
Moderna SuperAÇÃO! - Português Ormundo & Siniscalchi



Protagonismo nas linguagens
Aprendizagem com foco em leitura e produção textual.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Estratégias de estudo
Ajuda a estudar com autonomia e superar defasagens
Educação midiática
Conscientiza contra a desinformação em cada disciplina.
Trabalho e juventudes
Relaciona conteúdos ao mundo do trabalho e à construção de projetos de vida.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
---|---|---|---|---|
LITERATURA EM FOCO | 7 | O texto literário | Desafio de linguagem – Gif | 148 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | O texto literário | Infográfico – Os gêneros literários na teoria clássica: épico, dramático e lírico | 142 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | O texto literário | Investigando + | 144 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | O texto literário | Investigando o movimento literário | 138 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | O texto literário | Leitura inicial – “romance em doze linhas”, de Bruna Beber | 137 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | O texto literário | Leitura puxa leitura | 149 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | Trovadorismo, Humanismo e Classicismo: primeiros tempos da literatura em nossa língua | Desafio de linguagem – Declamação no estilo slam | 167 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | Trovadorismo, Humanismo e Classicismo: primeiros tempos da literatura em nossa língua | Infográfico – O contexto de produção do Trovadorismo, do Humanismo e do Classicismo em Portugal | 153 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | Trovadorismo, Humanismo e Classicismo: primeiros tempos da literatura em nossa língua | Investigando + | 163 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | Trovadorismo, Humanismo e Classicismo: primeiros tempos da literatura em nossa língua | Investigando o movimento literário | 153 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | Trovadorismo, Humanismo e Classicismo: primeiros tempos da literatura em nossa língua | Leitura inicial – “Quem pode ser no mundo tão quieto”, de Luís de Camões | 152 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | Trovadorismo, Humanismo e Classicismo: primeiros tempos da literatura em nossa língua | Leitura puxa leitura | 168 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Quinhentismo: escritos sobre um outro mundo | Desafio de linguagem – Seminário | 177 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Quinhentismo: escritos sobre um outro mundo | Infográfico – Apresentando o seminário | 179 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Quinhentismo: escritos sobre um outro mundo | Infográfico – Síntese dos movimentos literários brasileiros | 181 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Quinhentismo: escritos sobre um outro mundo | Investigando + | 174 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Quinhentismo: escritos sobre um outro mundo | Investigando o movimento literário | 172 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Quinhentismo: escritos sobre um outro mundo | Leitura inicial – “A terra que se abre como flor”, do povo Mbyá | 171 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando investigar nossa identidade | E se a gente... – Debatesse? | 186 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando investigar nossa identidade | E se a gente... – Postasse um comentário? | 198 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando investigar nossa identidade | E se a gente... – Sistematizasse? | 196 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando investigar nossa identidade | Experimentando produzir – Um poema | 196 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando investigar nossa identidade | Expressão – Nossa comunidade, nossa diversidade | 200 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando investigar nossa identidade | Leitura 1 – “Eclipse”, de Carlos de Assumpção; “Meu negro”, de Ricardo Aleixo | 189 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando investigar nossa identidade | Leitura 2 – “Makunaima”, de Jaider Esbell; “Ay kakyri tama: eu moro na cidade”, de Márcia Wayna Kambeba | 192 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando investigar nossa identidade | Leitura 3 – “trilha forrada de folhas”, de Nempuku Sato; “Atavismo”, de Helena Kolody | 195 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando investigar nossa identidade | Leitura puxa leitura | 204 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando investigar nossa identidade | Se eu quiser aprender + – A recorrência | 191 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Barroco: movimento de contrastes | Desafio de linguagem – Verbete elaborado com inteligência artificial | 217 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Barroco: movimento de contrastes | Investigando + | 213 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Barroco: movimento de contrastes | Investigando o movimento literário | 208 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Barroco: movimento de contrastes | Leitura inicial – O sepultamento de Cristo, de Caravaggio | 207 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Barroco: movimento de contrastes | Leitura puxa leitura | 218 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Arcadismo: o retorno dos clássicos | Desafio de linguagem – Playlist musical comentada | 233 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Arcadismo: o retorno dos clássicos | Investigando + | 230 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Arcadismo: o retorno dos clássicos | Investigando o movimento literário | 222 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Arcadismo: o retorno dos clássicos | Leitura inicial – “Pouco importa, formosa Daliana”, de Cláudio Manoel da Costa | 221 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Arcadismo: o retorno dos clássicos | Leitura puxa leitura | 235 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | A BNCC e as experiências nesta obra | Leitura puxa leitura | 262 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando fazer muitos teatros | E se a gente... – Encenasse? | 258 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando fazer muitos teatros | Experimentando produzir – Um texto teatral | 251 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando fazer muitos teatros | Expressão – Nosso espetáculo teatral | 259 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando fazer muitos teatros | Leitura 1 – Romeu e Julieta, de William Shakespeare | 238 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando fazer muitos teatros | Leitura 2 – Texto teatral de Rafael Gomes | 243 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando fazer muitos teatros | Leitura 3 – Elza, de Vinicius Calderoni | 247 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando fazer muitos teatros | Leitura 4 – Vídeo “Musical Elza – Teaser Larisa Luz” | 254 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando fazer muitos teatros | Leitura 5 – “O ator e a representação”, de Caderno de Artes Cênicas | 257 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando fazer muitos teatros | Leitura puxa leitura | 262 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando fazer muitos teatros | Se eu quiser aprender + – A linguagem como elemento de caracterização | 250 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Referências bibliográficas comentadas | Referências bibliográficas complementares | 272 |
LÍNGUA EM FOCO | 1 | Propaganda: a promoção de ideias | Experimentando produzir – Um anúncio | 30 |
LÍNGUA EM FOCO | 1 | Propaganda: a promoção de ideias | Investigando + | 25 |
LÍNGUA EM FOCO | 1 | Propaganda: a promoção de ideias | Investigando nossa língua | 21 |
LÍNGUA EM FOCO | 1 | Propaganda: a promoção de ideias | Leitura inicial – “Você ganhou + 1 vida”, da Prefeitura de Fortaleza | 19 |
LÍNGUA EM FOCO | 2 | Podcast: conteúdos divulgados em episódios | Experimentando produzir – Um podcast de divulgação científica | 50 |
LÍNGUA EM FOCO | 2 | Podcast: conteúdos divulgados em episódios | Infográfico – Por dentro da variação linguística | 39 |
LÍNGUA EM FOCO | 2 | Podcast: conteúdos divulgados em episódios | Investigando + | 44 |
LÍNGUA EM FOCO | 2 | Podcast: conteúdos divulgados em episódios | Investigando nossa língua | 38 |
LÍNGUA EM FOCO | 2 | Podcast: conteúdos divulgados em episódios | Leitura inicial – “T12E33 – Metabolismo: o que acontece com o que comemos?”, de Fronteiras da Ciência | 34 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando estudar com método | E se a gente... – Elaborasse uma questão? | 66 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando estudar com método | E se a gente... – Estudasse outras disciplinas também? | 67 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando estudar com método | E se a gente... – Explorasse esquemas? | 61 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando estudar com método | E se a gente... – Fizesse uma marginália? | 58 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando estudar com método | E se a gente... – Pensasse nos estudos? | 72 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando estudar com método | E se a gente... – Reorganizasse a rotina de estudos? | 75 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando estudar com método | Experimentando produzir – Um ensaio | 69 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando estudar com método | Expressão – Marginálias criativas | 76 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando estudar com método | Leitura 1 – A variação das espécies, de Thomas Vernon Wollaston | 56 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando estudar com método | Leitura 2 – Questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | 62 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando estudar com método | Leitura 3 – “10 dicas para estudar eficientemente, segundo especialistas”, de Na Prática.org | 72 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando estudar com método | Se eu quiser aprender + – Os distratores em questões de múltipla escolha | 66 |
LÍNGUA EM FOCO | 4 | Curta-metragem: cinema em minutos | Experimentando produzir – Um curta-metragem | 91 |
LÍNGUA EM FOCO | 4 | Curta-metragem: cinema em minutos | Investigando + | 87 |
LÍNGUA EM FOCO | 4 | Curta-metragem: cinema em minutos | Investigando nossa língua | 83 |
LÍNGUA EM FOCO | 4 | Curta-metragem: cinema em minutos | Leitura inicial – Roteiro de Tamo junto, de Pedro Conti | 79 |
LÍNGUA EM FOCO | 5 | Conto: a narrativa ágil | Experimentando produzir – Um conto | 109 |
LÍNGUA EM FOCO | 5 | Conto: a narrativa ágil | Infográfico – Figuras de linguagem | 102 |
LÍNGUA EM FOCO | 5 | Conto: a narrativa ágil | Investigando + | 103 |
LÍNGUA EM FOCO | 5 | Conto: a narrativa ágil | Investigando nossa língua | 100 |
LÍNGUA EM FOCO | 5 | Conto: a narrativa ágil | Leitura inicial – “O show tem que continuar”, de Lavínia Rocha | 96 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando pensar sobre profissões | E se a gente... – Elaborasse um perfil? | 113 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando pensar sobre profissões | Experimentando produzir – Uma entrevista | 124 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando pensar sobre profissões | Expressão – Construindo um mapa de profissões | 129 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando pensar sobre profissões | Leitura 1 – Depoimentos sobre uma feira de profissões | 115 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando pensar sobre profissões | Leitura 2 – “Um papo de mil vozes”, de Jornal Joca; “EP. 3: Entrevista com a pesquisadora Juliane Corrêa Glória – ODS 3 Saúde e bem-estar”, do Elas na Ciência | 118 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando pensar sobre profissões | Leitura 3 – Infográfico “Trabalho à vista”, de O Estado de S. Paulo | 126 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando pensar sobre profissões | Se eu quiser aprender + – Perguntas bem formuladas | 123 |
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você

Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.


Leitura, escrita e reflexão
Aborda gêneros variados e leitura crítica.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Diversidade linguística
Língua e linguagem na construção dos sentidos
Protagonismo juvenil
Conecta conhecimentos prévios e culturas juvenis.
Trabalho e juventudes
Conexão entre vivências atuais e conhecimentos.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
---|---|---|---|---|
LITERATURA EM FOCO | 7 | Romantismo: um movimento plural | Desafio de linguagem – Podcast de divulgação de conhecimento | 164 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | Romantismo: um movimento plural | Infográfico – Romantismo: contexto histórico | 144 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | Romantismo: um movimento plural | Investigando + | 155 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | Romantismo: um movimento plural | Investigando o movimento literário | 141 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | Romantismo: um movimento plural | Leitura inicial – Somos muitos, de Kobra | 141 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | Romantismo: um movimento plural | Leitura puxa leitura | 165 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | Realismo-Naturalismo: literatura em diálogo com a ciência | Desafio de linguagem – Pintura viva | 191 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | Realismo-Naturalismo: literatura em diálogo com a ciência | Investigando + | 180 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | Realismo-Naturalismo: literatura em diálogo com a ciência | Investigando o movimento literário | 169 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | Realismo-Naturalismo: literatura em diálogo com a ciência | Leitura inicial – Outros cantos, de Maria Valéria Rezende | 168 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | Realismo-Naturalismo: literatura em diálogo com a ciência | Leitura puxa leitura | 192 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Experienciando falar sobre nossas perdas | E se a gente... – Escrevesse um miniconto? | 207 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Experienciando falar sobre nossas perdas | E se a gente... – Ouvisse alguém experiente? | 195 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Experienciando falar sobre nossas perdas | E se a gente... – Participasse de uma mesa-redonda? | 211 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Experienciando falar sobre nossas perdas | Experimentando produzir – Um conto | 204 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Experienciando falar sobre nossas perdas | Expressão – Como as religiões tratam da finitude? | 212 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Experienciando falar sobre nossas perdas | Leitura 1 – “Angústia”, de Anton Tchekhov | 196 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Experienciando falar sobre nossas perdas | Leitura 2 – “Conexões entre os jogos e o campo das artes”, de Cássio F. Lemos | 202 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Experienciando falar sobre nossas perdas | Leitura 3 – “Grêmio”, de João Gilberto Noll | 206 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Experienciando falar sobre nossas perdas | Leitura 4 – História da morte no Ocidente, de Philippe Ariès | 208 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Experienciando falar sobre nossas perdas | Leitura puxa leitura | 214 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | Experienciando falar sobre nossas perdas | Se eu quiser aprender + – Os tipos de discurso | 201 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Parnasianismo e Simbolismo: a poesia de fim de século | Desafio de linguagem – Poema | 227 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Parnasianismo e Simbolismo: a poesia de fim de século | Infográfico – O Parnasianismo no Brasil | 218 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Parnasianismo e Simbolismo: a poesia de fim de século | Investigando + | 224 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Parnasianismo e Simbolismo: a poesia de fim de século | Investigando o movimento literário | 218 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Parnasianismo e Simbolismo: a poesia de fim de século | Leitura inicial – “A um poeta”, de Olavo Bilac | 217 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Parnasianismo e Simbolismo: a poesia de fim de século | Leitura puxa leitura | 228 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Pré-Modernismo: mudanças à vista | Desafio de linguagem – Seminário | 241 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Pré-Modernismo: mudanças à vista | Investigando + | 238 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Pré-Modernismo: mudanças à vista | Investigando o movimento literário | 231 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Pré-Modernismo: mudanças à vista | Leitura inicial – Repente de Ailton Mesquita | 231 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Pré-Modernismo: mudanças à vista | Leitura puxa leitura | 242 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | A BNCC e as experiências nesta obra | Leitura puxa leitura | 271 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Experienciando investigar intertextualidades | E se a gente... – Dialogasse com a pintura? | 245 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Experienciando investigar intertextualidades | E se a gente... – Discutisse um caso diferente? | 268 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Experienciando investigar intertextualidades | Experimentando produzir – Uma fanfiction | 260 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Experienciando investigar intertextualidades | Expressão – Nossos clubes de leitura e outros tantos | 269 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Experienciando investigar intertextualidades | Leitura 1 – Um estudo em vermelho, de Arthur Conan Doyle ; Tradução de A study in pink: shooting script, da BBC | 247 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Experienciando investigar intertextualidades | Leitura 2 – Dois irmãos, de Milton Hatoum; Dois irmãos, de Fábio Moon e Gabriel Bá | 252 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Experienciando investigar intertextualidades | Leitura 3 – Ilha das Nuvens, de Masrani | 257 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Experienciando investigar intertextualidades | Leitura 4 – “José”, de Carlos Drummond de Andrade; “E agora José”, de José Saramago | 262 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Experienciando investigar intertextualidades | Leitura 5 – Sempre ao seu lado, de Lasse Hallström; One, de Roman Sinitsyn | 266 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Experienciando investigar intertextualidades | Leitura puxa leitura | 271 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Experienciando investigar intertextualidades | Se eu quiser aprender + – O foco narrativo | 256 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Referências bibliográficas comentadas | Referências bibliográficas complementares | 280 |
LÍNGUA EM FOCO | 1 | Perfil: um jeito de se apresentar ao mundo | Experimentando produzir – Um perfil | 32 |
LÍNGUA EM FOCO | 1 | Perfil: um jeito de se apresentar ao mundo | Investigando + | 28 |
LÍNGUA EM FOCO | 1 | Perfil: um jeito de se apresentar ao mundo | Investigando nossa língua | 23 |
LÍNGUA EM FOCO | 1 | Perfil: um jeito de se apresentar ao mundo | Leitura inicial – Perfis de Rita de Cássia dos Anjos (cientista), Kelli Ribeiro Moreira (funcionária pública) e Ondjaki (escritor) | 19 |
LÍNGUA EM FOCO | 2 | Debate: a arte de falar e de ouvir | Experimentando participar – De um debate | 54 |
LÍNGUA EM FOCO | 2 | Debate: a arte de falar e de ouvir | Investigando + | 49 |
LÍNGUA EM FOCO | 2 | Debate: a arte de falar e de ouvir | Investigando nossa língua | 43 |
LÍNGUA EM FOCO | 2 | Debate: a arte de falar e de ouvir | Leitura inicial – “Você acredita que o plástico ainda pode salvar o planeta? – Mude Minha Ideia”, de Quebrando o Tabu | 37 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando divulgar saberes científicos | E se a gente... – Produzisse um infográfico? | 81 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando divulgar saberes científicos | E se a gente... – Produzisse uma playlist comentada? | 76 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando divulgar saberes científicos | Experimentando produzir – Uma adaptação de um artigo de divulgação científica | 72 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando divulgar saberes científicos | Expressão – Divulgando conhecimento | 83 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando divulgar saberes científicos | Leitura 1 – “O que são as sementes de açaí? | Episódio 43 (Nível I)” ,“Como as sementes de açaí podem gerar produtos de alto valor? | Episódio 43 (Nível II)”, “Por que a semente de açaí pode ser útil na produção de energia? | Episódio 43 (Nível III)”, de Ayla Sant’Ana da Silva | 61 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando divulgar saberes científicos | Leitura 2 – “Compostos que inibem comunicação de bactérias podem ser arma para seu controle”, de Jornal da USP | 64 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando divulgar saberes científicos | Leitura 3 – “Vírus gigantes? O que é isso?!”, de Juliana Cortines et al. | 69 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando divulgar saberes científicos | Leitura 4 – “A Revolta da Vacina”, de TV Senado | 74 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando divulgar saberes científicos | Leitura 5 – “Um navio entre dois mundos”, de Denis Russo Burgierman | 78 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando divulgar saberes científicos | Se eu quiser aprender +: A interlocução com o leitor | 71 |
LÍNGUA EM FOCO | 4 | Projeto de lei: a proposta de direitos e deveres | Experimentando produzir – Uma justificação de projeto de lei | 101 |
LÍNGUA EM FOCO | 4 | Projeto de lei: a proposta de direitos e deveres | Investigando + | 94 |
LÍNGUA EM FOCO | 4 | Projeto de lei: a proposta de direitos e deveres | Investigando nossa língua | 90 |
LÍNGUA EM FOCO | 4 | Projeto de lei: a proposta de direitos e deveres | Leitura inicial – “Projeto de Lei n. 595, de 2023”, de Senado Federal | 87 |
LÍNGUA EM FOCO | 5 | Crônica: os fatos e as leituras dos fatos | Experimentando produzir – Uma crônica reflexiva | 117 |
LÍNGUA EM FOCO | 5 | Crônica: os fatos e as leituras dos fatos | Investigando + | 113 |
LÍNGUA EM FOCO | 5 | Crônica: os fatos e as leituras dos fatos | Investigando nossa língua | 108 |
LÍNGUA EM FOCO | 5 | Crônica: os fatos e as leituras dos fatos | Leitura inicial – “A luta e a lição”, de Carlos Heitor Cony | 106 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando fazer política | E se a gente... – Criasse um candidato? | 121 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando fazer política | E se a gente... – Fiscalizasse? | 127 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando fazer política | Experimentando produzir – Um e-mail de solicitação formal | 128 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando fazer política | Expressão – Participando da vida pública | 136 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando fazer política | Leitura 1 – O bem-amado, de Dias Gomes | 122 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando fazer política | Leitura 2 – Tabela do relatório “Índice de confiança social 2023”, de Ipec | 124 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando fazer política | Leitura 3 – “Cota parlamentar”, de Câmara dos Deputados | 126 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando fazer política | Leitura 4 – “Emenda popular n. 77”, de Assembleia Nacional Constituinte | 130 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando fazer política | Leitura 5 – Postagem de moradora de Maceió dirigida à Prefeitura | 133 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando fazer política | Leitura 6 – Cantando na chuva, de Berna Reale | 135 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando fazer política | Se eu quiser aprender + – O efeito persuasivo | 132 |
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você
Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.


Preparação no Ensino Médio
Auxilia os estudantes da produção e interpretação textual.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Abordagem da literatura
Aponta influências e rupturas na nossa história.
Conhecimento prático
Prepara e conecta os estudantes aos desafios.
Trabalho e juventudes
Apresenta permanências e mudanças na literatura brasileira.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
---|---|---|---|---|
LITERATURA EM FOCO | 7 | Vanguardas europeias e Modernismo português: momentos de ruptura | Desafio de linguagem – Comentário em rede social | 166 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | Vanguardas europeias e Modernismo português: momentos de ruptura | Infográfico – Vanguardas artísticas | 154 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | Vanguardas europeias e Modernismo português: momentos de ruptura | Investigando + | 163 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | Vanguardas europeias e Modernismo português: momentos de ruptura | Investigando o movimento literário | 154 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | Vanguardas europeias e Modernismo português: momentos de ruptura | Leitura inicial – A canoa sobre o Epte, de Claude Monet | 153 |
LITERATURA EM FOCO | 7 | Vanguardas europeias e Modernismo português: momentos de ruptura | Leitura puxa leitura | 167 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | A primeira fase do Modernismo: o espírito combativo | Desafio de linguagem – Gif | 178 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | A primeira fase do Modernismo: o espírito combativo | Investigando + | 176 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | A primeira fase do Modernismo: o espírito combativo | Investigando o movimento literário | 171 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | A primeira fase do Modernismo: o espírito combativo | Leitura inicial – São Paulo e 2ª classe, de Tarsila do Amaral | 170 |
LITERATURA EM FOCO | 8 | A primeira fase do Modernismo: o espírito combativo | Leitura puxa leitura | 179 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | A segunda fase do Modernismo: consolidação do movimento | Desafio de linguagem – Playlist musical comentada | 196 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | A segunda fase do Modernismo: consolidação do movimento | Infográfico – Principais romancistas do regionalismo | 187 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | A segunda fase do Modernismo: consolidação do movimento | Investigando + | 190 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | A segunda fase do Modernismo: consolidação do movimento | Investigando o movimento literário | 183 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | A segunda fase do Modernismo: consolidação do movimento | Leitura inicial – “Meninos”, de Murilo Mendes | 182 |
LITERATURA EM FOCO | 9 | A segunda fase do Modernismo: consolidação do movimento | Leitura puxa leitura | 197 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando fazer política com arte | E se a gente... – Fizesse uma enquete? | 208 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando fazer política com arte | Experimentando produzir – Um manifesto | 213 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando fazer política com arte | Expressão – Um slam na escola | 216 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando fazer política com arte | Leitura 1 – “Aprendendo com An-ge-lá...”, de Cristal Rocha | 200 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando fazer política com arte | Leitura 2 – “Dançando negro”, de Éle Semog | 202 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando fazer política com arte | Leitura 3 – “O navio negreiro”, de Castro Alves; “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis | 203 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando fazer política com arte | Leitura 4 – “Os Lusíadas”, de Luís de Camões | 205 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando fazer política com arte | Leitura 5 – “Conferência de encerramento: Mário de corpo inteiro”, de José Miguel Wisnik; “Garoa do meu São Paulo”, de Mário de Andrade | 209 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando fazer política com arte | Leitura 6 – “Manifesto da antropofagia periférica”, de Sérgio Vaz | 211 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando fazer política com arte | Leitura puxa leitura | 217 |
LITERATURA EM FOCO | 10 | Experienciando fazer política com arte | Se eu quiser aprender + – Antigas e novas explorações da rima | 207 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Produção pós-modernista: novas palavras | Desafio de linguagem – Verbete de enciclopédia elaborado com inteligência artificial | 234 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Produção pós-modernista: novas palavras | Infográfico – Literatura dos séculos XX e XXI | 228 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Produção pós-modernista: novas palavras | Investigando + | 230 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Produção pós-modernista: novas palavras | Investigando o movimento literário | 221 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Produção pós-modernista: novas palavras | Leitura inicial – “psiu!”, de Augusto de Campos | 220 |
LITERATURA EM FOCO | 11 | Produção pós-modernista: novas palavras | Leitura puxa leitura | 235 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Portugal, Angola e Moçambique: expressões em língua portuguesa | Desafio de linguagem – Poema ou paródia | 255 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Portugal, Angola e Moçambique: expressões em língua portuguesa | Investigando + | 250 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Portugal, Angola e Moçambique: expressões em língua portuguesa | Investigando outras literaturas | 239 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Portugal, Angola e Moçambique: expressões em língua portuguesa | Leitura inicial – “66”, de O Terno | 238 |
LITERATURA EM FOCO | 12 | Portugal, Angola e Moçambique: expressões em língua portuguesa | Leitura puxa leitura | 256 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | A BNCC e as experiências nesta obra | Leitura puxa leitura | 277 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando ler a literatura feita agora | E se a gente... – Pesquisasse contos ainda menores? | 270 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando ler a literatura feita agora | Experimentando produzir – Um miniconto | 268 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando ler a literatura feita agora | Expressão – Dialogando com sua biblioteca cultural | 276 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando ler a literatura feita agora | Leitura 1 – “Dias e anos”, de Fefê Torquato; “desconfio que certas cicatrizes...”, de Ryane Leão | 259 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando ler a literatura feita agora | Leitura 2 – O pai da menina morta, de Tiago Ferro | 261 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando ler a literatura feita agora | Leitura 3 – “Domingo”, de João Anzanello Carrascoza | 266 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando ler a literatura feita agora | Leitura 4 – “Delegado Tobias 2: delegado Tobias & delegado Jeremias” e “Delegado Tobias 5: os documentos do inquérito”, de Ricardo Lísias | 271 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando ler a literatura feita agora | Leitura puxa leitura | 277 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Experienciando ler a literatura feita agora | Se eu quiser aprender + – A fragmentação nas narrativas contemporâneas | 265 |
LITERATURA EM FOCO | 13 | Referências bibliográficas comentadas | Referências bibliográficas complementares | 288 |
LÍNGUA EM FOCO | 1 | Editorial: um ponto de vista com propriedade | Experimentando produzir – Um artigo de opinião | 41 |
LÍNGUA EM FOCO | 1 | Editorial: um ponto de vista com propriedade | Investigando + | 35 |
LÍNGUA EM FOCO | 1 | Editorial: um ponto de vista com propriedade | Investigando nossa língua | 25 |
LÍNGUA EM FOCO | 1 | Editorial: um ponto de vista com propriedade | Leitura inicial – “Contra racismo, não bastam palavras”, de O Estado de S. Paulo | 19 |
LÍNGUA EM FOCO | 2 | Carta aberta: um instrumento para mudança | Experimentando produzir – Uma carta aberta | 59 |
LÍNGUA EM FOCO | 2 | Carta aberta: um instrumento para mudança | Investigando + | 53 |
LÍNGUA EM FOCO | 2 | Carta aberta: um instrumento para mudança | Investigando nossa língua | 50 |
LÍNGUA EM FOCO | 2 | Carta aberta: um instrumento para mudança | Leitura inicial – “Carta aberta do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo sobre a mobilidade ativa e inclusiva”, de IEA-USP | 45 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando descobrir como se descobre | E se a gente... – Comparasse as falas dos especialistas? | 65 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando descobrir como se descobre | E se a gente... – Discutisse a ética? | 76 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando descobrir como se descobre | E se a gente... – Discutisse o plágio? | 83 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando descobrir como se descobre | E se a gente... – Fosse a outros lugares? | 91 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando descobrir como se descobre | Experimentando produzir – Uma reportagem multimidiática | 88 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando descobrir como se descobre | Expressão – Um tema, tantos pontos de vista | 94 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando descobrir como se descobre | Leitura 1 – “Johanna Döbereiner | Um cientista, uma história”, de canal Futura | 68 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando descobrir como se descobre | Leitura 2 – “Projeto de alunas e professora do RS leva prêmio sueco”, de Sofia Lungui; “Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2022: leia entrevista especial com as vencedoras da etapa brasileira”, de Redação Abes; “SustainPads: uma alternativa acessível e ecológica aos absorventes femininos”, de Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes | 72 |
LÍNGUA EM FOCO | 3 | Experienciando descobrir como se descobre | Se eu quiser aprender + – O uso da vírgula | 87 |
LÍNGUA EM FOCO | 4 | Resenha: um espaço de apreciação qualificada | Experimentando produzir – Uma resenha crítica | 113 |
LÍNGUA EM FOCO | 4 | Resenha: um espaço de apreciação qualificada | Investigando + | 109 |
LÍNGUA EM FOCO | 4 | Resenha: um espaço de apreciação qualificada | Investigando nossa língua | 105 |
LÍNGUA EM FOCO | 4 | Resenha: um espaço de apreciação qualificada | Leitura inicial – “Ficção e identidade Terena”, de canal Literatura Indígena Contemporânea | 99 |
LÍNGUA EM FOCO | 5 | Palestra: uma fala bem preparada | Experimentando produzir – Um discurso | 126 |
LÍNGUA EM FOCO | 5 | Palestra: uma fala bem preparada | Investigando + | 123 |
LÍNGUA EM FOCO | 5 | Palestra: uma fala bem preparada | Investigando nossa língua | 121 |
LÍNGUA EM FOCO | 5 | Palestra: uma fala bem preparada | Leitura inicial – Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak | 117 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando combater a desinformação | E se a gente... – Checasse? | 131 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando combater a desinformação | E se a gente... – Participasse de um painel integrado? | 134 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando combater a desinformação | Experimentando produzir – Um artigo de opinião | 142 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando combater a desinformação | Expressão – Ensinando com jogos | 148 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando combater a desinformação | Leitura 1 – “É falso que nenhuma ONG ajudou a limpar óleo em praias do Nordeste”, de Maurício Moraes | 132 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando combater a desinformação | Leitura 2 – “Como a Lupa faz suas checagens”, de Lupa | 145 |
LÍNGUA EM FOCO | 6 | Experienciando combater a desinformação | Se eu quiser aprender + – A impessoalização | 147 |
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você
Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.