Moderna Araribá Conecta – Geografia

6º ANO
Imagem principal do livro
Anos Finais

Geografia atual e interativa

Estimula a análise do espaço geográfico com linguagem clara e conexão com o cotidiano dos estudantes.

Código da Obra:
0029 P24 01 00 208 050
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Cesar Brumini Dellore
Cesar Brumini Dellore Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Revisão e aprofundamento

Retoma conhecimentos anteriores com novas leituras e mapas.

Ícone da proposta pedagógica

Interdisciplinaridade em foco

Articula a Geografia com outros saberes escolares.

Ícone da proposta pedagógica

Diversidade textual e visual

Trabalha com múltiplas linguagens e gêneros geográficos.

Conteúdo programático

UNIDADE I – A Geografia e a compreensão do mundo – p. 10

CAPÍTULO 1 – Paisagem, espaço e lugar – p. 12

Elementos da paisagem – p. 13

Em prática – Os planos das paisagens – p. 14

As transformações da paisagem – p. 15

Impactos das intervenções humanas – p. 16

A preservação de paisagens naturais – p. 17

Mundo em escalas – Poluição dos rios e mares por mercúrio – p. 18

O espaço geográfico – p. 19

O lugar – p. 20

Lugar, identidade e cultura – p. 21

Lugar e cultura – A arte e o trabalho nas margens do rio São Francisco – p. 22

Atividades – p. 23

CAPÍTULO 2 – O trabalho e a transformação do espaço geográfico – p. 25

Integrar conhecimentos: Geografia e História – Os primeiros povos que habitaram o litoral de Santa Catarina – p. 28

O trabalho, as atividades econômicas e as paisagens – p. 29

As atividades econômicas – p. 30

Atividades – p. 31

Ser no mundo – Usinas hidrelétricas e as transformações na paisagem – p. 32

CAPÍTULO 3 – Orientação e localização no espaço geográfico – p. 34

A orientação pelo Sol – p. 35

A rosa dos ventos – p. 35

Instrumentos de orientação – p. 36

A orientação pela bússola – p. 36

A orientação pelo GPS – p. 36

Localização no espaço geográfico – p. 37

A latitude e a longitude – p. 38

As coordenadas geográficas – p. 38

Representações do espaço geográfico – p. 39

Escala – p. 41

Integrar conhecimentos: Geografia e Matemática – Escala – p. 42

Atividades – p. 43

Para refletir – Quais são os aspectos positivos e negativos das ações humanas na transformação das paisagens, em diferentes tempos? – p. 44



UNIDADE II – O planeta Terra – p. 46

CAPÍTULO 4 – Características gerais do planeta Terra – p. 48

Os movimentos do planeta Terra – p. 49

A rotação – p. 49

A translação – p. 50

As zonas térmicas – p. 51

As estações do ano – p. 52

Os fusos horários – p. 53

O tempo geológico e a formação da Terra – p. 54

Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – Riquezas paleontológicas no GeoPark Araripe – p. 56

A estrutura interna do planeta Terra – p. 57

Atividades – p. 58

CAPÍTULO 5 – A deriva continental e as placas tectônicas – p. 59

Como se formaram os continentes da Terra – p. 60

As placas tectônicas em movimento – p. 61

A formação das montanhas e a expansão dos oceanos – p. 62

Em prática – O bloco-diagrama – p. 63

O vulcanismo – p. 64

Integrar conhecimentos: Geografia e História – Encostas do vulcão Vesúvio – p. 65

Os terremotos – p. 66

Os tsunamis – p. 67

Os terremotos e a sociedade – p. 68

Atividades – p. 69

Ser no mundo – Preparando cidades para os desastres naturais – p. 70



UNIDADE III – As esferas da Terra, os continentes, as ilhas e os oceanos – p. 72

CAPÍTULO 6 – As diferentes esferas da Terra e a ação dos seres humanos – p. 74

A litosfera – p. 75

A atmosfera – p. 76

A estrutura da atmosfera,77

A hidrosfera – p. 78

A biosfera – p. 78

As reservas da biosfera – p. 79

Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – A conservação e o extrativismo na Chapada Limpa – p. 80

Atividades – p. 82

CAPÍTULO 7 – Continentes e ilhas – p. 83

A América – p. 84

A África – p. 85

A Europa – p. 86

A Ásia – p. 87

A Oceania – p. 88

A Antártida – p. 88

As ilhas e os arquipélagos – p. 89

Ilhas continentais e ilhas oceânicas – p. 89

Atividades – p. 91

CAPÍTULO 8 – Oceanos e mares – p. 92

Os oceanos – p. 93

Os mares – p. 94

Usos dos oceanos e mares – p. 95

Exploração e riscos ambientais – p. 97

Atividades – p. 98

Para refletir – Quais são as consequências das mudanças climáticas nos mares e oceanos? – p. 100



UNIDADE IV – Relevo e hidrografia – p. 102

CAPÍTULO 9 – O relevo terrestre – p. 104

Montanhas – p. 105

A diferença entre altitude e altura – p. 105

Planaltos – p. 106

Planícies – p. 107

Depressões – p. 107

Em prática – Perfis topográficos – p. 108

Transformação do relevo – agentes internos – p. 109

Transformação do relevo – agentes externos – p. 111

A erosão – p. 112

O relevo e as ações antrópicas – p. 113

Lugar e cultura – As falésias e as garrafas de areia do Ceará – p. 114

Atividades – p. 115

CAPÍTULO 10 – A água e a hidrografia – p. 117

Os rios – p. 118

O curso dos rios – p. 118

Rios de planalto e rios de planície – p. 119

As águas subterrâneas – p. 119

Os lagos – p. 120

As geleiras – p. 120

Disponibilidade de água doce – p. 121

O consumo dos recursos hídricos – p. 122

A água de uso doméstico – p. 122

A água na agropecuária – p. 123

A água na indústria – p. 123

Recursos hídricos nos espaços rural e urbano – p. 124

Os rios e as regiões hidrográficas do Brasil – p. 125

Características das regiões hidrográficas – p. 125

O aproveitamento dos rios no Brasil – p. 127

Em prática – Maquetes de argila – p. 128

Atividades – p. 129

Ser no mundo – O uso dos recursos hídricos e as populações afetadas por barragens – p. 132



UNIDADE V – Clima e vegetação – p. 134

CAPÍTULO 11 – O tempo atmosférico e o clima – p. 136

As massas de ar – p. 137

A previsão do tempo – p. 138

Lugar e cultura – A ciência dos profetas da chuva – p. 139

O clima – p. 140

A formação do clima – p. 141

Em prática – O climograma – p. 142

Os climas da Terra – p. 144

Clima Equatorial – p. 144

Clima Tropical – p. 145

Clima Subtropical – p. 145

Clima Temperado – p. 145

Clima Mediterrâneo – p. 146

Clima Semiárido – p. 146

Clima Desértico – p. 146

Clima Frio – p. 147

Clima Polar – p. 147

Clima Frio de Montanha – p. 147

Atividades – p. 148

CAPÍTULO 12 – As vegetações da Terra – p. 150

Os tipos de vegetação – p. 151

Florestas – p. 151

Vegetação Mediterrânea – p. 152

Savanas – p. 153

Pradarias – p. 153

Estepes – p. 153

Vegetação de Deserto – p. 154

Vegetação de Altitude – p. 154

Tundra – p. 154

Em prática – Perfil de vegetação – p. 155

O uso e a conservação da vegetação natural – p. 156

Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – Os remédios naturais e a sustentabilidade em reserva extrativista da Floresta Amazônica – p. 157

Atividades – p. 158

Para refletir – A paisagem da Caatinga: clima, vegetação, solo e relevo se inter-relacionam? – p. 160



UNIDADE VI – Os espaços rural e urbano – p. 162

CAPÍTULO 13 – O espaço rural e suas paisagens – p. 164

Diferentes paisagens rurais – p. 165

A modernização da agricultura – p. 166

Revolução genética – p. 167

Efeitos da modernização – p. 167

Uso do solo na agricultura – p. 168

Rotação de terras – p. 168

Terraceamento – p. 168

Irrigação na agricultura – p. 169

Problemas ambientais no campo – p. 170

Desmatamento – p. 170

A degradação dos solos – p. 170

Efeitos da queimada – p. 171

Fertilizantes químicos e agrotóxicos – p. 172

Impactos ambientais resultantes da irrigação – p. 173

Mundo em escalas – Mudanças climáticas e a produção de ostras no Quilombo de Mandira – p. 174

Atividades – p. 176

CAPÍTULO 14 – O espaço urbano e suas paisagens – p. 178

Um planeta urbano – p. 179

O crescimento das cidades – p. 179

Diversidade da paisagem urbana – p. 180

Os principais problemas urbanos – p. 181

Moradias precárias – p. 181

Transporte urbano – p. 181

Ilhas de calor – p. 182

Poluição atmosférica, sonora e visual – p. 182

Lixo urbano – p. 182

Água e esgoto – p. 183

Atividades – p. 184



UNIDADE VII – Extrativismo e agropecuária – p. 186

CAPÍTULO 15 – Recursos naturais e atividades econômicas – p. 188

Os recursos naturais – p. 189

Recursos naturais e setores da economia – p. 190

Recursos naturais e fontes de energia – p. 191

As fontes de energia alternativas – p. 193

Em prática – Gráfico de setores – p. 196

O extrativismo – p. 197

O extrativismo animal – p. 197

O extrativismo mineral – p. 198

O extrativismo vegetal – p. 198

Mundo em escalas – As consequências da industrialização do açaí para o extrativismo – p. 199

Atividades – p. 200

CAPÍTULO 16 – A agricultura e a pecuária – p. 201

Condições naturais necessárias para o desenvolvimento da agricultura – p. 202

Produção agrícola – p. 203

Agricultura familiar – p. 203

Agricultura comercial – p. 204

Agricultura orgânica – p. 205

Produtos agrícolas no Brasil – p. 206

Pecuária – p. 207

Sistemas de produção pecuária – p. 208

A pecuária no Brasil – p. 208

Atividades – p. 209

Ser no mundo – Agricultura na cidade: as hortas urbanas – p. 210



UNIDADE VII – Indústria, comércio e prestação de serviços – p. 212

CAPÍTULO 17 – O artesanato, a manufatura e a indústria – p. 214

O artesanato – p. 215

A manufatura – p. 215

Lugar e cultura – As panelas de barro de Vitória – p. 216

A indústria e as revoluções industriais – p. 217

Primeira Revolução Industrial – p. 217

Segunda Revolução Industrial – p. 218

Terceira Revolução Industrial – p. 219

Tipos de indústria – p. 222

A forma de produção – p. 222

Indústria pesada e indústria leve – p. 222

Os bens de produção, de capital e de consumo – p. 223

As indústrias tradicionais e de alta tecnologia – p. 223

Mundo em escalas – Para onde vai o lixo eletrônico? – p. 224

Atividades – p. 225

CAPÍTULO 18 – O comércio e a prestação de serviços – p. 226

O comércio – p. 227

Comércios varejista e atacadista – p. 228

A prestação de serviços – p. 229

A terceirização – p. 230

O turismo – p. 231

O crescimento do setor turístico – p. 232

Em prática – Interpretação de imagens de satélite – p. 234

Atividades – p. 235

Para refletir – Como identificar características de paisagens transformadas? – p. 236



Referências bibliográficas comentadas – p. 238

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Geografia atual e interativa

Estimula a análise do espaço geográfico com linguagem clara e conexão com o cotidiano dos estudantes.

Código da Obra:
0029 P24 01 00 208 050
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Cesar Brumini Dellore
Cesar Brumini Dellore Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Revisão e aprofundamento

Retoma conhecimentos anteriores com novas leituras e mapas.

Ícone da proposta pedagógica

Interdisciplinaridade em foco

Articula a Geografia com outros saberes escolares.

Ícone da proposta pedagógica

Diversidade textual e visual

Trabalha com múltiplas linguagens e gêneros geográficos.

Conteúdo programático

UNIDADE I – O território brasileiro – p. 10

CAPÍTULO 1 – A localização e as paisagens do território brasileiro – p. 12

Onde o Brasil se localiza no mundo? – p. 13

Os hemisférios – p. 13

As zonas térmicas – p. 14

Extensão latitudinal e longitudinal – p. 15

A latitude e as paisagens – p. 16

A longitude e os horários – p. 17

Em prática – As zonas térmicas, o clima e o tempo atmosférico – p. 18

Atividades – p. 20

CAPÍTULO 2 – Características do território brasileiro – p. 21

As principais unidades de relevo – p. 22

Planícies – p. 23

Depressões – p. 23

Planaltos – p. 23

Os rios brasileiros – p. 24

Os climas do Brasil – p. 26

Clima equatorial – p. 27

Clima tropical – p. 27

Clima tropical semiárido – p. 28

Clima tropical litorâneo – p. 28

Clima tropical de altitude – p. 28

Clima subtropical – p. 28

Tipos de vegetação do Brasil – p. 29

Floresta Amazônica – p. 29

Mata Atlântica – p. 30

Mata dos Pinhais – p. 30

Cerrado – p. 31

Caatinga – p. 31

Campos – p. 31

Complexo do Pantanal – p. 32

Vegetação litorânea – p. 32

Lugar e cultura – A dinâmica da natureza e o tempo no Pantanal Mato-Grossense – p. 33

Brasil: vegetação original e área antropizada – p. 34

Impactos ao meio ambiente – p. 35

Atividades – p. 36

CAPÍTULO 3 – Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia – p. 37

Megadiversidade – p. 38

A política e a legislação ambiental no Brasil – p. 39

As Unidades de Conservação – p. 39

Mundo em escalas – Impactos ambientais da produção de carne bovina – p. 41

Recursos estratégicos – p. 42

Hidreletricidade – p. 42

Combustíveis fósseis – p. 44

Energia nuclear – p. 46

Fontes alternativas – p. 46

Atividades – p. 48

Ser no mundo – Valorização do lugar por meio dos saberes dos habitantes – p. 50

CAPÍTULO 4 – Formação e regionalização do território brasileiro – p. 52

Formação do território – p. 53

Expansão territorial – p. 53

Exploração econômica do território – p. 54

Regionalização – p. 55

Regionalização brasileira oficial – p. 56

As regionalizações do IBGE – p. 57

Os complexos regionais – p. 57

Políticas regionais no Brasil – p. 60

Atividades – p. 61

Para refletir – Os meios de comunicação veiculam imagens estereotipadas do semiárido nordestino? – p. 62



UNIDADE II – População brasileira – p. 64

CAPÍTULO 5 – Aspectos demográficos e sociais – p. 66

Densidade demográfica – p. 67

Natalidade e mortalidade – p. 68

Crescimento populacional em queda – p. 68

Em prática – Mapas de taxas de mortalidade infantil e de fecundidade no Brasil – p. 69

A pirâmide etária brasileira – p. 70

Análise socioeconômica da população – p. 71

PIB per capita e concentração de renda – p. 71

A pobreza no Brasil – p. 71

Educação – p. 72

Expectativa de vida – p. 73

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – p. 73

Lugar e cultura – Os idosos e as tradições culturais – p. 74

Atividades – p. 75

CAPÍTULO 6 – A heterogeneidade da população brasileira – p. 76

Povos indígenas – p. 77

Preservando a cultura indígena – p. 77

Povos africanos – p. 78

Os imigrantes – p. 78

Integrar conhecimentos: Geografia e História – Fluxos de africanos escravizados para o Brasil – p. 79

Migrações externas no Brasil – p. 80

Migrações internas – p. 81

Entre 1940 e 1990 – p. 81

De 1990 aos dias atuais – p. 82

Atividades – p. 83

CAPÍTULO 7 – População e trabalho – p. 84

O desemprego e a economia informal – p. 85

Trabalho infantil – p. 86

A mulher no mercado de trabalho – p. 87

Novas profissões – p. 88

Atividades – p. 89

Ser no mundo – A população indígena urbana – p. 90



UNIDADE III – Brasil: industrialização, urbanização e espaço rural – p. 92

CAPÍTULO 8 – Industrialização e urbanização brasileira – p. 94

Industrialização no Brasil – p. 95

Características da industrialização brasileira – p. 95

Concentração e desconcentração industrial – p. 96

Transporte e comunicação – p. 97

Redes de transporte – p. 97

Redes de comunicação – p. 98

Urbanização consolidada – p. 98

Urbanização recente – p. 99

Industrialização e urbanização – p. 100

A rede urbana – p. 100

Regiões metropolitanas brasileiras – p. 101

Problemas sociais urbanos – p. 102

Problemas ambientais urbanos – p. 102

Em prática – Mapas dinâmicos: fluxos – p. 103

Atividades – p. 104

CAPÍTULO 9 – Espaço rural – p. 106

Agricultura familiar – p. 107

Agronegócio – p. 107

Mundo em escalas – Agronegócio: estreita relação entre Brasil e China – p. 108

Expansão da fronteira agrícola – p. 109

Terras Indígenas – p. 109

Movimentos sociais do campo – p. 110

Agropecuária e meio ambiente – p. 110

Práticas sustentáveis – p. 110

Atividades – p. 111

Para refletir – A indústria brasileira pode se manter competitiva em inovação tecnológica? – p. 112



UNIDADE IV – Região Norte – p. 114

CAPÍTULO 10 – Território e sociedade – p. 116

Ocupação e exploração da região – p. 117

Políticas de integração – p. 117

Obras e projetos de desenvolvimento – p. 118

Vegetação e extrativismo vegetal – p. 119

Extrativismo – p. 119

Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – Potencialidades da biodiversidade amazônica – p. 120

O relevo e o extrativismo mineral – p. 121

Projeto Grande Carajás – p. 122

Garimpagem – p. 122

Clima, hidrografia e ocupação humana – p. 123

Indicadores socioeconômicos – p. 126

Lugar e cultura – O Festival Folclórico de Parintins – p. 127

Atividades – p. 128

CAPÍTULO 11 – Questões socioambientais e desenvolvimento sustentável – p. 129

O desmatamento – p. 130

Arco do desmatamento – p. 130

Os impactos das hidrelétricas – p. 132

Sustentabilidade e populações tradicionais – p. 133

Projetos de desenvolvimento sustentável – p. 133

Demarcação e preservação das Terras Indígenas – p. 134

As reservas extrativistas – p. 135

Atividades – p. 136



UNIDADE V – Região Centro-Oeste – p. 138

CAPÍTULO 12 – Aspectos físicos e sociedade – p. 140

O clima – p. 141

A vegetação – p. 141

Características do Cerrado e do Pantanal – p. 142

Impactos ambientais no Cerrado – p. 143

Mundo em escalas – Cerrado e Savana – p. 144

Impactos ambientais no Pantanal – p. 145

Atividades – p. 146

CAPÍTULO 13 – Expansão econômica e ocupação – p. 147

O setor primário – p. 148

Agricultura – p. 148

Pecuária – p. 150

Extrativismo – p. 150

O transporte da produção agropecuária – p. 151

Em prática – Mapas quantitativos – p. 152

Os setores secundário e terciário – p. 154

Ocupação do Centro-Oeste – p. 155

Integrar conhecimentos: Geografia e História – Segunda fase de ocupação: marcha para o oeste e projetos de colonização – p. 156

A construção da nova capital: Brasília – p. 157

A ocupação recente do Centro-Oeste – p. 158

Atividades – p. 159

Ser no mundo – O Parque Indígena do Xingu – p. 160



UNIDADE VI – Região Sul – p. 162

CAPÍTULO 14 – Organização do espaço, população e paisagem – p. 164

Ocupação da Região Sul – p. 165

As missões jesuíticas – p. 165

A criação de gado e os tropeiros – p. 166

A imigração alemã – p. 166

A imigração italiana – p. 167

Outros imigrantes – p. 167

Em prática – Gaúchos migrantes – p. 168

Diversidade – p. 169

Lugar e cultura – Comunidades quilombolas no sul do Brasil – p. 170

Clima e relevo – p. 171

Vegetação e hidrografia – p. 172

Atividades – p. 173

CAPÍTULO 15 – Aspectos econômicos – p. 174

Extrativismo e silvicultura – p. 175

Agropecuária – p. 176

Produção agrícola – p. 176

Pecuária – p. 177

Indústria – p. 177

Áreas de concentração industrial – p. 178

Comércio e serviços – p. 178

Atividades – p. 179

Para refletir – Por que as religiões afro-brasileiras sofrem mais discriminação? – p. 180



UNIDADE VII – Região Sudeste – p. 182

CAPÍTULO 16 – Paisagem, exploração dos recursos e ocupação territorial – p. 184

Vegetação – p. 185

Clima – p. 186

Hidrografia e relevo – p. 187

Os processos erosivos e a ação humana – p. 188

A mineração no Sudeste no período colonial – p. 189

As cidades históricas, 189

Lugar e cultura – Sabores da tradição – p. 190

A cafeicultura e a organização do espaço – p. 191

Atividades – p. 192

CAPÍTULO 17 – Organização do espaço, urbanização e atividades econômicas – p. 194

O setor primário – p. 195

O petróleo – p. 196

O setor secundário – p. 197

Industrialização concentradora – p. 197

Desconcentração industrial – p. 198

Urbanização e formação de metrópoles – p. 199

Complexo metropolitano e megalópole – p. 199

Em prática – Mapas e gráficos de setores: população rural e urbana – p. 200

O setor terciário – p. 201

Comércio e serviços – p. 201

O setor financeiro – p. 201

Mundo em escalas – Imigração e trabalho – p. 202

Atividades – p. 203

Ser no mundo – Pré-sal e os impactos ambientais – p. 204



UNIDADE VIII – Região Nordeste – p. 206

CAPÍTULO 18 – Elementos naturais e ocupação territorial – p. 208

A Caatinga – p. 209

O Sertão nordestino – p. 210

A hidrografia do Nordeste – p. 211

O rio São Francisco – p. 211

O espaço colonial do Nordeste – p. 214

A organização do espaço – p. 215

A decadência econômica do Nordeste – p. 215

Integrar conhecimentos: Geografia e Língua Portuguesa – Literatura de cordel – p. 216

Atividades – p. 217

CAPÍTULO 19 – Organização do espaço econômico e sub-regionalização – p. 218

Indicadores socioeconômicos – p. 219

Atividades econômicas – p. 220

Indústria – p. 221

Comércio e serviços – p. 221

Manifestações culturais – p. 222

Lugar e cultura – A festa de São João em Mossoró: tradição e grandeza – p. 223

Subdivisões regionais do Nordeste – p. 224

A Zona da Mata – p. 225

O Agreste – p. 227

O Sertão – p. 229

O Meio-Norte – p. 230

Mundo em escalas – Mulheres: trabalho e exploração – p. 231

Atividades – p. 232

Para refletir – Comunidades tradicionais e atividades industriais: É possível que convivam no mesmo território? – p. 234



Referências bibliográficas comentadas – p. 236

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Geografia atual e interativa

Estimula a análise do espaço geográfico com linguagem clara e conexão com o cotidiano dos estudantes.

Código da Obra:
0029 P24 01 00 208 050
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Cesar Brumini Dellore
Cesar Brumini Dellore Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Revisão e aprofundamento

Retoma conhecimentos anteriores com novas leituras e mapas.

Ícone da proposta pedagógica

Interdisciplinaridade em foco

Articula a Geografia com outros saberes escolares.

Ícone da proposta pedagógica

Diversidade textual e visual

Trabalha com múltiplas linguagens e gêneros geográficos.

Conteúdo programático

UNIDADE I – Espaço geográfico e geopolítica mundial – p. 10

CAPÍTULO 1 – Geopolítica e relações internacionais – p. 12

A configuração do mundo – p. 13

O Estado – p. 14

A nação – p. 14

O território – p. 14

O país – p. 14

As relações entre os países e as principais organizações multilaterais – p. 15

Banco Mundial e FMI – p. 15

Organização das Nações Unidas (ONU) – p. 16

Em prática – Atuação da ONU e os recursos financeiros – p. 17

Organizações mundiais e integração cultural – p. 18

Atividades – p. 19

CAPÍTULO 2 – Da ordem bipolar à geopolítica atual – p. 21

A Guerra Fria – p. 22

Conflitos e tensões – p. 24

Questões territoriais – p. 24

Interesses econômicos e recursos naturais – p. 26

Rivalidades étnico-religiosas – p. 27

Integrar conhecimentos: Geografia e História – Conflitos atuais em escala global – p. 28

O contexto latino-americano – p. 30

O papel da ONU – p. 31

Atividades – p. 32

Ser no mundo – A relação entre os países e a política ambiental climática – p. 34



UNIDADE II – População e regionalização do espaço mundial – p. 36

CAPÍTULO 3 – Aspectos demográficos – p. 38

População: crescimento e distribuição – p. 39

Concentração da população nas cidades – p. 40

Sociedades urbano-industriais e produção agropecuária – p. 41

Em prática – Representação cartográfica de população em anamorfoses – p. 42

Pirâmides etárias – p. 44

Pirâmides etárias e o desenvolvimento dos países – p. 45

Integrar conhecimentos: Geografia e Matemática – Construção de pirâmides etárias – p. 46

Atividades – p. 47

CAPÍTULO 4 – Migrações, refugiados e diversidade – p. 48

Um mundo diverso – p. 49

A diversidade étnica e cultural – p. 50

Migrações – p. 52

Fluxos migratórios até o século XIX – p. 52

Fluxos migratórios no fim do século XIX e no início do século XX – p. 53

Fluxos migratórios contemporâneos – p. 53

Lugar e cultura – Os fluxos migratórios para o Brasil – p. 55

Conflitos e refugiados no mundo – p. 56

Migrações por desastres naturais – p. 58

Brasileiros no mundo – p. 58

Comunidades imigrantes nos locais de destino – p. 59

Atividades – p. 60

CAPÍTULO 5 – Diferentes formas de regionalização – p. 61

Grandes áreas geoculturais – p. 62

Regionalização por critérios ambientais – p. 63

Regiões de biodiversidade ameaçada – p. 63

Regiões por uso dos recursos hídricos – p. 64

Mundo em escalas – Gestão dos recursos hídricos na América Latina – p. 65

Países desenvolvidos e países subdesenvolvidos – p. 66

Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo – p. 67

A dissolução do Segundo Mundo – p. 68

Integrar conhecimentos: Geografia e História – A Conferência de Bandung – p. 68

Países do Norte e países do Sul – p. 69

Em prática – O auxílio dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na regionalização – p. 70

Um mundo multipolar – p. 71

Países ricos e países pobres – p. 72

Regionalização por níveis de desenvolvimento – p. 73

Países com maior desenvolvimento – p. 73

Países em desenvolvimento – p. 74

Países menos desenvolvidos – p. 76

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – p. 77

Novos índices de desenvolvimento humano – p. 78

Produto Interno Bruto (PIB) – p. 80

Gini – p. 80

Outros indicadores – p. 81

Atividades – p. 82

Para refletir – Quais são os obstáculos encontrados pelos imigrantes haitianos no Brasil? – p. 84



UNIDADE III – O continente americano – p. 86

CAPÍTULO 6 – Quadro natural e regionalização – p. 88

Relevo – p. 89

A ocupação do continente americano – p. 90

Hidrografia – p. 90

Clima – p. 91

Rios voadores – sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes – p. 92

Mundo em escalas – Comercialização da água e conflitos na América Latina – p. 93

Vegetação – p. 94

A regionalização por critério geográfico – p. 95

A regionalização por critérios históricos, culturais e socioeconômicos – p. 96

América Latina – p. 96

América Anglo-Saxônica – p. 97

A formação histórica do continente americano – p. 98

A conquista do continente – p. 99

Povos e culturas do continente americano – p. 100

Influências culturais – p. 101

Lugar e cultura – Movimentos sociais na América Latina – p. 102

Atividades – p. 103

CAPÍTULO 7 – População e economia – p. 105

Crescimento demográfico – p. 106

Indicadores socioeconômicos – p. 106

Saúde pública – p. 107

Estrutura etária – p. 107

Em prática – Comparar características de diferentes países em mapas – p. 109

Zonas de risco e de alagamentos nas cidades da América Latina – p. 110

Recursos naturais – p. 111

Mundo em escalas – Proteção da Amazônia e demais Florestas Equatoriais – p. 112

Agropecuária – p. 113

Características da produção agropecuária na América Latina – p. 114

Indústria – p. 114

Indústria e tecnologia – p. 115

Dependência e desigualdade – p. 115

Comércio e serviços – p. 116

Condições de trabalho nas grandes cidades da América Latina – p. 117

Atividades – p. 118

Ser no mundo – Imprecisões da regionalização do espaço geográfico – p. 120



UNIDADE IV – América do Norte – p. 122

CAPÍTULO 8 – Estados Unidos: território, organização do espaço e população – p. 124

Recursos energéticos – p. 125

Em busca da autossuficiência – p. 126

Questão ambiental – p. 126

População e território – p. 127

Imigração – p. 128

Questão racial – p. 129

Mundo em escalas – O movimento negro brasileiro e sua importância global – p. 130

Formação territorial – p. 132

As colônias do Norte – p. 132

As grandes propriedades agrícolas do Sul – p. 133

O imperialismo – p. 134

A expansão territorial para o oeste – p. 135

A expansão imperial – p. 136

Presença mundial – p. 137

Intervencionismo – p. 137

Integrar conhecimentos: Geografia e História – Doutrina Monroe e o Big Stick: a influência econômica e militar dos Estados Unidos na América Latina – p. 138

Poderio econômico e ascensão da China – p. 140

Mundo em escalas – Investimentos chineses no Brasil – p. 141

Atividades – p. 142

CAPÍTULO 9 – Canadá e México – p. 143

Canadá – p. 144

Estrutura demográfica – p. 144

Imigração – p. 144

Etnias e línguas – p. 144

O movimento separatista de Quebec – p. 145

Economia do Canadá – p. 146

México – p. 147

População mexicana – p. 147

Processos migratórios – p. 148

Aspectos culturais – p. 149

Economia do México – p. 150

Urbanização – p. 154

Lugar e cultura – Revitalização de favelas e cultura – p. 156

Atividades – p. 157

Para refletir – Qual será o perfil da população estadunidense nas próximas décadas? – p. 160



UNIDADE V – América Central e América do Sul – p. 162

CAPÍTULO 10 – América Central: continental e insular – p. 164

População e aspectos físicos – p. 165

Condições socioeconômicas – p. 166

Economia continental – p. 167

Agricultura de exportação e de subsistência – p. 167

Indústria e extrativismo mineral – p. 167

Economia insular – p. 168

O Canal do Panamá – p. 169

Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – Preservação das florestas tropicais da Costa Rica – p. 170

Herança colonial – p. 171

Realidades distintas: Haiti e Cuba – p. 171

Em prática – Mapas qualitativos – p. 173

Atividades – p. 174

CAPÍTULO 11 – América do Sul – p. 175

Urbanização – p. 176

Crescimento urbano, industrialização e meio ambiente – p. 177

Desenvolvimento socioeconômico – p. 178

Economia – p. 179

Recursos minerais e energéticos – p. 180

Petróleo e gás – p. 181

Fontes renováveis de energia – p. 182

Os projetos do Brasil para os países vizinhos – p. 183

Atividades – p. 184

CAPÍTULO 12 – A integração regional e o papel do Brasil – p. 185

Organismos de integração – p. 186

Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) – p. 186

Comunidade Andina – p. 187

Organização dos Estados Americanos (OEA) – p. 187

Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) – p. 187

Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) – p. 187

Mercosul – objetivos e controvérsias – p. 188

Aliança do Pacífico e Unasul – p. 189

Lugar e cultura – Relação cultural entre Brasil e China – p. 190

Protagonismo brasileiro e as relações internacionais – p. 191

Relações com a Argentina – p. 192

Atividades – p. 194

Ser no mundo – Participação dos BRICS no cenário internacional – p. 196



UNIDADE VI – Regiões polares – p. 198

CAPÍTULO 13 – A região ártica – p. 200

População e atividades econômicas – p. 201

Problemas ambientais no Ártico – p. 202

Mundo em escalas – Uma nova fronteira – p. 204

Atividades – p. 206

CAPÍTULO 14 – Antártida: o continente gelado – p. 207

Disputas territoriais – p. 208

A atividade científica – p. 209

Lugar e cultura – A chegada ao Polo Sul – p. 210

Exploração econômica – p. 212

Preocupação com o futuro – p. 212

Mudanças climáticas – p. 213

Em prática – Antártida e o clima da América do Sul – p. 214

Atividades – p. 216

Para refletir – Por que a Antártida está mais suscetível à destruição da camada de ozônio? – p. 218



UNIDADE VII – África: regionalização e fronteiras – p. 220

CAPÍTULO 15 – Localização, quadro natural e regionalização – p. 222

Relevo – p. 223

Planaltos africanos – p. 223

Hidrografia – p. 224

Clima e vegetação – p. 225

Clima – p. 225

Vegetação – p. 225

Lugar e cultura – Povos nômades dos desertos africanos – p. 227

Regionalização da África – p. 228

Atividades – p. 230

CAPÍTULO 16 – As fronteiras africanas – p. 231

O redesenho do continente – p. 232

Apartheid: segregação étnica – p. 233

Conflitos no continente africano – p. 234

A África na nova DIT – p. 236

Atividades – p. 237

Ser no mundo – Indústria da mineração e trabalho – p. 238



UNIDADE VIII – População e economia da África – p. 240

CAPÍTULO 17 – População, condições sociais e diversidade cultural – p. 242

Condições de vida no continente – p. 243

A questão da aids – p. 244

A pandemia de Covid-19 na África – p. 244

Transformações no continente – p. 245

Diversidade cultural e religiosa – p. 246

Islamismo – p. 247

Cristianismo – p. 247

Atividades – p. 248

CAPÍTULO 18 – Urbanização e economia africanas – p. 249

Urbanização no Norte da África – p. 250

Desigualdade e pobreza – p. 250

Urbanização na África Subsaariana – p. 251

Em prática – Periferias das cidades africanas – p. 252

Agropecuária – p. 253

Os impactos da agricultura comercial – p. 254

A importância dos rios para a agricultura – p. 255

Extrativismo mineral – p. 256

Mundo em escalas – Desenvolvimento urbano e custo social – p. 257

A industrialização tardia e incompleta – p. 258

Obstáculos à industrialização – p. 259

A África no cenário global – p. 260

Integração econômica – p. 260

Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – O extrativismo e suas consequências ambientais e sociais – p. 261

Crescimento das relações com a China – p. 262

Em prática – Relações culturais África-China – p. 263

Atividades – p. 264

Para refletir – Presença chinesa na África: um novo colonialismo? – p. 266



Referências bibliográficas comentadas – p. 268

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Geografia atual e interativa

Estimula a análise do espaço geográfico com linguagem clara e conexão com o cotidiano dos estudantes.

Código da Obra:
0029 P24 01 00 208 050
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Cesar Brumini Dellore
Cesar Brumini Dellore Editor(a) responsável

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Revisão e aprofundamento

Retoma conhecimentos anteriores com novas leituras e mapas.

Ícone da proposta pedagógica

Interdisciplinaridade em foco

Articula a Geografia com outros saberes escolares.

Ícone da proposta pedagógica

Diversidade textual e visual

Trabalha com múltiplas linguagens e gêneros geográficos.

Conteúdo programático

O que eu já sei? – p. 12

UNIDADE 1 – Os lugares e suas paisagens – p. 16

CAPÍTULO 1 – Lugares que conhecemos – p. 18

Nós nos identificamos com os lugares – p. 19

Cuidar dos lugares – p. 19

Geografia em representações

O mapa mental em nosso dia a dia – p. 20
Os lugares e os diferentes modos de vida – p. 22

Os lugares são para todos? – p. 24

O tema é…

Se o espaço é público, é para todos! – p. 26
Atividades – p. 28

CAPÍTULO 2 – Os lugares se relacionam – p. 30

As relações entre os lugares e o trabalho das pessoas – p. 31

As relações entre lugares próximos ou distantes – p. 32

Geografia e Língua Portuguesa

Uma menina, sua vila e o mundo – p. 34
Atividades – p. 36

CAPÍTULO 3 – Os elementos da paisagem – p. 38

Percebendo os elementos da paisagem – p. 39

Cada paisagem é de um jeito – p. 40

As mudanças nas paisagens – p. 42

Geografia em representações

A foto e a leitura da paisagem – p. 44
Atividades – p. 46

O que eu estudei? – p. 47



UNIDADE 2 – Cartografia: representação do espaço geográfico – p. 48

CAPÍTULO 4 – A Cartografia – p. 50

Evolução das técnicas cartográficas – p. 51

Atividades – p. 53

Fotografias aéreas – p. 54

Imagens de satélite – p. 55

Produzindo mapas – p. 56

Convenções cartográficas – p. 57

Interpretando as convenções cartográficas – p. 58

Atividades – p. 59

CAPÍTULO 5 – Da visão vertical aos mapas – p. 60

Geografia em representações

O ponto de vista vertical e as plantas – p. 62
Escala cartográfica – p. 64

Cálculo de escala cartográfica – p. 66

Tipos de escalas cartográficas – p. 67

Representações cartográficas – p. 68

Planisfério e globo terrestre – p. 71

Atividades – p. 73

CAPÍTULO 6 – A orientação espacial – p. 74

A orientação a partir do Sol – p. 74

Orientação pela bússola – p. 76

Coordenadas geográficas – p. 78

Paralelos e latitudes – p. 78

Meridianos e longitudes – p. 78

O tema é…

O GPS no dia a dia – p. 80
Atividades – p. 82

CAPÍTULO 7 – A superfície do planeta Terra – p. 84

A origem dos continentes e oceanos da Terra – p. 85

Geografia e Ciências

O passado geológico da Terra – p. 86
A história geológica da Terra – p. 88

Atividades – p. 89

Os movimentos da Terra – p. 90

Movimento de rotação – p. 90

Fusos horários – p. 91

Fusos horários no Brasil – p. 92

Movimento de translação e as estações do ano – p. 93

As zonas térmicas da Terra – p. 94

Atividades – p. 95

O que eu estudei? – p. 96



UNIDADE 3 – O relevo e a hidrografia – p. 98

CAPÍTULO 8 – O relevo terrestre – p. 100

Planícies – p. 100

Planaltos – p. 100

Depressões – p. 101

Montanhas – p. 101

Geografia em representações

Mapa altimétrico – p. 102
Do mapa altimétrico à construção do perfil do relevo – p. 104

O relevo oceânico – p. 106

Atividades – p. 107

CAPÍTULO 9 – As águas na superfície terrestre – p. 108

Águas continentais – p. 110

As geleiras – p. 110

Os rios – p. 110

Os lagos – p. 111

As águas subterrâneas – p. 111

A importância das águas doces – p. 112

Agropecuária – p. 112

Atividades domésticas – p. 113

Indústria – p. 113

Outras utilizações – p. 114

Atividades – p. 115

CAPÍTULO 10 – Os rios na superfície terrestre – p. 116

Regime dos rios – p. 118

O relevo e os rios – p. 119

Rio de planalto – p. 119

Rio de planície – p. 119

Bacias hidrográficas – p. 120

Regiões hidrográficas – p. 120

Atividades – p. 125

Águas oceânicas – p. 126

Importância das águas oceânicas – p. 128

Extração animal – p. 128

Extração mineral e energética – p. 129

Poluição dos rios e oceanos – p. 130

O tema é…

A escassez de água na atualidade – p. 132
Atividades – p. 134

O que eu estudei? – p. 136



UNIDADE 4 – O clima e as formações vegetais – p. 138

CAPÍTULO 11 – Tempo atmosférico e clima – p. 140

Atmosfera terrestre – p. 141

Os ventos na atmosfera – p. 142

Climas do mundo – p. 143

Os climogramas – p. 145

Atividades – p. 147

CAPÍTULO 12 – Fatores do clima – p. 148

Altitude – p. 148

Geografia em representações

Bloco-diagrama e a influência do clima e da altitude na vegetação – p. 150
Latitude – p. 152

Maritimidade e continentalidade – p. 152

Correntes marítimas – p. 153

Atividades – p. 155

O tema é…

A tecnologia e a previsão do tempo – p. 156
O clima e a sociedade – p. 158

Clima e habitação – p. 158

Clima e atividade econômica – p. 159

Comércio e turismo – p. 159

Agricultura – p. 159

Clima, sociedade, problemas urbanos e rurais – p. 160

Atividades. – p. 162

CAPÍTULO 13 – Formações vegetais no mundo – p. 163

Floresta boreal – p. 164

Tundra – p. 164

Floresta Tropical e Equatorial – p. 165

Floresta Temperada e Subtropical – p. 165

Estepe e Pradaria – p. 166

Savana – p. 166

Vegetação dos desertos – p. 167

Geografia e Ciências

Floresta petrificada – p. 168
Formações vegetais transformadas – p. 169

Atividades – p. 170

O que eu estudei? – p. 171



UNIDADE 5 – A dinâmica interna da Terra – p. 174

CAPÍTULO 14 – Estrutura interna da Terra – p. 176

A Teoria da Deriva Continental – p. 178

Teoria das Placas Tectônicas – p. 179

A movimentação dos continentes – p. 180

Correntes de convecção – p. 181

Contato entre placas tectônicas – p. 182

Atividades – p. 183

CAPÍTULO 15 – Dinâmica interna e as formas do relevo – p. 184

Dobras – p. 184

Falhas – p. 185

Terremotos – p. 186

Geografia em representações

Representando falhas e dobras geológicas na sala de aula – p. 188
Atividades – p. 190

CAPÍTULO 16 – Vulcanismo – p. 191

Tipos de vulcanismos – p. 192

Erupções vulcânicas – p. 192

Derrames vulcânicos – p. 192

Vulcões e terremotos no mundo – p. 193

O tema é…

Os vulcões na visão de diferentes povos – p. 194
Brasil: terremotos e atividades vulcânicas – p. 197

Atividades – p. 199

O que eu estudei? – p. 200



UNIDADE 6 – A dinâmica externa da Terra – p. 202

CAPÍTULO 17 – A dinâmica externa e as transformações das paisagens – p. 204

Erosão pela ação das águas – p. 207

Água da chuva – p. 207

Água do rio – p. 207

Água do mar – p. 208

Geleiras – p. 208

Erosão pela ação dos ventos – p. 208

Erosão pela ação humana – p. 209

Atividades – p. 210

CAPÍTULO 18 – A sociedade e as mudanças nas paisagens – p. 211

A sociedade muda e as paisagens também – p. 213

São Paulo em 1910 – p. 213

São Paulo em 2021 – p. 214

O tema é…

Ocupação urbana desordenada – p. 216
As paisagens são transformadas em ritmos diferentes – p. 218

Geografia e História

As paisagens nos documentos históricos – p. 219
Atividades – p. 221

CAPÍTULO 19 – As paisagens, a sociedade e o tempo – p. 223

Paisagens intensamente alteradas – p. 223

Paisagens pouco alteradas pela sociedade – p. 224

Comparando o tempo geológico e o tempo histórico – p. 225

Geografia em representações

O tempo geológico e o tempo histórico na linha do tempo – p. 226
Atividades – p. 229

O que eu estudei? – p. 230



UNIDADE 7 – Trabalho e espaço geográfico – p. 232

CAPÍTULO 20 – O espaço geográfico – p. 234

O trabalho e as transformações do espaço geográfico – p. 236

As técnicas e o espaço geográfico – p. 237

As técnicas e a construção do espaço geográfico – p. 238

A sociedade e sua relação com a natureza – p. 240

Diferentes técnicas no dia a dia – p. 241

O tema é…

Papel da mulher na atualidade – p. 242
Atividades – p. 244

CAPÍTULO 21 – O trabalho e as atividades econômicas – p. 246

Extrativismo – p. 247

Extrativismo mineral – p. 247

Extrativismo animal – p. 247

Extrativismo vegetal – p. 248

Agricultura – p. 248

Pecuária – p. 250

Indústria – p. 251

Comércio e prestação de serviços – p. 252

Geografia em representações

Os estudos em diferentes escalas – p. 254
Atividades – p. 257

O que eu estudei? – p. 258



UNIDADE 8 – Recursos naturais e o meio ambiente – p. 260

CAPÍTULO 22 – Recursos naturais e fontes de energia – p. 262

Os recursos naturais – p. 263

Os recursos naturais como fonte de energia – p. 266

Petróleo – p. 266

Gás natural – p. 267

Carvão mineral – p. 267

Energia hidráulica – p. 268

Energia nuclear – p. 268

Biomassa – p. 269

Energia solar e energia eólica – p. 269

Atividades – p. 270

CAPÍTULO 23 – Sociedade e natureza – p. 272

Efeito estufa e aquecimento global – p. 274

Ilhas de calor – p. 276

Escassez de recursos naturais – p. 277

Em busca de uma sociedade sustentável – p. 280

O tema é…

O filtro em um canudo – p. 282
Geografia e Língua Portuguesa

Informações em crônicas – p. 284
Geografia em representações

As imagens de satélite – p. 286
Atividades – p. 288

O que eu estudei? – p. 290



O que eu aprendi? – p. 292

Projeto em ação

Uma atitude pelo meio ambiente – p. 296
Sugestões complementares – p. 300

Mapas – p. 301

Referências bibliográficas comentadas – p. 303

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores