Moderna SuperAÇÃO! Ciências

6º ANO
Imagem principal do livro
Anos Finais

Aprendizagem contextualizada

Aborda Ciências a partir de situações do cotidiano dos estudantes.

Código da Obra:
0019 P24 01 00 207 030
Baixar Obra
Avatar Elisangela Andrade
Elisangela Andrade Autor(a)
Avatar Vanessa Michelan
Vanessa Michelan Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Ciências conectadas ao cotidiano

Apresenta os conteúdos a partir de situações reais vividas pelos alunos.

Ícone da proposta pedagógica

Participação ativa e expressão de ideias

Valoriza os conhecimentos prévios, experiências e opiniões dos estudantes.

Ícone da proposta pedagógica

Diálogo e respeito em sala

Promove debates que estimulam a interação e o respeito às diferenças.

Conteúdo programático

O que eu já sei? – p. 12

UNIDADE 1 – Planeta Terra – p. 16

CAPÍTULO 1 – Estudando a Terra – p. 18

O formato do planeta Terra – p. 19

Evidências da esfericidade da Terra – p. 19

Atividades – p. 26

Movimentos da Terra – p. 28

Movimento de rotação da Terra – p. 30

O tema é …

Lenda – p. 34
Hora de investigar – p. 36

Atividades – p. 38

Movimento de translação da Terra – p. 40

Atividades – p. 44

CAPÍTULO 2 – Estrutura da Terra – p. 46

Camadas da atmosfera – p. 47

Atividades – p. 48

Camadas da Terra – p. 50

Crosta – p. 52

Manto – p. 53

Núcleo – p. 53

O tema é …

Energia geotérmica – p. 54
Atividades – p. 56

Rochas – p. 58

Classificação das rochas – p. 59

Rochas magmáticas – p. 59

Rocha metamórfica – p. 60

Rochas sedimentares – p. 61

As rochas e a formação dos fósseis – p. 62

Datação geológica – p. 64

Atividades – p. 65

CAPÍTULO 3 – Solo – p. 68

Formação e estrutura do solo – p. 69

Atividades – p. 72

O solo e as atividades agropecuárias – p. 73

Atividades – p. 76

Degradação do solo – p. 78

Erosão – p. 78

Contaminação – p. 79

Conservação do solo – p. 81

Hora de investigar – p. 84

Atividades – p. 86

O que eu estudei? – p. 87



UNIDADE 2 – Recursos naturais – p. 88

CAPÍTULO 4 – Recursos naturais: obtenção e uso – p. 90

Recursos naturais renováveis – p. 92

Recursos naturais não renováveis – p. 93

Extração dos combustíveis fósseis – p. 94

Atividades – p. 98

Extração de minerais e de minérios – p. 100

Problemas ambientais relacionados à mineração – p. 103

O uso de recursos naturais e o desenvolvimento tecnológico – p. 105

O tema é …

Mineração e saúde – p. 108
Atividades – p. 110

CAPÍTULO 5 – Substâncias e misturas – p. 112

Substâncias – p. 113

Substâncias simples e substâncias compostas – p. 114

Misturas – p. 115

Misturas homogêneas e heterogêneas – p. 116

Solução – p. 119

Fatores que interferem na solubilidade – p. 120

Atividades – p. 122

Separação de misturas – p. 125

Separação de misturas heterogêneas – p. 126

Decantação – p. 126

Filtração – p. 127

Catação – p. 128

Ventilação – p. 128

Peneiração – p. 129

Levigação – p. 129

Flotação – p. 129

O tema é …

Os dejetos da suinocultura e a produção de biogás e de biofertilizante – p. 130
Separação de misturas homogêneas – p. 132

Evaporação – p. 132

Destilação – p. 133

Hora de investigar – p. 135

Atividades – p. 138

CAPÍTULO 6 – Transformações dos materiais – p. 140

Transformações físicas da matéria – p. 140

Fusão – p. 142

Vaporização – p. 143

Condensação – p. 144

Solidificação – p. 145

Sublimação – p. 146

Atividades – p. 147

Transformações químicas da matéria – p. 149

Taxa de desenvolvimento das transformações químicas – p. 154

Área de contato – p. 155

Temperatura – p. 155

Atividades – p. 157

O que eu estudei? – p. 159



UNIDADE 3 – Seres vivos – p. 160

CAPÍTULO 7 – Características dos seres vivos – p. 162

Células – p. 163

Membrana celular – p. 164

Citoplasma – p. 164

Núcleo – p. 164

Metabolismo – p. 166

Capacidade de reagir a estímulos – p. 168

Ciclo de vida – reprodução – p. 169

Atividades – p. 171

Estudando algumas organelas das células – p. 174

O tema é …

Células-tronco – p. 176
Hora de investigar – p. 178

Atividades – p. 180

CAPÍTULO 8 – Classificação dos seres vivos – p. 182

Propostas de classificação dos seres vivos – p. 183

Classificação em domínios e reinos – p. 184

Domínio Archaea e reino Archaea – p. 184

Domínio Bacteria e reino Eubacteria – p. 184

Domínio Eukarya – p. 185

Categorias taxonômicas – p. 185

Nomenclatura das espécies – p. 186

Atividades – p. 188

Reinos do domínio Eukarya – p. 189

Reino Protoctista – p. 189

Reino Fungi – p. 190

Reino Plantae – p. 191

Atividades – p. 193

Reino Animalia – p. 194

Filo Porifera – p. 195

Filo Cnidaria – p. 196

Filo Platyhelminthes – p. 197

Filo Nematoda – p. 199

Filo Annelida – p. 200

Filo Mollusca – p. 201

Atividades – p. 203

Filo Arthropoda – p. 205

Insetos – p. 206

Miriápodes – p. 207

Crustáceos – p. 208

Aracnídeos – p. 208

O tema é …

O mistério do desaparecimento das abelhas – p. 210
Filo Equinodermata – p. 212

Filo Chordata – p. 213

Peixes – p. 213

Anfíbios – p. 215

Répteis – p. 216

Aves – p. 217

Mamíferos – p. 219

Atividades – p. 220

O que eu estudei? – p. 223



UNIDADE 4 – Corpo humano – p. 224

CAPÍTULO 9 – Organização e coordenação do corpo humano – p. 226

Sistemas do corpo humano – p. 228

Sistema cardiovascular – p. 228

Sistema linfático – p. 230

Defesas do corpo humano – p. 231

Sistema digestório – p. 232

Trato gastrointestinal – p. 233

Estruturas anexas – p. 233

Sistema respiratório – p. 234

Sistema urinário – p. 237

Atividades – p. 238

Sistema nervoso – p. 241

Tecido nervoso – p. 243

Estrutura do sistema nervoso – p. 244

Parte central do sistema nervoso – p. 245

Parte periférica do sistema nervoso – p. 247

Substâncias psicoativas – p. 250

Atividades – p. 252

CAPÍTULO 10 – Percebendo o ambiente – p. 254

Visão – p. 256

Problemas de visão – p. 257

Miopia – p. 258

Hipermetropia – p. 259

Astigmatismo – p. 259

O tema é …

Tecnologia e acessibilidade – p. 260
Atividades – p. 262

Audição – p. 264

Problemas de audição – p. 266

Atividades – p. 269

Olfato – p. 271

Paladar – p. 272

Tato – p. 274

Atividades – p. 275

CAPÍTULO 11 – O corpo humano em movimento – p. 278

Ossos – p. 278

Estrutura dos ossos ……………………………………………………………………………..279

Esqueleto humano – p. 281

Esqueleto axial – p. 281

Esqueleto apendicular – p. 283

Atividades – p. 285

Problemas na coluna vertebral – p. 287

Esqueleto de outros animais – p. 288

O tema é …

Tecnologias inspiradas em animais – p. 290
Hora de investigar – p. 292

Atividades – p. 294

Articulações – p. 296

Músculos – p. 298

Os músculos estriados esqueléticos e os movimentos – p. 299

As atividades físicas e os músculos – p. 301

Como os outros animais se movimentam – p. 302

Atividades – p. 303

O que eu estudei? – p. 306



O que eu aprendi? – p. 307

Projeto em ação

Cuidando da saúde do sistema locomotor – p. 311
Glossário – p. 316

Referências bibliográficas comentadas – p. 320

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Aprendizagem contextualizada

Aborda Ciências a partir de situações do cotidiano dos estudantes.

Código da Obra:
0019 P24 01 00 207 030
Baixar Obra
Avatar Elisangela Andrade
Elisangela Andrade Autor(a)
Avatar Vanessa Michelan
Vanessa Michelan Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Ciências conectadas ao cotidiano

Apresenta os conteúdos a partir de situações reais vividas pelos alunos.

Ícone da proposta pedagógica

Participação ativa e expressão de ideias

Valoriza os conhecimentos prévios, experiências e opiniões dos estudantes.

Ícone da proposta pedagógica

Diálogo e respeito em sala

Promove debates que estimulam a interação e o respeito às diferenças.

Conteúdo programático

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

SuperAÇÃO CIÊNCIAS – 7
O que eu já sei? – p. 12
UNIDADE 1 – Vida na Terra – p. 16
CAPÍTULO 1 – Condições para a vida na Terra – p. 18
Atmosfera terrestre – p. 18
Componentes do ar atmosférico – p. 19
Gás oxigênio – p. 20
Gás carbônico – p. 22
Gás nitrogênio – p. 26
Vapor de água – p. 27
Outros gases – p. 27
O tema é ...
• Intensificação do efeito estufa – p. 30
Atividades – p. 32
Pressão atmosférica – p. 35
Formação do vento – p. 39
Brisa – p. 40
Furacão – p. 41
Tornado – p. 41
Hora de investigar – p. 42
Atividades – p. 44
Água no planeta Terra – p. 46
Propriedades da água – p. 52
Pressão da água – p. 52
Tensão superficial da água – p. 55
Solubilidade da água – p. 56
Densidade da água – p. 57
Atividades – p. 58
CAPÍTULO 2 – Transformações que ocorrem nos ambientes – p. 60
Transformações naturais – p. 61
Deriva continental – p. 61
Vulcanismo – p. 65
Terremoto – p. 68
Tsunami – p. 70
Hora de investigar – p. 72
Atividades – p. 74
Transformações antrópicas – p. 76
Conservação do ambiente – p. 79
O tema é ...
• Consumo consciente – p. 82
Atividades – p. 84
O que eu estudei? – p. 85

UNIDADE 2 – Ecossistemas – p. 86
CAPÍTULO 3 – Estudando os ecossistemas – p. 88
Ecossistemas aquáticos – p. 90
Ecossistema de água doce – p. 91
Ecossistema de água salobra – p. 92
Ecossistema de água salgada – p. 92
Biomas terrestres – p. 94
Floresta tropical – p. 94
Floresta Temperada – p. 96
Taiga – p. 97
Tundra – p. 98
Deserto – p. 99
Savana – p. 100
Pradaria – p. 101
Hora de investigar – p. 102
Atividades – p. 104
Biomas brasileiros – p. 106
Amazônia – p. 107
Caatinga – p. 108
Cerrado – p. 111
Mata Atlântica – p. 112
Pantanal – p. 115
Pampas – p. 116
O tema é ...
• As comunidades tradicionais e a sustentabilidade – p. 118
Atividades – p. 120
CAPÍTULO 4 – Seres vivos nos ecossistemas – p. 124
Bactérias, fungos e protozoários – p. 128
Hora de investigar – p. 134
Atividades – p. 136
Plantas: fotossíntese e nutrição – p. 137
Atividades – p. 144
Relações alimentares entre os seres vivos – p. 146
Cadeia alimentar – p. 147
Níveis tróficos em uma cadeia alimentar – p. 149
Desequilíbrios nas cadeias alimentares – p. 150
O tema é ...
• Tráfico de animais silvestres – p. 152
Relações ecológicas – p. 154
Predação – p. 154
Competição – p. 155
Comensalismo – p. 156
Mutualismo – p. 156
Protocooperação – p. 157
Parasitismo – p. 157
Sociedade – p. 158
Colônia – p. 158
Atividades – p. 159
O que eu estudei? – p. 161

UNIDADE 3 – Saúde – p. 162
CAPÍTULO 5 – A saúde e seus diferentes aspectos – p. 164
A alimentação e a saúde – p. 166
Nutrientes – p. 166
Carboidratos – p. 167
Lipídios – p. 168
Proteínas – p. 169
Sais minerais – p. 170
Vitaminas – p. 171
Alimentação variada e equilibrada – p. 172
Transtornos alimentares – p. 175
A ingestão de água – p. 177
Atividades – p. 178
Saneamento básico – p. 180
Tratamento de água – p. 181
Tratamento de esgoto – p. 183
Fossas – p. 185
Coleta de resíduos sólidos – p. 186
Acesso da população brasileira aos serviços de saneamento básico – p. 189
Atividades – p. 194
CAPÍTULO 6 – Doenças transmissíveis e doenças não transmissíveis – p. 195
Doenças transmissíveis – p. 196
Doenças causadas por vírus – p. 197
Doenças causadas por bactérias – p. 200
Doenças causadas por protozoários – p. 201
Doenças causadas por vermes – p. 201
Prevenção de doenças transmissíveis – p. 203
Higiene pessoal – p. 203
Acesso a saneamento básico – p. 204
Cuidados com os alimentos – p. 205
Controle e eliminação de vetores – p. 206
Vacinação – p. 207
Como as vacinas atuam no corpo humano? – p. 208
O desenvolvimento de vacinas – p. 209
Formas de transmissão de doenças – p. 211
O tema é ...
• Superbactérias – p. 214
Atividades – p. 216
Doenças não transmissíveis – p. 218
Prevenção de doenças não transmissíveis – p. 219
Atividades – p. 220
CAPÍTULO 7 – Indicadores de saúde e políticas públicas – p. 222
As Políticas Públicas e a saúde da população – p. 223
Medidas de saúde pública para a prevenção de doenças transmissíveis – p. 224
Atividades – p. 228
Medidas de saúde pública para a prevenção de doenças não transmissíveis – p. 230
Tecnologia a favor da saúde – p. 232
Tecnologias digitais na saúde – p. 234
Atividades – p. 236
O que eu estudei? – p. 237

UNIDADE 4 – Calor e força – p. 238
CAPÍTULO 8 – Calor e temperatura – p. 240
Como medir a temperatura – p. 242
Conversão entre as escalas termométricas – p. 245
Trocas de calor – p. 246
Condução – p. 246
Bons e maus condutores de calor – p. 248
Convecção – p. 249
Irradiação – p. 251
Trocas de calor e objetos do dia a dia – p. 251
O tema é ...
• Conforto térmico – p. 252
Hora de investigar – p. 254
Atividades – p. 256
Quantidade de calor – p. 258
Calor específico – p. 259
Calor latente – p. 261
Dilatação térmica – p. 263
Máquinas térmicas – p. 265
Novas tecnologias e possíveis impactos na sociedade e no meio ambiente – p. 267
Atividades – p. 270
CAPÍTULO 9 – Movimento e força – p. 272
Movimento – p. 272
Deslocamento – p. 273
Velocidade média e velocidade instantânea – p. 274
Movimento retilíneo uniforme – p. 276
Aceleração média – p. 277
Movimento retilíneo uniformemente variado – p. 279
O tema é ...
• Pedestre, respeite as leis de trânsito! – p. 280
Atividades – p. 282
Força – p. 284
Grandezas escalares e grandezas vetoriais – p. 284
As leis de Newton – p. 287
Primeira lei de Newton ou princípio da inércia – p. 288
Segunda lei de Newton ou princípio fundamental da dinâmica – p. 289
Terceira lei de Newton ou princípio da ação e reação – p. 290
Tipos de força – p. 290
Força de atrito – p. 291
Força peso – p. 291
Trabalho – p. 293
Energia mecânica – p. 294
Máquinas simples – p. 295
Alavanca – p. 295
Plano inclinado – p. 297
Roldanas – p. 299
Hora de investigar – p. 302
Atividades – p. 304
O que eu estudei? – p. 307

O que eu aprendi? – p. 308
Projeto em ação
• Estilo de vida e bem-estar – p. 312
Glossário – p. 317
Referências bibliográficas comentadas – p. 320

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Aprendizagem contextualizada

Aborda Ciências a partir de situações do cotidiano dos estudantes.

Código da Obra:
0019 P24 01 00 207 030
Baixar Obra
Avatar Elisangela Andrade
Elisangela Andrade Autor(a)
Avatar Vanessa Michelan
Vanessa Michelan Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Ciências conectadas ao cotidiano

Apresenta os conteúdos a partir de situações reais vividas pelos alunos.

Ícone da proposta pedagógica

Participação ativa e expressão de ideias

Valoriza os conhecimentos prévios, experiências e opiniões dos estudantes.

Ícone da proposta pedagógica

Diálogo e respeito em sala

Promove debates que estimulam a interação e o respeito às diferenças.

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – ARTE PARA OUVIR E VER – p. 10

EU SEI: ONDE EU FAÇO ARTE? – p. 12

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | SONS E ARTES VISUAIS – p. 14

Sons e fontes sonoras – p. 16

Intensidade, altura e timbre – p. 18

Fontes sonoras e instrumentos musicais – p. 20

Orquestra e instrumentos musicais – p. 22

A orquestra – p. 23

Orquestra: disposição dos instrumentos – p. 24

Música e inclusão social – p. 26

Esculturas – p. 29

Esculturas e temas – p. 30

Esculturas e emoções – p. 31

Esculturas de diferentes materiais – p. 32

Vamos fazer: Arte com materiais reutilizados – p. 34

Instalação – p. 36

Arte e Língua Portuguesa: Animais em instalação? – p. 38

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | O LUGAR TEATRAL E O ESPAÇO CÊNICO – p. 40

Arquitetura teatral – p. 41

Teatro grego – p. 42

Teatro romano – p. 44

Vamos conhecer mais: Manifestações religiosas teatrais – p. 46

Commedia dell’arte – p. 48

Século de Ouro Espanhol (1492-1681) – p. 50

Teatro elisabetano – p. 51

Teatro no Renascimento – p. 52

O teatro de Bayreuth – p. 54

O teatro moderno e contemporâneo – p. 56

Teatro Oficina: arrojado e moderno – p. 58

Vamos fazer: Maquetes de espaços cênicos – p. 60

EU APRENDI – p. 62

VAMOS COMPARTILHAR: ESPAÇOS CULTURAIS AO ALCANCE DE TODOS – p. 64



UNIDADE 2 – IMAGENS, TEXTOS E SONS NAS ARTES – p. 66

EU SEI: MÚSICAS QUE CANTAM HISTÓRIAS – p. 68

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | IMAGENS QUE CONTAM HISTÓRIAS – p. 70

Vitrais góticos e histórias em quadrinhos – p. 72

Narrativas e tiras – p. 73

Vamos fazer: Mandala-vitral – p. 74

Muralismo mexicano – p. 76

Arte asteca e maia – p. 78

Glifos maias – p. 79

Brinquedos ópticos – p. 80

Fenaquistoscópio – p. 80

Zootrópio – p. 82

Praxinoscópio – p. 83

Imagens em movimento: flip book – p. 84

Vamos fazer: Flip book – p. 86

Do cinema às animações – p. 88

Stop motion – p. 90

Vamos conhecer mais: O menino e o mundo – p. 92

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | CRIAÇÃO E REGISTRO TEXTUAL – p. 94

Notação musical – p. 96

Propriedades do som – p. 98

Vamos conhecer mais: Canto gregoriano – p. 99

Outras formas de registro musical – p. 100

Vamos fazer: Partitura não convencional – p. 102

Narradores e ouvintes de histórias – p. 104

Contar histórias em cena – p. 105

Texto literário dramático – p. 106

Vamos fazer: Texto e encenação – p. 108

Mudanças na concepção de dramaturgia – p. 110

Dramaturgia moderna – p. 112

A concepção da dramaturgia contemporânea – p. 114

Texto literário dramático e texto cênico – p. 115

Vamos fazer: Escrita e leitura dramática – p. 116

EU APRENDI – p. 118

VAMOS COMPARTILHAR: TEXTO CÊNICO E MEMÓRIA – p. 120



UNIDADE 3 – COMPOSIÇÃO E COORDENAÇÃO NAS ARTES – p. 122

EU SEI: SIGA O LÍDER! – p. 124

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | DESENHO E COMPOSIÇÃO NAS ARTES – p. 126

Desenho, linha e formas – p. 128

Vamos fazer: Desenhos com linhas e formas – p. 129

Desenho artístico – p. 130

Desenho e esboço – p. 132

Picasso: estudos para Guernica – p. 133

Arte e Geografia: Brasília – p. 134

Vamos fazer: Diferentes formas de observar e desenhar – p. 136

Composição, cor e movimento – p. 138

Simetria – p. 140

Arte e Matemática: Simetria – p. 142

Equilíbrio – p. 144

A cor – p. 146

Círculo cromático – p. 148

Vamos fazer: Pintura monocromática – p. 151

Vamos fazer: Investigação: variação de luz – p. 156

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | COORDENAÇÃO NAS ARTES CÊNICAS – p. 158

A coordenação do espetáculo teatral – p. 160

O ensaiador – p. 160

O diretor – p. 162

Vamos conhecer mais: O diretor Stanislavski – p. 164

O encenador – p. 166

Vamos fazer: Ação teatral – p. 168

EU APRENDI – p. 170

VAMOS COMPARTILHAR: ILUSTRANDO UM MOMENTO – p. 172



UNIDADE 4 – AS ARTES CHEGAM AO PÚBLICO – p. 174

EU SEI: DOS BASTIDORES À RECEPÇÃO DO PÚBLICO – p. 176

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E MEDIAÇÃO NAS ARTES – p. 178

Teatro: da produção à apresentação – p. 180

Recepção da obra cênica pelo público – p. 182

Ação cultural – p. 184

Mediação e sensibilização artística – p. 185

Vamos fazer: Projeto de ações culturais – p. 186

Vamos conhecer mais: Mediação cultural em espetáculos cênicos – p. 188

Vamos fazer: Entrevista com espectadores de obras cênicas – p. 190

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ESPAÇOS DE CRIAÇÃO, MEDIAÇÃO E MERCADO DAS ARTES – p. 192

O ateliê como espaço de criação – p. 193

Os materiais nos ateliês – p. 194

A Casa Azul: lar, ateliê e museu – p. 195

Vamos fazer: Um ateliê na escola – p. 196

Museus – p. 198

História dos museus – p. 199

Vamos conhecer mais: Gabinete de curiosidades – p. 201

Vamos fazer: Pequeno gabinete de curiosidades – p. 202

Museus de arte no Brasil – p. 204

Museus de arte contemporânea – p. 207

Mediação em museus – p. 208

Uso da tecnologia em museus e espaços culturais – p. 209

Museus virtuais – p. 210

Exposições de arte e curadoria – p. 212

Mercado da arte – p. 214

Quanto vale uma obra de arte? – p. 215

EU APRENDI – p. 216

VAMOS COMPARTILHAR: OBJETOS DE VALOR SIMBÓLICO – p. 218



Referências bibliográficas – p. 220

Transcrição dos áudios – p. 222

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Aprendizagem contextualizada

Aborda Ciências a partir de situações do cotidiano dos estudantes.

Código da Obra:
0019 P24 01 00 207 030
Baixar Obra
Avatar Elisangela Andrade
Elisangela Andrade Autor(a)
Avatar Vanessa Michelan
Vanessa Michelan Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Ciências conectadas ao cotidiano

Apresenta os conteúdos a partir de situações reais vividas pelos alunos.

Ícone da proposta pedagógica

Participação ativa e expressão de ideias

Valoriza os conhecimentos prévios, experiências e opiniões dos estudantes.

Ícone da proposta pedagógica

Diálogo e respeito em sala

Promove debates que estimulam a interação e o respeito às diferenças.

Conteúdo programático

O que eu já sei? – p. 12

UNIDADE 1 – Universo e vida – p. 16

CAPÍTULO 1 – Alguns aspectos da Ciência e do Universo – p. 18

Método científico – p. 19

Leis e teorias científicas – p. 20

A origem do Universo – p. 21

Teoria do Big Bang – p. 23

Atividades – p. 26

A formação do Sistema Solar – p. 27

Universo e Sistema Solar – p. 29

Galáxias – p. 30

Asteroides, cometas e meteoroides – p. 31

Sistema Solar – p. 32

Planetas rochosos – p. 33

Mercúrio – p. 33

Vênus – p. 34

Marte – p. 34

Terra – p. 34

Planetas gasosos – p. 35

Júpiter – p. 35

Saturno – p. 35

Urano – p. 36

Netuno – p. 36

Evolução das estrelas – p. 37

O tema é …

A origem do Universo – p. 40
Atividades – p. 42

CAPÍTULO 2 – A vida na Terra – p. 46

Condições necessárias à vida na Terra – p. 47

A busca por vida em outros planetas – p. 50

Origem da vida na Terra – p. 53

Hipóteses sobre a origem da vida na Terra – p. 58

Hipóteses heterotróficas – p. 58

Hipóteses autotróficas – p. 60

Panspermia – p. 61

Atividades – p. 62

O que eu estudei? – p. 65



UNIDADE 2 – Genética e evolução – p. 66

CAPÍTULO 3 – Hereditariedade – p. 68

DNA e hereditariedade – p. 69

Cromossomos – p. 72

Os experimentos de Mendel – p. 75

Atividades – p. 81

Heredograma – p. 83

Cromossomos e determinação do sexo em seres humanos – p. 86

Síndromes genéticas – p. 89

O tema é …

Bioética: reflexão sobre a Ciência – p. 93
Atividades – p. 95

CAPÍTULO 4 – Evolução dos seres vivos – p. 98

As teorias evolutivas – p. 99

As ideias evolucionistas de Lamarck – p. 100

As ideias evolucionistas de Darwin e Wallace – p. 102

Ancestral comum – p. 104

Seleção natural – p. 105

Seleção sexual – p. 108

Síntese moderna evolutiva – p. 109

Especiação – p. 110

Atividades – p. 111

Evidências da evolução – p. 113

Registro fóssil – p. 113

Análises genéticas – p. 113

Anatomia comparada – p. 114

A evolução e a espécie humana – p. 115

Seres humanos modernos – p. 116

Evolução humana – p. 120

O tema é …

Cultura e educação – p. 124
Atividades – p. 126

CAPÍTULO 5 – Diversidade biológica – p. 128

Unidades de conservação – p. 130

Unidades de Proteção Integral – p. 131

Unidades de Uso Sustentável – p. 134

Atividades – p. 139

Conservação do ambiente – p. 141

O tema é …

Etnociência: os saberes populares – p. 144
Atividades – p. 146

O que eu estudei? – p. 149



UNIDADE 3 – Matéria – p. 150

CAPÍTULO 6 – Estudando a matéria – p. 152

Propriedades da matéria – p. 153

Massa – p. 154

Massa e peso – p. 155

Volume – p. 157

Densidade – p. 157

Atividades – p. 159

Constituição da matéria – p. 161

Modelos atômicos – p. 162

Modelo atômico de Dalton – p. 162

Modelo atômico de Thomson – p. 163

Modelo atômico de Rutherford – p. 165

Modelo atômico de Rutherford-Bohr – p. 167

Íons – p. 170

Propriedades dos átomos – p. 171

Número atômico (Z) – p. 171

Número de massa (A) – p. 171

Atividades – p. 174

CAPÍTULO 7 – Tabela periódica – p. 176

Estudando a tabela periódica atual – p. 179

Utilizando a tabela periódica – p. 182

Atividades – p. 184

Ligações químicas – p. 186

Ligação iônica – p. 187

Ligação covalente – p. 187

Ligação metálica – p. 188

Atividades – p. 189

CAPÍTULO 8 – Transformações da matéria – p. 190

Estados físicos da matéria – p. 191

Estado físico líquido – p. 192

Estado físico sólido – p. 192

Estado físico gasoso – p. 194

Fusão e solidificação – p. 195

Vaporização e condensação – p. 196

Sublimação e deposição – p. 198

Fatores que influenciam nas mudanças de estados físicos – p. 198

Atividades – p. 201

Transformações químicas da matéria – p. 203

Representação das transformações químicas – p. 203

A lei da conservação da massa – p. 205

A lei das proporções definidas – p. 206

Balanceamento das equações químicas – p. 207

Atividades – p. 209

Reversibilidade das transformações químicas – p. 210

Algumas funções químicas – p. 210

Ácidos – p. 211

Bases – p..212

Medindo a concentração de ácidos e bases – p. 212

A escala de pH – p. 213

Sais – p. 214

Óxidos – p. 215

O tema é …

A lenda do Boitatá e o fogo-fátuo – p. 216
Hora de investigar – p. 218

Atividades – p. 220

O que eu estudei? – p. 223



UNIDADE 4 – Ondas e luz – p. 224

CAPÍTULO 9 – Ondas – p. 226

Características gerais das ondas – p. 227

Ondas transversais e ondas longitudinais – p. 230

Ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas – p. 231

Ondas sonoras – p. 231

Propriedades das ondas sonoras – p. 233

Ultrassom – p. 236

O tema é …

A deficiência auditiva e a música – p. 237
Atividades – p. 239

Ondas eletromagnéticas – p. 241

Ondas de rádio e TV – p. 242

Micro-ondas – p. 244

Raios infravermelhos – p. 244

Luz visível – p. 245

Raios ultravioleta – p. 245

Raios X – p. 245

Raios gama – p. 246

Atividades – p. 248

CAPÍTULO 10 – Luz – p. 250

Propriedades da luz visível – p. 252

A luz e os objetos – p. 254

O tema é …

O sono e a luz de alguns aparelhos eletrônicos – p. 256
Atividades – p. 258

Decomposição da luz visível – p. 260

Laser – p. 262

Hora de investigar – p. 264

Atividades – p. 266

Instrumentos ópticos – p. 267

Espelhos – p. 267

Formação de imagem em espelho plano – p. 268

Lentes – p. 269

Lente convergente – p. 269

Lente divergente – p. 270

Atividades – p. 271

O que eu estudei? – p. 273



O que eu aprendi? – p. 274

Projeto em ação

Cuidando do ambiente do bairro – p. 278
Glossário – p. 283

Referências bibliográficas comentadas – p. 288

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores