãoE se a gente... – Checasse?131
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando combater a desinformaçãoE se a gente... – Participasse de um painel integrado?134
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando combater a desinformaçãoExperimentando produzir – Um artigo de opinião142
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando combater a desinformaçãoExpressão – Ensinando com jogos148
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando combater a desinformaçãoLeitura 1 – “É falso que nenhuma ONG ajudou a limpar óleo em praias do Nordeste”, de Maurício Moraes132
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando combater a desinformaçãoLeitura 2 – “Como a Lupa faz suas checagens”, de Lupa145
LÍNGUA EM FOCO6Experienciando combater a desinformaçãoSe eu quiser aprender + – A impessoalização147

Confira outras obras

Moderna Em Projetos
Ciências humanas e sociais aplicadas

Moderna Em Projetos

Moderna Em Projetos
Ciências da Natureza

Moderna Em Projetos

Moderna Em Projetos
Matemática

Moderna Em Projetos

Matemática

Moderna PLUS
Linguagens 2: Inglês e Espanhol

Moderna PLUS

Inglês

Moderna SuperAÇÃO!
Ciências humanas e sociais aplicadas

Moderna SuperAÇÃO!

Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Ciências humanas e sociais aplicadas

Moderna PLUS

Geografia; História; Filosofia; Sociologia

Moderna SuperAÇÃO!
Ciências da Natureza

Moderna SuperAÇÃO!

Química; Física; Biologia

Moderna PLUS
Ciências da Natureza

Moderna PLUS

Física; Biologia; Química

Moderna EM AÇÃO
Matemática

Moderna EM AÇÃO

Matemática

Moderna SuperAÇÃO!
Matemática

Moderna SuperAÇÃO!

Matemática

Moderna PLUS
Matemática

Moderna PLUS

Matemática

Moderna PLUS
Educação Digital

Moderna PLUS

Educação Digital

Moderna SuperAÇÃO!
Linguagens 3: Educação Física

Moderna SuperAÇÃO!

Educação Física

Moderna SuperAÇÃO!
Linguagens 2: Inglês e Espanhol

Moderna SuperAÇÃO!

Espanhol

Moderna PLUS
Linguagens 2: Inglês e Espanhol

Moderna PLUS

Espanhol

Moderna PLUS
Linguagens 1: Português, Arte e Redação

Moderna PLUS

Arte; Redação; Português

Moderna EM AÇÃO
Linguagens 1: Português, Arte e Redação

Moderna EM AÇÃO

Português; Arte; Redação

MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento

Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

ModernaExplica

Descomplicando o PNLD para você

Saiba mais

Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos conteúdos da Categoria 2?

No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Conhecer materiais