Ciências Naturais – Aprendendo com o cotidiano

6º ANO
Imagem principal do livro
Anos Finais

Ciência conectada à vida real

Explora os fenômenos naturais com linguagem acessível, relacionando ciência e cotidiano de forma prática e investigativa.

Código da Obra:
0018 P24 01 00 207 030
Baixar Obra
Avatar Eduardo Leite do Canto
Eduardo Leite do Canto Autor(a)
Avatar Laura Celloto Canto Leite
Laura Celloto Canto Leite Autor(a)
Avatar Luiza Celloto Canto
Luiza Celloto Canto Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Ciência que faz sentido

Relaciona conteúdos ao cotidiano e à vida em sociedade.

Ícone da proposta pedagógica

Apoio ao professor

Manual completo que se adapta a qualquer plano de aula.

Ícone da proposta pedagógica

Aprender com a comunidade

Valoriza a realidade local como fonte de aprendizagem.

Conteúdo programático

UNIDADE A

CAPÍTULO 1 – SERES VIVOS E CADEIAS ALIMENTARES

Motivação – p. 13

Desenvolvimento do tema – p. 16

Os seres vivos nascem, se desenvolvem e morrem – p. 16
Os seres vivos precisam de energia – p. 17
Os seres vivos podem se reproduzir – p. 18
Os seres vivos dependem do ambiente – p. 18
Os seres vivos interagem uns com os outros – p. 19
Semelhanças entre os ambientes – p. 19
Diferenças entre os ambientes – p. 19
O que é cadeia alimentar? – p. 21
Produtores e consumidores – p. 22
Seres vivos dependem uns dos outros – p. 22
Há equilíbrio nas cadeias alimentares – p. 23
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 23

Use o que aprendeu – p. 24

Explore diferentes linguagens – p. 26

Seu aprendizado não termina aqui – p. 29



CAPÍTULO 2 – FOTOSSÍNTESE

Motivação – p. 31

Desenvolvimento do tema – p. 32

A semente de feijão tem reserva de alimento – p. 32
Os animais e as plantas respiram – p. 33
As plantas, além de respirarem, fazem fotossíntese – p. 33
Sem luz não ocorre fotossíntese – p. 34
De onde vêm a água e o gás carbônico? – p. 35
As plantas comem terra? – p. 35
A importância da fotossíntese – p. 36
A fotossíntese e as cadeias alimentares – p. 37
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 37

Use o que aprendeu – p. 38

Explore diferentes linguagens – p. 38

Seu aprendizado não termina aqui – p. 40



CAPÍTULO 3 – TEIAS ALIMENTARES

Motivação – p. 42

Desenvolvimento do tema – p. 42

O que são seres decompositores? – p. 42
Decompositores reciclam nutrientes – p. 43
Decompositores e cadeias alimentares – p. 43
O que é aquilo que apareceu no pão? – p. 44
E o que é que apareceu na laranja? – p. 45
Fungos e bactérias atuam como decompositores – p. 45
Ecologia e ecossistemas – p. 47
Teias alimentares – p. 48
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 49

Use o que aprendeu – p. 49

Explore diferentes linguagens – p. 50

Seu aprendizado não termina aqui – p. 53

Isso vai para o nosso blog! – Higiene – p. 54



UNIDADE B

CAPÍTULO 4 – NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO

Motivação – p. 56

Desenvolvimento do tema – p. 56

Os níveis de organização do corpo humano – p. 56
Célula: a unidade que compõe a diversidade – p. 57
Seres pluricelulares e seres unicelulares – p. 60
Noção da estrutura de uma célula animal – p. 61
Noção da estrutura de uma célula vegetal – p. 62
A diversidade das células – p. 63
Tecidos – p. 63
Órgãos – p. 65
Sistemas – p. 65
A integração entre os sistemas – p. 66
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 69

Explore diferentes linguagens – p. 69

Seu aprendizado não termina aqui – p. 71



CAPÍTULO 5 – OSSOS E MÚSCULOS

Motivação – p. 73

Desenvolvimento do tema – p. 73

Ossos e músculos – p. 73
Articulações ou juntas – p. 75
Os três tipos de músculos – p. 77
Músculos esqueléticos e movimentos do corpo – p. 78
Alavancas no corpo humano – p. 81
A coluna vertebral – p. 82
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 84

Use o que aprendeu – p. 84

Explore diferentes linguagens – p. 85

Seu aprendizado não termina aqui – p. 86



CAPÍTULO 6 – VISÃO

Motivação – p. 88

Desenvolvimento do tema – p. 88

Raios de luz – p. 88
O sentido da visão – p. 91
A lente do olho e a “focalização” de imagens – p. 94
Visão binocular – p. 95
O cinema – p. 98
A correção de alguns distúrbios visuais – p. 99
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 103

Explore diferentes linguagens – p. 103

Seu aprendizado não termina aqui – p. 106

Isso vai para o nosso blog! – Alimentação, saúde óssea e muscular – p. 107



UNIDADE C

CAPÍTULO 7 – SISTEMA NERVOSO

Motivação – p. 109

Desenvolvimento do tema – p. 110

Atos voluntários e atos reflexos – p. 110
Neurônios – p. 110
Estrutura geral do sistema nervoso – p. 111
O papel dos nervos – p. 112
O papel da medula espinal – p. 113
O papel do encéfalo – p. 115
SNP somático e SNP autônomo – p. 118
O risco dos danos à medula espinal – p. 119
Sinapse – p. 121
O que são drogas? – p. 123
As drogas e a saúde – p. 124
As drogas e os problemas sociais – p. 124
Drogas atuam no sistema nervoso – p. 125
Não se automedique! – p. 127
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 127

Use o que aprendeu – p. 128

Explore diferentes linguagens – p. 129

Seu aprendizado não termina aqui – p. 130



CAPÍTULO 8 – SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS

Motivação – p. 132

Desenvolvimento do tema – p. 132

Mudanças de fase – p. 132
Temperatura de fusão (TF) e temperatura de ebulição (TE) – p. 133
Matéria – p. 134
Densidade – p. 135
Substâncias químicas – p. 138
Misturas – p. 139
Separação de misturas – p. 142
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 144

Use o que aprendeu – p. 145

Explore diferentes linguagens – p. 146

Seu aprendizado não termina aqui – p. 148



CAPÍTULO 9 – TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

Motivação – p. 150

Desenvolvimento do tema – p. 150

Reação química – p. 150
Substâncias: simples e compostas – p. 155
Processos exotérmicos e processos endotérmicos – p. 157
O petróleo – p. 158
Carvão mineral – p. 162
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 162

Use o que aprendeu – p. 163

Explore diferentes linguagens – p. 164

Seu aprendizado não termina aqui – p. 165

Isso vai para o nosso blog! – A importância da Química para a sociedade – p. 166



UNIDADE D

CAPÍTULO 10 – ATMOSFERA E HIDROSFERA

Motivação – p. 168

Desenvolvimento do tema – p. 168

O ar ocupa espaço – p. 168
Resistência do ar – p. 169
Vento – p. 170
O ar ocupa todo o espaço disponível – p. 170
O ar tem massa! – p. 171
A atmosfera exerce pressão – p. 172
O poder da pressão atmosférica – p. 174
Hidrosfera e ciclo da água – p. 176
Umidade do ar, orvalho e geada – p. 178
Umidade relativa do ar – p. 180
O arco-íris – p. 180
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 182

Use o que aprendeu – p. 183

Explore diferentes linguagens – p. 184

Seu aprendizado não termina aqui – p. 188



CAPÍTULO 11 – O PLANETA TERRA E OS RECURSOS MINERAIS

Motivação – p. 190

Desenvolvimento do tema – p. 191

Como é a Terra por dentro? – p. 191
Rochas magmáticas – p. 192
Vulcões no mundo – p. 193
Rochas são formadas por minerais – p. 194
Rochas sedimentares – p. 194
Rochas metamórficas – p. 195
Os fósseis e a história da Terra – p. 197
Fósseis na América do Sul – p. 199
Aplicações da argila – p. 201
Minerais usados em decoração – p. 201
Ferro – p. 202
Alumínio – p. 203
Vidro – p. 204
Ouro – p. 205
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 206

Explore diferentes linguagens – p. 207

Seu aprendizado não termina aqui – p. 209



CAPÍTULO 12 – DIA E NOITE: REGULARIDADES CELESTES

Motivação – p. 211

Desenvolvimento do tema – p. 211

Ciclo dia/noite – p. 211
Ritmo biológico – p. 212
O seu ciclo dia/noite – p. 213
Latitude e longitude – p. 213
O período diurno tem sempre a mesma duração? – p.
A variação dos períodos diurno e noturno ao longo do ano – p. 214
As estações do ano – p. 216
O nascente e o poente do Sol – p. 218
Solstícios e equinócios – p. 220
A trajetória diária aparente do Sol – p. 222
Evidências da esfericidade da Terra – p. 224
O nascente e o poente das demais estrelas e da Lua – p. 225
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 226

Use o que aprendeu – p. 227

Explore diferentes linguagens – p. 227

Seu aprendizado não termina aqui – p. 228

Isso vai para o nosso blog! – A Terra é esférica! E ela tem uma história! – p. 229



SUPLEMENTO DE PROJETOS – p. 230

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO – p. 242

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Ciência conectada à vida real

Explora os fenômenos naturais com linguagem acessível, relacionando ciência e cotidiano de forma prática e investigativa.

Código da Obra:
0018 P24 01 00 207 030
Baixar Obra
Avatar Eduardo Leite do Canto
Eduardo Leite do Canto Autor(a)
Avatar Laura Celloto Canto Leite
Laura Celloto Canto Leite Autor(a)
Avatar Luiza Celloto Canto
Luiza Celloto Canto Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Ciência que faz sentido

Relaciona conteúdos ao cotidiano e à vida em sociedade.

Ícone da proposta pedagógica

Apoio ao professor

Manual completo que se adapta a qualquer plano de aula.

Ícone da proposta pedagógica

Aprender com a comunidade

Valoriza a realidade local como fonte de aprendizagem.

Conteúdo programático

UNIDADE A

CAPÍTULO 1 – BIODIVERSIDADE

Motivação – p. 13

Desenvolvimento do tema – p. 14

O que significa fazer uma classificação? – p. 14
A variedade dos seres vivos – p. 14
Classificando os seres vivos – p. 14
O conceito de espécie – p. 16
Nome das espécies: o sistema de Lineu – p. 16
Gênero – p. 17
Diferenças individuais em uma espécie – p. 18
Biodiversidade – p. 19
O que é extinção de uma espécie? – p. 20
Recordando: células são estruturas vivas – p. 21
Procariotos e eucariotos – p. 23
Os três domínios de seres vivos – p. 24
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 26

Use o que aprendeu – p. 27

Explore diferentes linguagens – p. 28

Seu aprendizado não termina aqui – p. 33



CAPÍTULO 2 – ADAPTAÇÃO DOS SERES VIVOS

Motivação – p. 35

Desenvolvimento do tema – p. 36

O que é adaptação? – p. 36
Como acontece a adaptação? – p. 36
O conceito de ecossistema – p. 37
Adaptações aos fatores não vivos – p. 37
Adaptação e teias alimentares – p. 39
Adaptações ligadas à alimentação – p. 42
Adaptações relacionadas à propagação da espécie – p. 43
Interação com outros seres vivos – p. 43
Fluxo de energia nos ecossistemas – p. 44
Fluxo de matéria nos ecossistemas – p. 46
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 47

Use o que aprendeu – p. 48

Explore diferentes linguagens – p. 49

Seu aprendizado não termina aqui – p. 51



CAPÍTULO 3 – DIVERSIDADE DA VIDA MICROSCÓPICA

Motivação – p. 53

Desenvolvimento do tema – p. 53

Protozoários – p. 54
Há protozoários que causam doenças – p. 54
Bactérias – p. 56
Há bactérias que causam doenças – p. 57
Reprodução das bactérias – p. 57
Vírus – p. 58
Como ficamos gripados? – p. 59
Então os vírus são seres vivos? – p. 59
Doenças causadas por vírus – p. 60
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 65

Use o que aprendeu – p. 65

Explore diferentes linguagens – p. 66

Seu aprendizado não termina aqui – p. 68

Isso vai para o nosso blog! – As defesas do nosso corpo – p. 69



UNIDADE B

CAPÍTULO 4 – FUNGOS

Motivação – p. 71

Desenvolvimento do tema – p. 71

O fermento biológico é constituído por fungos – p. 71
Fungos – p. 72
As leveduras – p. 73
Os bolores – p. 74
Os cogumelos e as orelhas-de-pau – p. 75
Liquens – p. 77
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 78

Use o que aprendeu – p. 78

Explore diferentes linguagens – p. 79

Seu aprendizado não termina aqui – p. 80



CAPÍTULO 5 – ANIMAIS INVERTEBRADOS: PRINCIPAIS GRUPOS

Motivação – p. 82

Desenvolvimento do tema – p. 82

Poríferos – p. 82
Cnidários – p. 84
Platelmintos – p. 85
Nematódeos – p. 86
Anelídeos – p. 86
Moluscos – p. 88
Artrópodes – p. 89
Equinodermos – p. 95
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 97

Explore diferentes linguagens – p. 97

Seu aprendizado não termina aqui – p. 101



CAPÍTULO 6 – SANEAMENTO BÁSICO

Motivação – p. 103

Desenvolvimento do tema – p. 103

Parasitismo: uma estratégia de vida – p. 103
Esquistossomose – p. 104
Teníase – p. 105
Cisticercose – p. 106
Amarelão – p. 107
Ascaridíase – p. 108
Água potável e tratamento caseiro – p. 109
Distribuição de água encanada – p. 110
Águas servidas – p. 111
Microrganismos nas águas servidas – p. 111
Doenças veiculadas pela água – p. 113
Higiene pessoal – p. 114
Os tipos de fossa – p. 115
Tratamento de esgoto – p. 115
Saneamento básico – p. 117
Poluição da água – p. 118
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 121

Use o que aprendeu – p. 122

Explore diferentes linguagens – p. 123

Seu aprendizado não termina aqui – p. 127

Isso vai para o nosso blog! – Doenças contagiosas e saneamento ……………………………………… 128



UNIDADE C

CAPÍTULO 7 – PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS

Motivação – p. 130

Desenvolvimento do tema – p. 130

Endoesqueleto e exoesqueleto – p. 130
A coluna vertebral – p. 130
A diversidade dos vertebrados – p. 131
Noções sobre reprodução animal – p. 132
Peixes – p. 134
Anfíbios – p. 139
Répteis – p. 142
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 148

Use o que aprendeu – p. 149

Explore diferentes linguagens – p. 150

Seu aprendizado não termina aqui – p. 151



CAPÍTULO 8 – AVES E MAMÍFEROS

Motivação – p. 153

Desenvolvimento do tema – p. 154

Aves – p. 154
Mamíferos – p. 157
O controle da temperatura corporal – p. 159
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 160

Use o que aprendeu – p. 161

Explore diferentes linguagens – p. 161

Seu aprendizado não termina aqui – p. 164



CAPÍTULO 9 – PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS

Motivação – p. 166

Desenvolvimento do tema – p. 166

Floresta Amazônica – p. 166
Mata Atlântica – p. 170
Floresta de Araucárias – p. 171
Caatinga – p. 172
Faixa de transição: Mata dos Cocais – p. 172
Cerrado – p. 173
Faixa de transição: Pantanal – p. 174
Pampas – p. 175
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 177

Use o que aprendeu – p. 178

Explore diferentes linguagens – p. 178

Seu aprendizado não termina aqui – p. 179

Isso vai para o nosso blog! – Ecossistemas e ameaças a eles – p. 180



UNIDADE D

CAPÍTULO 10 – MÁQUINAS SIMPLES

Motivação – p. 182

Desenvolvimento do tema – p. 182

Há vários tipos de máquinas – p. 182
O que são máquinas simples? – p. 182
Roda-eixo – p. 183
Alavanca – p. 183
Polia ou roldana – p. 184
Engrenagem – p. 185
Plano inclinado – p. 186
Cunha – p. 187
Parafuso – p. 188
Tecnologia e seus impactos – p. 190
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 192

Use o que aprendeu – p. 193

Explore diferentes linguagens – p. 193

Seu aprendizado não termina aqui – p. 194



CAPÍTULO 11 – TEMPERATURA, CALOR E EFEITO ESTUFA

Motivação – p. 196

Desenvolvimento do tema – p. 196

Escala de temperatura – p. 196
Calor e troca de calor – p. 198
Condução térmica – p. 199
Convecção térmica – p. 201
Sensações térmicas podem enganar – p. 203
Irradiação térmica – p. 205
Como funciona a garrafa térmica? – p. 206
Aquecimento global – p. 207
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 210

Use o que aprendeu – p. 211

Explore diferentes linguagens – p. 212

Seu aprendizado não termina aqui – p. 212



CAPÍTULO 12 – GASES DA ATMOSFERA E PLACAS DA LITOSFERA

Motivação – p. 214

Desenvolvimento do tema – p. 214

O ar é uma mistura – p. 214
O gás oxigênio – p. 215
O gás nitrogênio – p. 218
O gás carbônico – p. 218
Poluição do ar – p. 219
A camada de ozônio e a poluição por CFCs – p. 222
Placas litosféricas – p. 223
Vulcões, terremotos e tsunamis …………………………………. 228
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 229

Use o que aprendeu – p. 230

Explore diferentes linguagens – p. 230

Seu aprendizado não termina aqui – p. 232

Isso vai para o nosso blog! – Tecnologia ao longo da História – p. 233



SUPLEMENTO DE PROJETOS – p. 234

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO – p. 242

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Ciência conectada à vida real

Explora os fenômenos naturais com linguagem acessível, relacionando ciência e cotidiano de forma prática e investigativa.

Código da Obra:
0018 P24 01 00 207 030
Baixar Obra
Avatar Eduardo Leite do Canto
Eduardo Leite do Canto Autor(a)
Avatar Laura Celloto Canto Leite
Laura Celloto Canto Leite Autor(a)
Avatar Luiza Celloto Canto
Luiza Celloto Canto Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Ciência que faz sentido

Relaciona conteúdos ao cotidiano e à vida em sociedade.

Ícone da proposta pedagógica

Apoio ao professor

Manual completo que se adapta a qualquer plano de aula.

Ícone da proposta pedagógica

Aprender com a comunidade

Valoriza a realidade local como fonte de aprendizagem.

Conteúdo programático

UNIDADE A

CAPÍTULO 1 – ALIMENTOS E NUTRIENTES

Motivação – p. 13

Desenvolvimento do tema – p. 14

Os vários tipos de nutrientes – p. 14
Fibras da dieta – p. 16
Nutrientes com função energética – p. 17
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 21

Use o que aprendeu – p. 21

Explore diferentes linguagens – p. 22

Seu aprendizado não termina aqui – p. 25



CAPÍTULO 2 – SISTEMA DIGESTÓRIO

Motivação – p. 27

Desenvolvimento do tema – p. 28

Visão geral da atuação do sistema digestório – p. 28
A ingestão – p. 29
A digestão – p. 29
A absorção – p. 33
A eliminação – p. 34
Visão geral do processamento dos alimentos – p. 36
Afinal, nós “somos” o que comemos? – p. 37
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 37

Use o que aprendeu – p. 38

Explore diferentes linguagens – p. 39

Seu aprendizado não termina aqui – p. 41



CAPÍTULO 3 – SISTEMAS CIRCULATÓRIO, LINFÁTICO E URINÁRIO

Motivação – p. 43

Desenvolvimento do tema – p. 44

Visão geral da atuação do sistema circulatório – p. 44
O sangue – p. 46
Os vasos sanguíneos – p. 48
Circulação – p. 50
Frequência cardíaca e eletrocardiograma – p. 54
Coagulação do sangue – p. 57
O sistema linfático – p. 58
Excreção – p. 59
O sistema urinário – p. 60
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 63

Use o que aprendeu – p. 63

Explore diferentes linguagens – p. 65

Seu aprendizado não termina aqui – p. 67

Isso vai para o nosso blog! – Doenças do sistema circulatório – p. 68



UNIDADE B

CAPÍTULO 4 – SISTEMA RESPIRATÓRIO

Motivação – p. 70

Desenvolvimento do tema – p. 71

Visão geral da atuação do sistema respiratório – p. 71
A estrutura do sistema respiratório – p. 72
Os movimentos de inspirar e de expirar – p. 75
As trocas gasosas nos pulmões – p. 76
Frequência cardíaca e frequência respiratória – p. 78
O controle automático da respiração pulmonar – p. 79
Distúrbios do sistema respiratório – p. 80
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 84

Use o que aprendeu – p. 84

Explore diferentes linguagens – p. 86

Seu aprendizado não termina aqui – p. 88



CAPÍTULO 5 – REPRODUÇÃO SEXUADA E REPRODUÇÃO ASSEXUADA EM ANIMAIS

Motivação – p. 90

Desenvolvimento do tema – p. 90

Genes – p. 90
Divisão celular – p. 92
Material genético e reprodução humana – p. 93
Reprodução sexuada em animais – p. 95
Reprodução assexuada em animais – p. 98
Reprodução sexuada e variabilidade genética dos descendentes – p. 99
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 100

Use o que aprendeu – p. 100

Explore diferentes linguagens – p. 101

Seu aprendizado não termina aqui – p. 101



CAPÍTULO 6 – REPRODUÇÃO SEXUADA E REPRODUÇÃO ASSEXUADA EM PLANTAS

Motivação – p. 103

Desenvolvimento do tema – p. 104

Os órgãos de uma planta – p. 104
Reprodução sexuada de plantas – p. 105
Reprodução assexuada de plantas – p. 105
Seiva mineral e seiva orgânica – p. 107
Sistema vascular – p. 109
Classificação das plantas – p. 109
Briófitas: plantas avasculares – p. 112
Pteridófitas: plantas sem sementes – p. 113
Gimnospermas: plantas com sementes, mas sem flores e sem frutos – p. 114
Angiospermas: plantas com flores, sementes e frutos – p. 117
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 124

Use o que aprendeu – p. 124

Explore diferentes linguagens – p. 125

Seu aprendizado não termina aqui – p. 129

Isso vai para o nosso blog! – Diversidade das plantas – p. 130



UNIDADE C

CAPÍTULO 7 – ADOLESCÊNCIA, PUBERDADE E SISTEMA ENDÓCRINO

Motivação – p. 132

Desenvolvimento do tema – p. 132

O recém-nascido – p. 132
A infância – p. 133
A adolescência e a puberdade – p. 133
As mudanças trazidas pela puberdade – p. 134
A idade adulta – p. 136
O envelhecimento – p. 136
O controle das funções do corpo – p. 137
Glândulas: exócrinas e endócrinas – p. 138
O sistema endócrino – p. 139
Exemplo de atuação hormonal: a adrenalina – p. 140
A tireoide e o bócio – p. 141
O pâncreas e o controle da glicose no sangue – p. 142
Hormônios sexuais e mudanças na puberdade – p. 145
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 147

Use o que aprendeu – p. 148

Explore diferentes linguagens – p. 148

Seu aprendizado não termina aqui – p. 150



CAPÍTULO 8 – REPRODUÇÃO HUMANA

Motivação – p. 152

Desenvolvimento do tema – p. 152

Sistema genital – p. 152
O sistema genital masculino – p. 153
O sistema genital feminino – p. 154
Ovulação e fertilização – p. 155
Ciclo menstrual – p. 156
Gravidez – p. 157
Parto – p. 159
Amamentação – p. 160
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 161

Use o que aprendeu – p. 161

Explore diferentes linguagens – p. 161

Seu aprendizado não termina aqui – p. 162



CAPÍTULO 9 – SEXO, SAÚDE E SOCIEDADE

Motivação – p. 164

Desenvolvimento do tema – p. 164

Contracepção – p. 164
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) – p. 167
Aids – p. 169
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 171

Use o que aprendeu – p. 172

Explore diferentes linguagens – p. 172

Seu aprendizado não termina aqui – p. 173

Isso vai para o nosso blog! – Conviver e respeitar! – p. 174



UNIDADE D

CAPÍTULO 10 – PREVISÃO DO TEMPO

Motivação – p. 176

Desenvolvimento do tema – p. 176

O volume do ar e a temperatura – p. 176
Quantidade de ar em um recipiente e pressão interna – p. 177
A pressão do ar e a temperatura – p. 178
O ar quente tende a subir – p. 179
As brisas à beira-mar – p. 181
Ventos: o ar em movimento – p. 182
Ciclone, furação, tufão e tornado – p. 184
As correntes marítimas – p. 185
Tempo e clima – p. 186
O movimento das massas de ar – p. 187
A previsão do tempo – p. 188
A previsão do tempo e a atividade humana – p. 190
Alterações climáticas provocadas pelo ser humano – p. 190
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 192

Use o que aprendeu – p. 193

Explore diferentes linguagens – p. 194

Seu aprendizado não termina aqui – p. 198



CAPÍTULO 11 – LUA E CONSTELAÇÕES

Motivação – p. 200

Desenvolvimento do tema – p. 200

As fases da Lua – p. 200
A Lua e seus horários – p. 201
As fases da Lua e os eclipses – p. 203
As estações do ano – p. 206
As estrelas no céu noturno – p. 208
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 211

Use o que aprendeu – p. 211

Explore diferentes linguagens – p. 212

Seu aprendizado não termina aqui – p. 212



CAPÍTULO 12 – PRODUÇÃO E USO DE ENERGIA ELÉTRICA

Motivação – p. 214

Desenvolvimento do tema – p. 214

Circuito elétrico e corrente elétrica – p. 214
Diferença de potencial elétrico – p. 215
Energia elétrica – p. 217
O uso doméstico de energia elétrica – p. 219
Segurança no uso da energia elétrica – p. 221
Recursos energéticos – p. 227
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 232

Use o que aprendeu – p. 232

Explore diferentes linguagens – p. 234

Seu aprendizado não termina aqui – p. 234

Isso vai para o nosso blog! – O Brasil e a energia elétrica – p. 235



SUPLEMENTO DE PROJETOS – p. 236

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO – p. 249

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Ciência conectada à vida real

Explora os fenômenos naturais com linguagem acessível, relacionando ciência e cotidiano de forma prática e investigativa.

Código da Obra:
0018 P24 01 00 207 030
Baixar Obra
Avatar Eduardo Leite do Canto
Eduardo Leite do Canto Autor(a)
Avatar Laura Celloto Canto Leite
Laura Celloto Canto Leite Autor(a)
Avatar Luiza Celloto Canto
Luiza Celloto Canto Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Ciência que faz sentido

Relaciona conteúdos ao cotidiano e à vida em sociedade.

Ícone da proposta pedagógica

Apoio ao professor

Manual completo que se adapta a qualquer plano de aula.

Ícone da proposta pedagógica

Aprender com a comunidade

Valoriza a realidade local como fonte de aprendizagem.

Conteúdo programático

UNIDADE A

CAPÍTULO 1 – REAÇÕES QUÍMICAS E TEORIA ATÔMICA DE DALTON

Motivação – p. 13

Desenvolvimento do tema – p. 14

Recordando mudanças de fase da água – p. 14
Recordando densidade – p. 15
Recordando o que é reação química – p. 16
A Lei da Conservação da Massa – p. 18
A Lei das Proporções Constantes – p. 19
A Teoria Atômica de Dalton – p. 20
Símbolos e fórmulas – p. 21
Equação química – p. 23
Explicação para as Leis de Lavoisier e de Proust – p. 24
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 25

Explore diferentes linguagens – p. 26

Seu aprendizado não termina aqui – p. 31



CAPÍTULO 2 – CARGAS ELÉTRICAS E MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD

Motivação – p. 33

Desenvolvimento do tema – p. 33

Eletricidade – p. 33
Cargas elétricas – p. 33
Eletrização por atrito – p. 35
Condutores elétricos e isolantes elétricos – p. 36
Eletrização por contato – p. 37
Aterramento de um objeto – p. 37
Descargas elétricas no ar – p. 38
Modelo atômico de Rutherford – p. 39
Elemento químico e número atômico – p. 41
A tabela periódica – p. 42
Isótopos – p. 45
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 46

Use o que aprendeu – p. 47

Explore diferentes linguagens – p. 49

Seu aprendizado não termina aqui – p. 50



CAPÍTULO 3 – ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E MODELO ATÔMICO DE BOHR

Motivação – p. 52

Desenvolvimento do tema – p. 52

Ondas – p. 52
Ondas: mecânicas versus eletromagnéticas – p. 53
Características e aplicações das ondas eletromagnéticas – p. 54
Modelo atômico de Bohr – p. 59
Algumas aplicações do modelo de Bohr – p. 61
Distribuição eletrônica nas camadas – p. 63
Distribuição eletrônica e tabela periódica – p. 64
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 65

Use o que aprendeu – p. 66

Seu aprendizado não termina aqui – p. 66

Isso vai para o nosso blog! – Os elementos químicos – p. 67



UNIDADE B

CAPÍTULO 4 – LIGAÇÕES QUÍMICAS

Motivação – p. 69

Desenvolvimento do tema – p. 70

Tipos de substâncias que estudaremos – p. 70
Ligações químicas que estudaremos – p. 70
Ligação iônica – p. 72
Ligação covalente – p. 74
Ligação metálica – p. 76
Comparação entre os tipos de substâncias – p. 77
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 82

Use o que aprendeu – p. 83

Explore diferentes linguagens – p. 87

Seu aprendizado não termina aqui – p. 87



CAPÍTULO 5 – ACÚSTICA

Motivação – p. 89

Desenvolvimento do tema – p. 90

Som e ondas sonoras – p. 90
Propriedades do som – p. 91
Instrumentos musicais – p. 94
Velocidade do som no ar – p. 97
O som não se propaga apenas no ar – p. 98
Reflexão e absorção do som. Eco – p. 99
Ultrassom e infrassom – p. 100
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 102

Use o que aprendeu – p. 102

Explore diferentes linguagens – p. 104

Seu aprendizado não termina aqui – p. 105



CAPÍTULO 6 – ÓPTICA

Motivação – p. 107

Desenvolvimento do tema – p. 108

Conceitos introdutórios à Óptica – p. 108
As componentes da luz branca – p. 109
Cores primárias de luz – p. 110
Cores primárias de luz e visão – p. 111
Cores primárias de corantes – p. 112
Reflexão, refração e absorção – p. 114
A formação das sombras – p. 115
Imagens em espelhos planos – p. 117
Imagens em espelhos convexos – p. 119
Imagens em espelhos côncavos – p. 119
Refração da luz – p. 121
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 122

Use o que aprendeu – p. 123

Explore diferentes linguagens – p. 123

Seu aprendizado não termina aqui – p. 127

Isso vai para o nosso blog! – Importância das radiações eletromagnéticas – p. 128



UNIDADE C

CAPÍTULO 7 – CINEMÁTICA

Motivação – p. 130

Desenvolvimento do tema – p. 131

Algumas contribuições de Galileu Galilei – p. 131
Conceitos introdutórios à Mecânica – p. 131
Velocidade média – p. 133
Velocidade instantânea – p. 134
Movimento uniforme e movimento variado – p. 135
Aceleração – p. 135
Queda livre – p. 136
Aceleração da gravidade – p. 137
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 139

Use o que aprendeu – p. 140

Explore diferentes linguagens – p. 141

Seu aprendizado não termina aqui – p. 143



CAPÍTULO 8 – DINÂMICA

Motivação – p. 145

Desenvolvimento do tema – p. 145

Massa: uma abordagem inicial – p. 145
Grandezas escalares – p. 146
Grandezas vetoriais – p. 146
Força – p. 148
Primeira Lei de Newton – p. 150
Segunda Lei de Newton – p. 151
Força peso – p. 153
Força de tração – p. 155
Medida da força peso – p. 156
Terceira Lei de Newton – p. 158
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 161

Use o que aprendeu – p. 161

Explore diferentes linguagens – p. 163

Seu aprendizado não termina aqui – p. 164



CAPÍTULO 9 – GRAVITAÇÃO

Motivação – p. 166

Desenvolvimento do tema – p. 166

O conceito de força centrípeta – p. 166
Força centrípeta e objetos em órbita – p. 169
A Lei da Gravitação Universal – p. 171
Geocentrismo versus heliocentrismo – p. 171
Os planetas e o Sistema Solar – p. 175
Sol, a nossa estrela – p. 177
Galáxias – p. 180
Sol e outras estrelas – p. 182
Ciclo de vida das estrelas – p. 186
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 193

Use o que aprendeu – p. 193

Explore diferentes linguagens – p. 194

Seu aprendizado não termina aqui – p. 194

Isso vai para o nosso blog! – Astronomia e Astronáutica – p. 195



UNIDADE D

CAPÍTULO 10 – GENÉTICA E HEREDITARIEDADE

Motivação – p. 197

Desenvolvimento do tema – p. 197

Mendel e as ervilhas – p. 197
Material genético – p. 200
Cromossomos homólogos e número haploide – p. 202
Cromossomos e reprodução humana – p. 203
O que é Genética? – p. 205
Alelos localizam-se em cromossomos homólogos – p. 205
Genótipo – p. 206
Fenótipo e influência do ambiente – p. 207
Hereditariedade em humanos – p. 210
Os grupos sanguíneos – p. 211
Parecidos, mas geralmente diferentes! – p. 212
Cromossomos sexuais – p. 213
Doenças hereditárias e aneuploidia – p. 214
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 217

Use o que aprendeu – p. 217

Explore diferentes linguagens – p. 218

Seu aprendizado não termina aqui – p. 219



CAPÍTULO 11 – EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS

Motivação – p. 221

Desenvolvimento do tema – p. 221

Fósseis: registros do passado – p. 221
O conceito de evolução – p. 222
A explicação lamarckista para a evolução – p. 223
A explicação darwinista para a evolução – p. 223
Como se formam novas espécies? – p. 224
Evolução não é um processo individual – p. 225
Darwin inspirou-se na seleção artificial – p. 226
Árvores filogenéticas – p. 227
A origem da vida – p. 231
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 234

Use o que aprendeu – p. 234

Explore diferentes linguagens – p. 235

Seu aprendizado não termina aqui – p. 240



CAPÍTULO 12 – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Motivação – p. 242

Desenvolvimento do tema – p. 243

Desenvolvimento sustentável – p. 243
Ação humana e desequilíbrios ambientais – p. 244
A importância das unidades de conservação – p. 246
Recursos renováveis e recursos não renováveis – p. 247
Ameaça aos recursos renováveis – p. 250
O crescimento da população humana – p. 250
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 254

Use o que aprendeu – p. 254

Explore diferentes linguagens – p. 254

Seu aprendizado não termina aqui – p. 255

Isso vai para o nosso blog! – As soluções começam conosco! – p. 256



ALGUMAS PALAVRAS FINAIS AO ESTUDANTE – p. 257

SUPLEMENTO DE PROJETOS – p. 258

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO – p. 265

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores