Moderna Araribá Conecta – História

6º ANO
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Anos Finais

História com linguagem atual

Propostas investigativas e conteúdos conectados ao presente, que valorizam a construção crítica do conhecimento histórico.

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Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

História integrada e cronológica

Relaciona História do Brasil à História geral em linha do tempo.

Ícone da proposta pedagógica

Reflexão e protagonismo

Estimula o pensamento crítico e o lugar do aluno na História.

Ícone da proposta pedagógica

Leitura e tecnologia

Trabalha leitura e pensamento computacional com o conteúdo histórico.

Conteúdo programático

UNIDADE I – A História e os Seres humanos: tempo e espaço – p. 10

CAPÍTULO 1 – Introdução ao estudo de História – p. 12

O trabalho do historiador – p. 13

As fontes históricas e as interpretações – p. 14

A História e as outras áreas do conhecimento – p. 15

O tempo e a história – p. 16

O tempo medido pelos calendários – p. 17

Outras medidas de tempo – p. 19

Há diversos tempos na história – p. 21

Atividades – p. 22

CAPÍTULO 2 – Origens e dispersão dos Seres humanos – p. 23

O surgimento dos Seres humanos – p. 24

A teoria evolucionista – p. 25

A evolução do Ser humano – p. 26

O gênero Homo – p. 27

Da África para o mundo – p. 28

A chegada dos Seres humanos à América – p. 29

Outros percursos – p. 30

Atividades – p. 31

Ser no mundo – Intervenções urbanas e as disputas pela memória – p. 32



UNIDADE II – Modos de vida e modificações da natureza – p. 34

CAPÍTULO 3 – Os modos de vida dos primeiros grupos humanos – p. 36

A vida no Paleolítico – p. 37

Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte rupestre – p. 38

O período Neolítico – p. 39

Novos modos de viver – p. 40

A Revolução Agrícola – p. 41

Os objetos de cerâmica – p. 42

Os cultivadores modificam as paisagens – p. 43

O surgimento do comércio e das cidades – p. 44

As primeiras cidades – p. 45

A descoberta do uso dos metais – p. 46

O nascimento do Estado e da escrita – p. 47

Atividades – p. 48

CAPÍTULO 4 – Modos de vida na América: povos do atual território brasileiro – p. 49

Os mais antigos habitantes do atual Brasil – p. 50

Os povos dos sambaquis – p. 51

Os povos ceramistas – p. 52

Os sítios de Lagoa Santa e São Raimundo Nonato – p. 53

Integrar conhecimentos: História e Ciências – A megafauna do Quaternário – p. 54

Atividades – p. 55

CAPÍTULO 5 – Modos de vida na América: Mesoamérica e Andes – p. 56

Sociedades da Mesoamérica – p. 57

O mundo dos maias – p. 58

Matemática e Astronomia – p. 59

O declínio das cidades maias – p. 60

Os maias nos dias de hoje – p. 60

Documento – Fontes para o estudo da cultura maia – p. 61

Povos andinos – p. 62

Chavín de Huantar – p. 63

Astecas e incas – p. 64

Atividades – p. 65

Para refletir – Como podemos desenvolver uma relação harmoniosa com a natureza nos tempos de hoje? – p. 66



UNIDADE III – Sociedades antigas do Oriente – p. 68

CAPÍTULO 6 – A terra entre rios – p. 70

Os sumérios – p. 71

Documento – O Estandarte de Ur – p. 72

Os impérios da Mesopotâmia – p. 73

Império Acádio – p. 73

Império Babilônico – p. 73

Império Assírio – p. 74

O novo Império Babilônico – p. 74

A vida na Mesopotâmia – p. 75

A vida nas aldeias – p. 76

A vida nas cidades – p. 77

Uma religião com muitos deuses – p. 78

Atividades – p. 79

CAPÍTULO 7 – Hebreus, fenícios e persas – p. 80

Os hebreus – p. 81

O reino hebreu – p. 82

Os fenícios – p. 83

As cidades-Estado e as colônias fenícias – p. 84

O alfabeto fenício – p. 85

A religião fenícia – p. 85

Os persas – p. 86

O governo de Dario – p. 87

A sociedade persa – p. 88

Lugar e cultura – Costumes persas – p. 88

Atividades – p. 89

CAPÍTULO 8 – A China e a Índia na Antiguidade – p. 90

A antiga civilização chinesa – p. 91

As dinastias – p. 92

A sociedade chinesa – p. 93

Atividades econômicas – p. 94

Documento – Os guerreiros de Xian – p. 95

A antiga civilização indiana – p. 96

A Índia do período védico – p. 97

Atividades – p. 99

Ser no mundo – Identidades em Jerusalém – p. 100



UNIDADE IV – Povos da Antiguidade na África – p. 102

CAPÍTULO 9 – O Egito: a civilização do Nilo – p. 104

A formação do Egito Antigo – p. 105

O faraó e seus colaboradores – p. 106

Viver no Egito Antigo – p. 107

Os ofícios da cidade – p. 108

Homens e mulheres na terra dos faraós – p. 109

A religião – p. 110

O mundo dos mortos – p. 110

A escrita egípcia – p. 111

Documento – O Livro dos Mortos – p. 112

Atividades – p. 114

CAPÍTULO 10 – A Núbia e o Reino de Cuxe – p. 115

Kerma e Napata – p. 116

Napata, a nova capital cuxita – p. 117

A civilização de Méroe – p. 118

O poder das mulheres em Méroe – p. 119

A escrita meroíta – p. 119

Lugar e cultura – Documentos arqueológicos submersos – p. 120

Atividades – p. 121

Para refletir – O que levar em conta ao comparar as formas de registro das sociedades antigas com as das sociedades atuais? – p. 122



UNIDADE V – A Grécia Antiga – p. 124

CAPÍTULO 11 – Sociedade e política na Grécia Antiga – p. 126

A formação da Grécia Antiga – p. 127

A Grécia pós-micênica – p. 128

Esparta – p. 129

A oligarquia espartana – p. 130

Documento – A educação espartana – p. 130

Atenas – p. 131

O sistema democrático – p. 132

As mulheres na Grécia – p. 133

A conquista macedônica – p. 134

A cultura helenística – p. 135

Em debate – O caldeirão cultural mediterrânico – p. 136

Atividades – p. 137

CAPÍTULO 12 – Religião e arte na Grécia Antiga – p. 138

Rituais e festividades religiosas – p. 139

Jogos Olímpicos – p. 139

Os mitos – p. 140

Teatro, escultura e arquitetura – p. 141

A tragédia e a comédia – p. 141

O realismo das esculturas – p. 142

Arquitetura: a dimensão humana dos deuses – p. 142

Integrar conhecimentos: História e Arte – A pintura nos vasos gregos – p. 143

O pensamento filosófico e as ciências – p. 144

Os principais filósofos gregos – p. 145

História e medicina – p. 146

Atividades – p. 147

Ser no mundo – O que é o belo? – p. 148



UNIDADE VI – Roma Antiga – p. 150

CAPÍTULO 13 – Formação e expansão de Roma – p. 152

A monarquia (753 a.C.-509 a.C.) – p. 153

Camadas sociais – p. 153

A república (509 a.C.-27 a.C.) – p. 154

Nova ordem política – p. 154

A voz dos plebeus – p. 155

A expansão territorial – p. 156

Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mediterrâneo: encruzilhada de civilizações – p. 157

Consequências da expansão – p. 158

Em debate – Escravidão e trabalho livre na Roma Antiga – p. 159

A outra face das conquistas – p. 160

O exército e seus líderes – p. 161

Atividades – p. 162

CAPÍTULO 14 – A Roma imperial – p. 163

O Império Romano (27 a.C.-476 d.C.) – p. 164

Integrar conhecimentos: História e Geografia – A ideia de territorialidade na Roma imperial – p. 165

Mulheres e crianças na Roma Antiga – p. 166

Cultura e entretenimento – p. 167

Documento – Sêneca e os gladiadores – p. 167

O cristianismo – p. 168

Crença e ensinamentos – p. 168

De crença perseguida à religião oficial do Império Romano – p. 169

O declínio do Império Romano – p. 170

Aumento dos tributos e inflação – p. 170

A crise política e a nova forma de governo – p. 171

A queda de Roma – p. 172

Atividades – p. 173

CAPÍTULO 15 – O mundo bizantino – p. 174

O Império Bizantino – p. 175

A sociedade bizantina – p. 176

Rupturas na cristandade – p. 177

Integrar conhecimentos: História e Arte – O mosaico bizantino e a doutrina cristã – p. 178

Atividades – p. 179

Para refletir – Qual é a relação entre a Antiguidade Clássica e o mundo ocidental? – p. 180



UNIDADE VII – O nascimento do mundo medieval – p. 182

CAPÍTULO 16 – Os reinos germânicos – p. 184

Os povos germânicos – p. 185

Chefes guerreiros – p. 185

O encontro de diferentes culturas – p. 186

O Reino Franco – p. 187

Carlos Magno e o Império Carolíngio – p. 188

Lugar e cultura – A tradição medieval nas Cavalhadas do Brasil – p. 190

Atividades – p. 191

CAPÍTULO 17 – O nascimento do islamismo e o Império Muçulmano – p. 192

Os povos da Arábia – p. 193

A importância de Meca – p. 194

Maomé e o surgimento do islã – p. 195

Em direção a Medina – p. 196

O Império Muçulmano – p. 197

Os califados: expansão e conquista – p. 198

A expansão turco-otomana – p. 199

A importância do comércio no Império Muçulmano – p. 200

Cultura e ciências no mundo muçulmano – p. 201

Lugar e cultura – A mulher no islã – p. 202

Atividades – p. 203

Ser no mundo – Islamismo hoje – p. 204



UNIDADE VIII – O feudalismo e a Baixa Idade Média – p. 206

CAPÍTULO 18 – O feudalismo – p. 208

A sociedade feudal – p. 209

Os leigos – p. 210

Os clérigos – p. 212

Viver na Europa feudal – p. 213

Vida cotidiana e diferentes formas de entretenimento – p. 213

As vestimentas – p. 214

Moradias: casas e castelos – p. 214

As mulheres no mundo feudal – p. 215

Em debate – Servidão, escravidão, trabalho livre – p. 216

Atividades – p. 217

CAPÍTULO 19 – A Baixa Idade Média – p. 218

O crescimento da produção agrícola – p. 219

Rotação trienal de culturas – p. 220

O aumento populacional – p. 220

O crescimento das cidades – p. 221

Mercados, feiras e produtos do comércio – p. 222

Mestres, companheiros a aprendizes – p. 223

O poder da Igreja – p. 224

Os poderes político e espiritual – p. 225

As Cruzadas – p. 226

Documento – As Cruzadas na visão de cristãos e de árabes – p. 227

Fome, peste, rebelião – p. 228

A fome entre a população – p. 228

A peste negra – p. 229

As revoltas populares – p. 230

O medo da morte – p. 231

O fim do feudalismo – p. 231

A centralização monárquica – p. 232

Atividades – p. 233

Para refletir – O mundo árabe e o mundo ocidental são, realmente, incompatíveis? – p. 234



Referências bibliográficas comentadas – p. 236

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Conteúdo programático

UNIDADE I – Reinos e povos da África – p. 10

CAPÍTULO 1 – Os reinos do Sahel – p. 12

O Reino de Gana – p. 13

A presença do islã em Gana – p. 14

O Império do Mali – p. 15

Diversos povos e um rico comércio – p. 15

As cidades de Timbuctu e Djenné – p. 16

Lugar e cultura – A tradição oral – p. 17

O comércio caravaneiro – p. 18

Rotas do comércio transaariano e transaheliano – p. 19

Em debate – Os contatos intercontinentais – p. 22

Atividades – p. 23

CAPÍTULO 2 – Povos iorubás e bantos – p. 24

Os reinos iorubás – p. 25

Documento – Estatuetas e a arte dos iorubás – p. 26

A diversidade dos povos bantos – p. 27

O Reino do Congo – p. 28

Atividades – p. 29

Ser no mundo – Quilombolas brasileiros visitam a África – p. 30



UNIDADE II – A Europa moderna em formação – p. 32

CAPÍTULO 3 – O Renascimento – p. 34

Uma nova visão de mundo – p. 35

O Humanismo – p. 36

O espírito científico – p. 37

Integrar conhecimentos: História e Ciências – A vida de Galileu – p. 38

A difusão de novas ideias – p. 40

Perseguições e redes de apoio – p. 40

A arte do Renascimento – p. 41

Inovações da arte renascentista – p. 42

A pintura renascentista – p. 43

Outros expoentes do Renascimento – p. 44

Integrar conhecimentos: História e Arte – A cultura greco-romana na arte renascentista – p. 45

Atividades – p. 46

CAPÍTULO 4 – A Reforma protestante e a Contrarreforma – p. 47

Lutero e o início da Reforma – p. 48

A doutrina luterana – p. 48

Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte do luteranismo – p. 49

Os seguidores de Calvino – p. 50

A Igreja anglicana – p. 50

A Contrarreforma – p. 51

Instrumentos da Contrarreforma – p. 52

O Tribunal do Santo Ofício – p. 53

A Contrarreforma na arte: o Barroco – p. 54

Atividades – p. 55

CAPÍTULO 5 – O Estado absolutista e o mercantilismo – p. 56

A centralização monárquica – p. 57

O absolutismo – p. 58

Teóricos do absolutismo – p. 59

Diferentes formas de pensar o absolutismo – p. 60

O mercantilismo – p. 61

A acumulação de riquezas – p. 62

Diferentes caminhos – p. 63

Em debate – Mercantilismo como transição para o capitalismo ou capitalismo comercial? – p. 64

Atividades – p. 65

Para refletir – Como se deu a construção da ideia de “modernidade” e de ciência moderna? – p. 66



UNIDADE III – América: terra de muitos povos – p. 68

CAPÍTULO 6 – Os astecas – p. 70

A formação do Império Asteca – p. 71

Organização econômica e social – p. 72

Lugar e cultura – Alimentos da América para o mundo – p. 73

Uma sociedade guerreira – p. 74

Documentos preciosos: os códices – p. 75

A educação de crianças no Império Asteca – p. 76

A religião asteca – p. 77

Os calendários astecas – p. 77

Documento – Cultura material – p. 78

Atividades – p. 79

CAPÍTULO 7 – Os incas – p. 80

Tahuantinsuyu: o Império Inca – p. 81

A sociedade incaica – p. 82

A cidade de Machu Picchu – p. 83

Mumificação dos mortos – p. 84

Técnica e ciência na sociedade inca – p. 86

A metalurgia – p. 87

A astronomia – p. 87

Os quipos – p. 88

Atividades – p. 89

Ser no mundo – Patrimônio, identidade e preservação no México – p. 90



UNIDADE IV – A conquista e a resistência na América – p. 92

CAPÍTULO 8 – Expansão marítima europeia – p. 94

Mares nunca antes navegados – p. 95

Portugal conquista os mares – p. 96

Navegando em direção às Índias – p. 96

Os portugueses chegam às terras do atual Brasil – p. 97

As viagens marítimas espanholas – p. 98

Percursos e objetivos – p. 99

O Tratado de Tordesilhas – p. 100

Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mapa-múndi de Waldseemüller – p. 101

Atividades – p. 102

CAPÍTULO 9 – Espanhóis na América – p. 103

A conquista do Caribe – p. 104

No início, as alianças – p. 105

No fim, o extermínio – p. 105

A destruição do Império Asteca – p. 106

A tomada de Tenochtitlán – p. 107

Documento – As ideias de Bartolomé de Las Casas – p. 108

A destruição do Império Inca – p. 109

A resistência indígena – p. 110

Atividades – p. 111

CAPÍTULO 10 – Portugueses na América – p. 112

Primeiros contatos entre indígenas e portugueses – p. 113

Organização das famílias indígenas – p. 113

A guerra na cultura Tupi – p. 114

Lugar e cultura – O contato com o “outro” – p. 115

O valioso pau-brasil – p. 116

Documento – Mapa Terra Brasilis – p. 117

Formas de resistência indígena – p. 118

Resistência Tupinambá – p. 119

Resistência Guaicuru – p. 120

Atividades – p. 121

Para refletir – Qual é a relação entre o conceito de modernidade e o eurocentrismo? – p. 122



UNIDADE V – A colonização da América – p. 124

CAPÍTULO 11 – A colonização inglesa na América – p. 126

A fase comercial da exploração da América do Norte – p. 127

A formação das treze colônias – p. 128

Relação entre indígenas e colonos – p. 129

Lugar e cultura – Dia de Ação de Graças.. 129

As colônias do norte e do centro e as colônias do sul – p. 130

A autonomia das treze colônias – p. 131

O comércio triangular – p. 131

A presença de pessoas escravizadas – p. 132

Atividades – p. 133

CAPÍTULO 12 – A colonização espanhola na América – p. 134

A administração colonial – p. 135

As principais atividades econômicas – p. 136

A mão de obra indígena – p. 137

Documento – O trabalho nas minas de prata – p. 138

A sociedade colonial – p. 139

Vice-reinos – p. 140

Nas Antilhas – p. 140

Relações entre diferentes culturas – p. 141

Atividades – p. 142

CAPÍTULO 13 – A colonização portuguesa na América – p. 143

O início da colonização – p. 144

O cultivo da cana – p. 144

Colonização e escravização – p. 146

A administração da colônia – p. 147

Em debate – Reconstruindo as capitanias hereditárias – p. 148

Atividades – p. 149

Ser no mundo – Identidades latino-americanas – p. 150



UNIDADE VI – A economia açucareira – p. 152

CAPÍTULO 14 – O principal negócio da colônia – p. 154

A organização da produção açucareira – p. 155

Engenho: o complexo do açúcar – p. 156

A vida nos engenhos – p. 157

Os escravizados – p. 157

Os senhores de engenho – p. 158

Trabalhadores livres – p. 158

Os lavradores de cana – p. 159

Escravidão e resistência – p. 160

Identidade cultural – p. 161

Religiosidade e resistência – p. 161

Em debate – Diferentes visões sobre a escravidão – p. 162

Nem só de açúcar vivia a colônia – p. 163

A criação de gado – p. 163

Tabaco e algodão – p. 163

A produção de alimentos – p. 164

As especiarias do sertão – p. 164

Atividades – p. 165

CAPÍTULO 15 – Os holandeses no Nordeste – p. 166

Em busca do domínio do Atlântico – p. 167

Espanha e Holanda: domínio e guerra – p. 168

Da Bahia a Pernambuco – p. 168

O domínio holandês na América portuguesa – p. 169

Integrar conhecimentos: História e Arte – A invasão holandesa representada no teatro – p. 170

O fim do domínio holandês – p. 171

As guerras de expulsão – p. 171

Documento – O “indígena selvagem” na pintura de Eckhout – p. 172

Os franceses buscam espaço na América – p. 173

O mundo atlântico – p. 174

Atividades – p. 175

Para refletir – Por que é difícil comparar as formas de escravidão em diferentes períodos da História? – p. 176



UNIDADE VII – A expansão da América portuguesa – p. 178

CAPÍTULO 16 – Os jesuítas na América portuguesa – p. 180

A catequização dos indígenas – p. 181

Os aldeamentos jesuítas – p. 181

O impacto para os indígenas – p. 182

Os conflitos entre jesuítas e colonos – p. 183

A Colônia de Sacramento – p. 184

A educação jesuítica no Brasil colônia – p. 185

Atividades – p. 186

CAPÍTULO 17 – A expansão para o interior – p. 187

A pecuária – p. 188

A pecuária no sul da colônia – p. 188

Bandeiras e monções – p. 189

Rumo ao interior da colônia – p. 190

O movimento das monções – p. 191

Documento – Os bandeirantes na pintura histórica do Brasil – p. 192

Assimilação de conhecimentos indígenas – p. 193

O “ressurgimento” dos indígenas no Brasil – p. 194

Etnogênese no Brasil – p. 195

Atividades – p. 196

CAPÍTULO 18 – A crise no Império e as rebeliões na colônia – p. 197

A América portuguesa no fim do século XVII – p. 198

A crise econômica do Império Português – p. 199

O aumento do controle metropolitano – p. 200

O exclusivo metropolitano – p. 201

Os colonos reagem ao controle comercial – p. 202

A Revolta de Beckman (1684-1685) – p. 202

A Revolta do Maneta (1711) – p. 203

A Guerra dos Mascates (1710-1711) – p. 203

Lugar e cultura – O Estado do Grão-Pará e o Estado do Brasil – p. 204

Atividades – p. 205

Ser no mundo – A educação indígena nos dias atuais – p. 206



UNIDADE VIII – A mineração no Brasil colonial – p. 208

CAPÍTULO 19 – A exploração de ouro e diamante – p. 210

Disputas nas terras do ouro – p. 211

O aumento do controle metropolitano – p. 212

A distribuição de datas – p. 213

A cobrança de impostos – p. 214

Descoberta e exploração dos diamantes – p. 216

Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mineração e degradação ambiental – p. 217

Atividades – p. 218

CAPÍTULO 20 – A sociedade mineradora – p. 219

Os indígenas que viviam nas Minas – p. 220

Recorrendo à justiça colonial – p. 220

A elite e as camadas intermediárias – p. 221

Africanos escravizados e libertos – p. 222

O cotidiano nas cidades mineiras – p. 223

As irmandades religiosas – p. 223

O Barroco nas Minas Gerais – p. 224

Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte barroca – p. 225

Atividades – p. 226

CAPÍTULO 21 – Novas configurações na colônia – p. 227

Urbanização e necessidade de abastecimento – p. 228

Em direção à região das Minas – p. 229

O papel dos tropeiros – p. 229

Integrar conhecimentos: História e Geografia – Rotas comerciais – p. 230

A diversificação da economia mineira – p. 231

Vida cultural na colônia – p. 232

Atividades – p. 233

Para refletir – A dinâmica do tráfico de escravizados foi sempre a mesma ao longo de sua existência? – p. 234



Referências bibliográficas comentadas – p. 236

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Conteúdo programático

UNIDADE I – Revoluções na Inglaterra – p. 10

CAPÍTULO 1 – As revoluções políticas – p. 12

Os monarcas absolutistas – p. 13

A Revolução Puritana – p. 14

A república de Cromwell – p. 15

A Revolução Gloriosa – p. 16

Documento – A Declaração de Direitos – p. 17

Mudanças na Inglaterra – p. 18

A modernização da agricultura – p. 18

Abundância de carvão e ferro – p. 19

Atividades – p. 20

CAPÍTULO 2 – A Revolução Industrial e as mudanças na sociedade – p. 21

Do artesanato à maquinofatura – p. 22

A mecanização da indústria – p. 23

Uma nova sociedade – p. 24

O trabalhador no sistema industrial – p. 25

Moradias precárias na cidade – p. 26

Os impactos ambientais da industrialização – p. 27

As agressões ao meio ambiente persistem – p. 28

A organização da classe operária – p. 30

Os “quebradores de máquinas” – p. 30

A hora dos sindicatos – p. 31

Documento – O trabalho das crianças – p. 32

Atividades – p. 33

CAPÍTULO 3 – Os impactos da Revolução Industrial – p. 34

Circulação de povos, mercadorias e culturas – p. 35

As ferrovias – p. 35

Navios a vapor – p. 36

Telégrafo – p. 36

Circulação de pessoas – p. 37

Integrar conhecimentos: História e Geografia – A Revolução Industrial e o espaço geográfico – p. 38

Atividades – p. 39

Ser no mundo – Importando costumes – p. 40



UNIDADE II – O Iluminismo, a independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa – p. 42

CAPÍTULO 4 – O Iluminismo e a independência dos Estados Unidos – p. 44

O pensamento iluminista – p. 45

Mudanças políticas, sociais e econômicas – p. 45

Os filósofos das Luzes – p. 46

Documento – A divisão de poderes – p. 47

O liberalismo econômico – p. 48

Luzes na educação – p. 49

Literatura iluminista – p. 50

O despotismo esclarecido – p. 51

Estados Unidos: independência – p. 52

Os colonos reagem – p. 53

A Declaração de Independência – p. 54

Participação política para poucos – p. 54

Atividades – p. 55

CAPÍTULO 5 – A Revolução Francesa – p. 56

Às vésperas da revolução – p. 57

A convocação dos Estados Gerais – p. 58

O processo revolucionário – p. 59

A monarquia constitucional – p. 59

Nasce a república francesa – p. 60

A Convenção Nacional e os grupos políticos – p. 61

Os rumos da revolução – p. 62

O Terror – p. 63

A caminho do fim – p. 64

Palavras da revolução – p. 65

Em debate – As mulheres-soldados – p. 66

O cotidiano na França revolucionária – p. 68

A família francesa – p. 68

As mulheres na França revolucionária – p. 69

Algumas heranças da revolução – p. 70

Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte da revolução – p. 71

Atividades – p. 72

Para refletir – Quais são as heranças do Iluminismo e do liberalismo no mundo de hoje? – p. 74



UNIDADE III – A era de Napoleão e as independências na América – p. 76

CAPÍTULO 6 – O Império Napoleônico e a Revolução de São Domingo – p. 78

Napoleão chega ao poder – p. 79

Documento – Representações de Napoleão – p. 80

O Império Napoleônico – p. 82

Batalhas no continente europeu – p. 83

O governo dos cem dias – p. 84

A independência do Haiti – p. 85

O levante dos jacobinos negros – p. 86

Em debate – Como explicar o Haiti? – p. 87

Atividades – p. 88

CAPÍTULO 7 – Independências na América espanhola – p. 89

Agitação política nas colônias – p. 90

Independência no México – p. 91

As independências na América Central – p. 92

As independências na América do Sul – p. 93

Projetos para o futuro – p. 94

E depois da independência? – p. 95

Indígenas e africanos na América independente – p. 96

Os africanos na América independente – p. 97

Lugar e cultura – Ser negro no Uruguai: cultura e preconceito – p. 98

Atividades – p. 99

Ser no mundo – O Dia da Bandeira no Haiti – p. 100



UNIDADE IV – A independência do Brasil e o Primeiro Reinado – p. 102

CAPÍTULO 8 – A crise do sistema colonial no Brasil – p. 104

A crise portuguesa se aprofunda – p. 105

Tentativas de superação da crise – p. 106

A Conjuração Mineira – p. 107

A revolta que não se concretizou – p. 108

Em debate – Tiradentes: a construção de um mito – p. 109

A Conjuração Baiana – p. 110

Documento – Boletins sediciosos da Conjuração Baiana – p. 111

Atividades – p. 112

CAPÍTULO 9 – Brasil independente – p. 113

A vinda da família real para o Brasil – p. 114

Em terras brasileiras – p. 115

Uma nova dignidade ao Brasil – p. 117

A Revolução Pernambucana – p. 118

A volta de D. João VI a Portugal – p. 119

A Proclamação da Independência – p. 120

Atividades – p. 122

CAPÍTULO 10 – O Primeiro Reinado – p. 123

Nem todos queriam a independência – p. 124

A Assembleia Constituinte de 1823 – p. 125

A Constituição de 1824 – p. 126

As disputas políticas no Primeiro Reinado – p. 127

Conflitos entre as elites – p. 127

A formação do Estado nacional – p. 128

Nova revolta em Pernambuco – p. 129

A crise econômica e política – p. 130

A abdicação de D. Pedro I – p. 130

Atividades – p. 131

Para refletir – A política indigenista brasileira do século XIX, após a independência, respeitava os costumes e as tradições dos povos indígenas? – p. 132



UNIDADE V – Revoluções e novas teorias políticas do século XIX – p. 134

CAPÍTULO 11 – Revoluções e unificações na Europa – p. 136

Revoluções liberais do século XIX – p. 137

O século das revoluções – p. 137

Lugar e cultura – O Romantismo e a revolução – p. 138

A unificação da Itália – p. 141

De norte a sul da península – p. 141

A formação da Alemanha – p. 142

Guerra pela unificação – p. 143

Atividades – p. 144

CAPÍTULO 12 – A Europa industrial e os trabalhadores – p. 145

A expansão da industrialização na Europa – p. 146

A valorização do mundo técnico-científico – p. 147

A primeira exposição universal – p. 147

Algumas teorias científicas do século XIX – p. 148

Darwinismo social – p. 149

Lugar e cultura – A arte realista – p. 150

Novas teorias políticas – p. 151

O socialismo de Marx e Engels – p. 152

O que é anarquismo? – p. 153

A Comuna de Paris – p. 155

Atividades – p. 156

Ser no mundo – O cotidiano do trabalho nas tirinhas – p. 158



UNIDADE VI – A era do imperialismo – p. 160

CAPÍTULO 13 – A Segunda Revolução Industrial – p. 162

O mundo se transforma – p. 163

As potências mundiais se modernizam – p. 164

Trabalho e vida nas cidades – p. 165

Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mutilações e deformidades físicas causadas pelo trabalho – p. 165

A pobreza nas grandes cidades – p. 166

A transformação dos centros urbanos – p. 167

A Belle Époque – p. 168

Inspiração para artistas – p. 168

A arte de vanguarda – p. 169

O nascimento do cinema – p. 171

Atividades – p. 173

CAPÍTULO 14 – O capital financeiro e a expansão imperialista na África, na Índia e na China – p. 174

A era do capital financeiro – p. 175

A expansão imperialista na África – p. 176

Características da colonização na África – p. 176

O império colonial britânico na África – p. 177

Os franceses na África – p. 178

Portugueses, belgas e alemães – p. 179

A resistência africana à dominação imperialista – p. 182

Em debate – A resistência organizada pelos povos africanos – p. 184

O domínio imperialista na Índia e na China – p. 185

A expansão imperialista na China – p. 186

Lugar e cultura – Os samurais e a aproximação do Japão ao Ocidente – p. 187

Atividades – p. 189

Para refletir – Quais são as relações entre o imperialismo e o empobrecimento da África atual? – p. 190



UNIDADE VII – Brasil: da Regência ao Segundo Reinado – p. 192

CAPÍTULO 15 – O período regencial (1831-1840) – p. 194

As regências – p. 195

A Regência Una – p. 196

As revoltas regenciais – p. 197

A Sabinada (Bahia, 1837) – p. 197

A Revolta dos Malês (Salvador, 1835) – p. 198

A Balaiada (Maranhão, 1838-1841) – p. 199

A Cabanagem (Grão-Pará, 1835-1840) – p. 200

As Rusgas Cuiabanas (Mato Grosso, 1834) – p. 200

A Guerra dos Farrapos (Rio Grande do Sul, 1835-1845) – p. 201

Em debate – Os lanceiros negros na Revolução Farroupilha – p. 202

Atividades – p. 203

CAPÍTULO 16 – O Segundo Reinado – p. 204

As forças políticas – p. 205

O “parlamentarismo à brasileira” – p. 206

A “Primavera dos Povos” no Brasil – p. 207

A Guerra do Paraguai (1864-1870) – p. 208

Resultados do conflito – p. 209

Em debate – Versões da Guerra do Paraguai – p. 210

A expansão cafeeira no Segundo Reinado – p. 212

A caminho do Oeste Paulista – p. 213

Outras atividades econômicas durante o Segundo Reinado – p. 214

Atividades – p. 215

CAPÍTULO 17 – O fim da escravidão no Brasil – p. 216

A pressão contra o tráfico – p. 217

A extinção do tráfico de escravizados – p. 218

Os efeitos do fim do tráfico – p. 218

Abolição lenta e gradual – p. 219

Antes e depois da abolição – p. 220

A monarquia com os dias contados – p. 220

Lei de Terras – p. 221

Em debate – Vozes negras – p. 223

Os imigrantes no Brasil – p. 224

Políticas de imigração – p. 225

Lugar e cultura – As mulheres no Brasil do século XIX – p. 226

Atividades – p. 227

Ser no mundo – A construção da identidade nacional no Brasil: cultura popular e erudita – p. 228



UNIDADE VIII – A expansão dos Estados Unidos no século XIX – p. 230

CAPÍTULO 18 – A expansão para o Oeste e a Guerra de Secessão – p. 232

A formação de um país – p. 233

Território e identidade – p. 234

Expulsão dos antigos donos – p. 234

Integrar conhecimentos: História e Geografia – A retração dos territórios indígenas – p. 235

A Guerra de Secessão – p. 236

A caminho da guerra civil – p. 237

A “casa” dividida – p. 238

Segregação racial – p. 239

Documento – A fotografia de guerra – p. 240

Atividades – p. 241

CAPÍTULO 19 – Crescimento econômico e imperialismo – p. 242

O crescimento econômico estadunidense – p. 243

A “terra da liberdade e das oportunidades” – p. 244

Lugar e cultura – Imigrantes nos Estados Unidos – p. 245

Urbanização acelerada – p. 246

A relação dos Estados Unidos com os países da América Latina – p. 247

A política do Big Stick – p. 248

O caso cubano – p. 249

O canal do Panamá – p. 250

Atividades – p. 251

Para refletir – Por que o problema da imigração é tão sério e complexo no mundo contemporâneo? – p. 252



Referências bibliográficas comentadas – p. 254

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Conteúdo programático

UNIDADE I – A república chega ao Brasil – p. 10

CAPÍTULO 1 – Uma república em construção – p. 12

A emergência da república – p. 13

Os conflitos com a Igreja – p. 14

A Questão Militar – p. 14

A desconfiança de setores da sociedade – p. 15

O golpe de 15 de novembro – p. 15

A República da Espada – p. 16

A crise econômica e o fim da República da Espada – p. 17

A República Oligárquica – p. 18

A Política dos Governadores e o coronelismo – p. 18

O poder das oligarquias – p. 19

A proteção ao café – p. 19

Em debate – O ideal de unidade nacional e as contradições regionais – p. 20

Os conflitos no campo – p. 21

A Guerra de Canudos – p. 21

A Guerra do Contestado – p. 23

O cangaço – p. 25

Atividades – p. 26

CAPÍTULO 2 – Industrialização e urbanização na Primeira República – p. 27

Os imigrantes – p. 28

As reformas urbanas – p. 29

Integrar conhecimentos: História e Geografia – As reformas urbanas no Rio de Janeiro e em Salvador – p. 30

A luta pela cidadania – p. 32

A Revolta da Vacina – p. 32

A Revolta da Chibata – p. 33

A organização dos movimentos negros no pós-abolição – p. 34

Em debate – A inserção dos ex-escravizados na sociedade brasileira após a abolição – p. 35

Trabalhadores e trabalhadoras se organizam – p. 36

A greve geral de 1917 – p. 37

O Modernismo – p. 38

A Semana de 1922 – p. 38

Atividades – p. 39

Ser no mundo – Samba e identidade – p. 40



UNIDADE II – A grande guerra e a Revolução Russa – p. 42

CAPÍTULO 3 – A Primeira Guerra Mundial – p. 44

Guerra à vista – p. 45

Eclode a guerra – p. 46

O conflito – p. 47

Documento – A vida no campo de batalha – p. 48

A guerra a caminho do fim – p. 49

A entrada dos Estados Unidos – p. 49

A paz dos vencedores – p. 50

Tecnologia da destruição – p. 51

O mundo após a guerra – p. 52

Em debate – As mulheres e a guerra – p. 53

Os homenageados e os esquecidos – p. 54

Atividades – p. 55

CAPÍTULO 4 – A Revolução Russa – p. 56

Um país de contrastes e conflitos – p. 57

O Domingo Sangrento e a Revolução de 1905 – p. 58

A Rússia na Primeira Guerra Mundial – p. 59

A Revolução – p. 60

A guerra civil e o comunismo de guerra – p. 61

A Nova Política Econômica – p. 62

Em debate – A construção do conhecimento histórico sobre a Revolução Russa – p. 63

A ditadura stalinista – p. 64

A arte na União Soviética – p. 65

O realismo socialista – p. 66

Atividades – p. 67

Para refletir – A Primeira Guerra Mundial foi decorrência do desenvolvimento do capitalismo? – p. 68



UNIDADE III – O período entreguerras e a Segunda Guerra – p. 70

CAPÍTULO 5 – O mundo em crise: recessão e totalitarismo – p. 72

A quebra da Bolsa de Nova York – p. 73

As consequências da quebra – p. 74

A economia se recupera: o New Deal – p. 75

O totalitarismo na Europa – p. 76

A ascensão do fascismo na Itália – p. 77

Na Alemanha: antecedentes – p. 78

O Partido Nazista na Alemanha – p. 79

Os nazistas no poder – p. 80

Em debate – O regime nazista e as pessoas com deficiência – p. 81

Atividades – p. 82

CAPÍTULO 6 – A Segunda Guerra Mundial – p. 83

O caminho sem volta – p. 84

A invasão da Polônia: o início da guerra – p. 85

O avanço do Eixo – p. 86

A invasão da União Soviética – p. 87

A ofensiva aliada – p. 88

A última fase da guerra – p. 89

Documento – A destruição de Hiroshima – p. 90

O cotidiano dos civis durante a guerra – p. 92

O mundo depois da guerra – p. 93

A Organização das Nações Unidas – p. 94

Atividades – p. 95

Ser no mundo – A Carta dos Direitos Humanos – p. 96



UNIDADE IV – A Era Vargas – p. 98

CAPÍTULO 7 – O fim da República Oligárquica – p. 100

O movimento de 1930 – p. 101

Os caminhos da revolução – p. 102

Em debate – Revolução de 1930? – p. 103

A Constituição de 1934 – p. 104

Lugar e cultura – A conquista do voto feminino – p. 105

Integralistas e comunistas – p. 106

Atividades – p. 107

CAPÍTULO 8 – O Estado Novo – p. 108

Tem início o Estado Novo – p. 109

O crescimento da economia – p. 109

Intervenção estatal – p. 109

O Estado Novo e o trabalhismo – p. 110

Repressão, violência e tortura – p. 111

A construção da identidade nacional – p. 112

Integrar conhecimentos: História e Arte – Arte nacionalista – p. 113

Os indígenas: raízes da brasilidade – p. 114

A propaganda política – p. 115

O cinema e o rádio – p. 115

Atividades – p. 116

CAPÍTULO 9 – O retorno à democracia – p. 117

O fim do Estado Novo – p. 118

As eleições e o governo de Dutra – p. 119

Vargas volta ao poder – p. 120

A nacionalização do petróleo – p. 121

O fim do governo de Vargas – p. 122

Documento – O cortejo de Getúlio – p. 122

Atividades – p. 123

Para refletir – Quais seriam as semelhanças e as diferenças entre o Estado Novo e os regimes totalitários europeus? – p. 124



UNIDADE V – O mundo bipolar – p. 126

CAPÍTULO 10 – A Guerra Fria – p. 128

Capitalistas × comunistas – p. 129

De um lado, Estados Unidos; de outro, União Soviética – p. 129

Alemanha dividida – p. 130

O endurecimento no bloco socialista – p. 131

A histeria anticomunista – p. 132

Integrar conhecimentos: História e Ciências – A Guerra Fria e a ciência – p. 133

Atividades – p. 134

CAPÍTULO 11 – Reformas e revoluções – p. 135

A Europa na Guerra Fria – p. 136

Estado regulamentador e forte – p. 136

Maio de 1968: protesto no mundo capitalista – p. 137

Revolução Húngara: contestação no bloco comunista – p. 137

A luta das mulheres e dos negros – p. 138

Documento – A luta por direitos civis – p. 139

A revolução socialista na China – p. 140

A Guerra da Coreia – p. 141

A Guerra do Vietnã – p. 142

A Revolução Cubana – p. 143

Atividades – p. 144

CAPÍTULO 12 – A questão judaico-palestina – p. 145

A criação do Estado de Israel – p. 146

A disputa pela Palestina – p. 147

Desafios para a paz – p. 147

Integrar conhecimentos: Ciências e Geografia – Pandemia e vacinas na Faixa de Gaza – p. 148

Atividades – p. 149

Ser no mundo – Convivência entre palestinos e israelenses – p. 150



UNIDADE VI – As independências na África e na Ásia – p. 152

CAPÍTULO 13 – Os processos de independência na África – p. 154

A crise do colonialismo – p. 155

O pan-africanismo: uma conquista ideológica – p. 156

As lutas pela independência na África – p. 157

O caso do Quênia – p. 157

A África Ocidental Francesa – p. 158

As independências das colônias portuguesas – p. 159

A independência de Angola – p. 159

Desafios após as independências – p. 160

Integrar conhecimentos: História e Geografia – Migrações africanas na atualidade – p. 161

O apartheid na África do Sul – p. 162

A resistência e o fim do apartheid – p. 163

Atividades – p. 164

CAPÍTULO 14 – Independências na Ásia – p. 165

Independências no Oriente Médio – p. 166

A Índia e a desobediência civil – p. 167

A conquista da independência e os conflitos internos – p. 168

Lugar e cultura – Cultura e identidade na Índia – p. 169

A Indonésia: de colonizada a colonizadora – p. 170

Timor Leste – p. 170

A conferência de Bandung – p. 171

Desdobramentos de Bandung – p. 172

Atividades – p. 173

Para refletir – Os processos de independência política da África foram acompanhados de autonomia econômica? – p. 174



UNIDADE VII – Democracia e ditadura na América do Sul – p. 176

CAPÍTULO 15 – Brasil: dos “anos dourados” à ditadura – p. 178

O desenvolvimentismo – p. 179

A construção de Brasília – p. 179

Desigualdades regionais – p. 180

As desigualdades sociais continuaram a existir – p. 180

Documento – Os candangos – p. 181

O breve governo de Jânio Quadros – p. 182

A renúncia de Jânio Quadros – p. 183

A crise sucessória e a Campanha da Legalidade – p. 183

O governo de Jango – p. 184

A mobilização popular e as Ligas Camponesas – p. 184

A ditadura civil-militar – p. 185

A democracia acuada – p. 186

A “linha dura” chega ao poder – p. 187

Ato Institucional nº 5 – p. 188

O governo de Médici – p. 189

Atividades – p. 190

CAPÍTULO 16 – Brasil: a resistência à ditadura e a redemocratização – p. 191

O movimento estudantil – p. 192

Cantando a revolução – p. 193

O teatro – p. 194

O Cinema Novo – p. 195

Os movimentos negros e populares na ditadura – p. 196

As mobilizações sociais e a conquista de direitos – p. 196

Os indígenas na ditadura – p. 197

O processo de abertura e o fim da ditadura – p. 198

O crescimento da oposição – p. 198

Novas mobilizações – p. 199

Lei da Anistia – p. 199

O fim da ditadura – p. 200

O restabelecimento da ordem democrática – p. 200

Atividades – p. 201

CAPÍTULO 17 – Ditaduras na América do Sul – p. 202

Regimes militares e Guerra Fria – p. 203

Sob a ditadura – p. 204

Paraguai – p. 204

Uruguai – p. 205

Chile – p. 206

Argentina – p. 207

Em debate – A herança das ditaduras na América do Sul – p. 208

Atividades – p. 209

Ser no mundo – A ditadura civil-militar no Brasil e os povos do campo – p. 210



UNIDADE VIII – O mundo globalizado – p. 212

CAPÍTULO 18 – A desagregação do mundo socialista – p. 214

Processos de abertura na União Soviética – p. 215

Crise e fim do socialismo no Leste Europeu – p. 216

A queda do Muro de Berlim – p. 217

Documento – A queda do símbolo da Guerra Fria – p. 218

A desagregação da Iugoslávia – p. 219

A guerra civil na Bósnia e outros conflitos na Iugoslávia – p. 220

Uma nova ordem mundial – p. 221

Atividades – p. 222

CAPÍTULO 19 – Inovações e desafios do mundo globalizado – p. 223

Novas tecnologias: a internet – p. 224

Problemas sociais e ambientais no mundo globalizado – p. 225

Integrar conhecimentos: História e Ciências – Os desafios da alimentação no mundo globalizado – p. 226

As mudanças climáticas – p. 227

Escassez de água – p. 228

Sociedades e culturas – p. 229

O paradoxo da globalização – p. 230

Fundamentalismo religioso e intolerância – p. 231

Globalização e terrorismo – p. 232

Estado Islâmico – p. 233

Os refugiados: uma questão internacional – p. 234

Integrar conhecimentos: História e Geografia – Quem são e onde estão os refugiados do mundo – p. 235

Atividades – p. 236

CAPÍTULO 20 – O Brasil no mundo globalizado – p. 237

Governos e políticas sob o regime democrático – p. 238

O governo de Collor – p. 238

A renúncia de Collor e o governo de Itamar Franco – p. 239

O governo de Fernando Henrique Cardoso – p. 240

O governo de Lula – p. 242

O governo de Dilma Rousseff – p. 243

O impeachment de Dilma – p. 243

O governo de Temer – p. 244

O governo de Jair Bolsonaro – p. 244

Desafios para o país – p. 245

Em debate – As ações afirmativas – p. 246

Os indígenas no Brasil atual – p. 247

Lugar e cultura – Protagonismo dos jovens na história – p. 248

Atividades – p. 249

Para refletir – O que os governantes e os cidadãos brasileiros devem levar em consideração para alcançar uma cultura de paz? – p. 250



Referências bibliográficas comentadas – p. 252

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