
Moderna PLUS - Arte



Abordagem triangular em Arte
Privilegia leitura, contextualização e produção.
Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica
Abordagem triangular em Arte
Valoriza leitura, contextualização e produção.
Flexibilidade no planejamento
Permite organizar conteúdos de forma autônoma.
Apresenta imagens legíveis
Possibilita problematizações conceituais e contextuais.
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Unidade | Título | Capítulo | Seção | Página |
---|---|---|---|---|
ARTE E DIVERSIDADE | 7 | Arte indígena tradicional e contemporânea | A demarcação de terras indígenas | 126 |
ARTE E DIVERSIDADE | 7 | Arte indígena tradicional e contemporânea | A diversidade das artes indígenas como tradição | 136 |
ARTE E DIVERSIDADE | 7 | Arte indígena tradicional e contemporânea | Avalie o que você aprendeu | 146 |
ARTE E DIVERSIDADE | 7 | Arte indígena tradicional e contemporânea | Decolonialidade ou decolonialismo | 139 |
ARTE E DIVERSIDADE | 7 | Arte indígena tradicional e contemporânea | O projeto Vídeo nas Aldeias e as produções audiovisuais indígenas | 127 |
ARTE E DIVERSIDADE | 7 | Arte indígena tradicional e contemporânea | Os indígenas por eles mesmos | 128 |
ARTE E DIVERSIDADE | 8 | Atuando na sociedade | A formação de um teatro moderno no Brasil | 151 |
ARTE E DIVERSIDADE | 8 | Atuando na sociedade | Avalie o que você aprendeu | 146 |
ARTE E DIVERSIDADE | 8 | Atuando na sociedade | Avalie o que você aprendeu | 167 |
ARTE E DIVERSIDADE | 8 | Atuando na sociedade | Ballroom e o movimento LGBTQIAPN+ | 163 |
ARTE E DIVERSIDADE | 8 | Atuando na sociedade | Cantar para resistir | 159 |
ARTE E DIVERSIDADE | 8 | Atuando na sociedade | O Teatro Experimental do Negro | 153 |
ARTE E DIVERSIDADE | 9 | A arte como ferramenta de transformação social | Arte como intervenção permanente | 170 |
ARTE E DIVERSIDADE | 9 | A arte como ferramenta de transformação social | Arte para questionar | 173 |
ARTE E DIVERSIDADE | 9 | A arte como ferramenta de transformação social | Avalie o que você aprendeu | 167 |
ARTE E DIVERSIDADE | 9 | A arte como ferramenta de transformação social | Avalie o que você aprendeu | 181 |
ARTE E DIVERSIDADE | 9 | A arte como ferramenta de transformação social | Na hora da prova: Enem e vestibulares | 182 |
ARTE E DIVERSIDADE | 9 | A arte como ferramenta de transformação social | Uma arte engajada e feminista | 178 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 10 | Arte na rua | Avalie o que você aprendeu | 201 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 10 | Arte na rua | Das tags ao grafite | 196 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 10 | Arte na rua | Há arte na rua, sim! | 187 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 10 | Arte na rua | O que dizem os muros? | 192 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 11 | Arte e periferia | Avalie o que você aprendeu | 219 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 11 | Arte e periferia | O Hip-Hop africano | 218 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 11 | Arte e periferia | Pulso, andamento e ritmo no corpo | 217 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 11 | Arte e periferia | Rap, um grito de protesto | 211 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 11 | Arte e periferia | Um movimento cultural que nasceu nas ruas: o Hip-Hop | 205 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 11 | Arte e periferia | “Sonhar com as mãos” | 203 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 12 | Arte, consumo e novas materialidades | Avalie o que você aprendeu | 238 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 12 | Arte, consumo e novas materialidades | Na hora da prova: Enem e vestibulares | 239 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 12 | Arte, consumo e novas materialidades | O que é indústria cultural? | 221 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 12 | Arte, consumo e novas materialidades | Ressignificando objetos do cotidiano | 237 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 12 | Arte, consumo e novas materialidades | Um ativismo anticonsumista | 226 |
ARTE PARA REPENSAR A CIDADE | 12 | Arte, consumo e novas materialidades | Uma cultura pop e uma arte pop | 231 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 13 | O patrimônio cultural brasileiro | Avalie o que você aprendeu | 261 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 13 | O patrimônio cultural brasileiro | Cais do Valongo e a Pequena África | 253 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 13 | O patrimônio cultural brasileiro | Memórias de tijolos e afetos de papel | 252 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 13 | O patrimônio cultural brasileiro | O município e a identidade | 249 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 13 | O patrimônio cultural brasileiro | O patrimônio cultural imaterial | 254 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 13 | O patrimônio cultural brasileiro | O que é patrimônio material? | 245 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 13 | O patrimônio cultural brasileiro | Os quilombos e a resistência cultural afro-brasileira | 244 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 14 | A arte popular brasileira | A arte do fazer é memória e vivência | 263 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 14 | A arte popular brasileira | Arte popular: uma arte em constante transformação | 274 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 14 | A arte popular brasileira | Avalie o que você aprendeu | 275 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 14 | A arte popular brasileira | Economia e circulação da arte popular | 270 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 14 | A arte popular brasileira | Regionalismos e materialidade | 268 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 15 | Os ritmos tradicionais estão vivos | Avalie o que você aprendeu | 275 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 15 | Os ritmos tradicionais estão vivos | Avalie o que você aprendeu | 290 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 15 | Os ritmos tradicionais estão vivos | Construindo uma identidade nacional | 280 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 15 | Os ritmos tradicionais estão vivos | Das tradições musicais à indústria fonográfica | 281 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 15 | Os ritmos tradicionais estão vivos | Na hora da prova: Enem e vestibulares | 291 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 15 | Os ritmos tradicionais estão vivos | Nem só de samba e funk vivem as periferias brasileiras | 289 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 15 | Os ritmos tradicionais estão vivos | Os instrumentos da música popular | 278 |
ARTE POPULAR: A HERANÇA VIVA DO BRASIL | 15 | Os ritmos tradicionais estão vivos | Tradições tecnológicas | 286 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 16 | Contracultura e arte | A contracultura na música | 298 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 16 | Contracultura e arte | A contracultura no teatro | 305 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 16 | Contracultura e arte | Avalie o que você aprendeu | 307 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 16 | Contracultura e arte | Na hora da prova: Enem e vestibulares | 291 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 16 | Contracultura e arte | Nina Simone e a luta dos afro-americanos por direitos | 303 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 17 | Da Era dos Festivais às plataformas de vídeo | A Era dos Festivais | 311 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 17 | Da Era dos Festivais às plataformas de vídeo | Avalie o que você aprendeu | 325 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 17 | Da Era dos Festivais às plataformas de vídeo | Canção é poesia? | 321 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 17 | Da Era dos Festivais às plataformas de vídeo | Fazer e ouvir música on-line | 309 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 17 | Da Era dos Festivais às plataformas de vídeo | Mais música para ver | 323 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 17 | Da Era dos Festivais às plataformas de vídeo | Novos caminhos para a música brasileira | 313 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 18 | Inovação e engajamento no cinema | Avalie o que você aprendeu | 325 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 18 | Inovação e engajamento no cinema | Avalie o que você aprendeu | 339 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 18 | Inovação e engajamento no cinema | Momentos da história do cinema | 330 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 18 | Inovação e engajamento no cinema | Na hora da prova: Enem e vestibulares | 340 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 18 | Inovação e engajamento no cinema | O Cinema Novo | 337 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 18 | Inovação e engajamento no cinema | O cinema brasileiro até a década de 1950 | 335 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 18 | Inovação e engajamento no cinema | Proposta de criação – exploração com ângulos e planos | 329 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 18 | Inovação e engajamento no cinema | Um gênero cinematográfico: o documentário | 332 |
O CORPO NA ARTE | 4 | Corpo, representação e representatividade | A beleza clássica | 70 |
O CORPO NA ARTE | 4 | Corpo, representação e representatividade | Avalie o que você aprendeu | 81 |
O CORPO NA ARTE | 4 | Corpo, representação e representatividade | Representações da masculinidade | 66 |
O CORPO NA ARTE | 4 | Corpo, representação e representatividade | White Face and Blonde Hair, de Renata Felinto | 65 |
O CORPO NA ARTE | 5 | Vivenciando o corpo no teatro e na dança | A arte contra o capacitismo | 84 |
O CORPO NA ARTE | 5 | Vivenciando o corpo no teatro e na dança | Avalie o que você aprendeu | 101 |
O CORPO NA ARTE | 5 | Vivenciando o corpo no teatro e na dança | Corpo, memória e dança-teatro | 96 |
O CORPO NA ARTE | 5 | Vivenciando o corpo no teatro e na dança | No teatro e na dança também se pesquisa | 91 |
O CORPO NA ARTE | 5 | Vivenciando o corpo no teatro e na dança | O corpo é pensamento! A biomecânica teatral de Meyerhold | 89 |
O CORPO NA ARTE | 5 | Vivenciando o corpo no teatro e na dança | O ofício de atuar | 85 |
O CORPO NA ARTE | 6 | Misturando linguagens | Avalie o que você aprendeu | 120 |
O CORPO NA ARTE | 6 | Misturando linguagens | Happening e performance | 103 |
O CORPO NA ARTE | 6 | Misturando linguagens | Na hora da prova: Enem e vestibulares | 121 |
O CORPO NA ARTE | 6 | Misturando linguagens | Nossos corpos são fontes sonoras | 116 |
O CORPO NA ARTE | 6 | Misturando linguagens | O espectador também tem corpo! A arte colaborativa no Brasil | 111 |
O CORPO NA ARTE | 6 | Misturando linguagens | Um precursor do happening e da performance na música | 113 |
O CORPO NA ARTE | 6 | Misturando linguagens | Vanguardas europeias nas artes da cena | 108 |
O MUNDO DA ARTE | 1 | Vamos falar das linguagens artísticas | As quatro linguagens da arte | 18 |
O MUNDO DA ARTE | 1 | Vamos falar das linguagens artísticas | Avalie o que você aprendeu | 29 |
O MUNDO DA ARTE | 1 | Vamos falar das linguagens artísticas | Representando um tema sob diferentes pontos de vista | 25 |
O MUNDO DA ARTE | 2 | Vamos falar de música | Avalie o que você aprendeu | 41 |
O MUNDO DA ARTE | 2 | Vamos falar de música | Composição musical | 40 |
O MUNDO DA ARTE | 2 | Vamos falar de música | Criando playlists | 31 |
O MUNDO DA ARTE | 2 | Vamos falar de música | O que são gêneros musicais? | 32 |
O MUNDO DA ARTE | 3 | Vamos falar de dança e de teatro | Avalie o que você aprendeu | 60 |
O MUNDO DA ARTE | 3 | Vamos falar de dança e de teatro | Dança e cotidiano | 44 |
O MUNDO DA ARTE | 3 | Vamos falar de dança e de teatro | Dramaturgia ou dramaturgias? | 52 |
O MUNDO DA ARTE | 3 | Vamos falar de dança e de teatro | Na hora da prova: Enem e vestibulares | 61 |
O MUNDO DA ARTE | 3 | Vamos falar de dança e de teatro | Os elementos de um espetáculo | 50 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 18 | Propostas integradoras | 1. Olhares que transformam | 344 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 18 | Propostas integradoras | 2. O consumismo e o planeta | 350 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 18 | Propostas integradoras | 3. Os filtros da beleza | 356 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 18 | Referências bibliográficas comentadas | 3. Os filtros da beleza | 356 |
ARTE, COMPORTAMENTO E POLÍTICA | 18 | Transcrições | 3. Os filtros da beleza | 356 |
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











Moderna SuperAÇÃO!
Arte; Redação; Português
MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você

Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Sua sala de aula com produção completa e ensino dinâmico
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Magna orci tortor fermentum at eu.
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











Moderna SuperAÇÃO!
Arte; Redação; Português
MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você
Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Sua sala de aula com produção completa e ensino dinâmico
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Magna orci tortor fermentum at eu.
Confira outras obras





Moderna SuperAÇÃO!
Sociologia; História; Geografia; Filosofia

Moderna PLUS
Geografia; História; Filosofia; Sociologia











Moderna SuperAÇÃO!
Arte; Redação; Português
MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento
Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.
Conheça nossos recursos para educadores
ModernAmigos
Central de recursos para o professor, 100% gratuita
Revista Educatrix
Formação para professores
ModernaExplica
Descomplicando o PNLD para você
Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos
conteúdos da Categoria 2?
No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.