Moderna Araribá Conecta – Arte

6º ANO
Imagem principal do livro
Anos Finais

Arte e diversidade cultural

Araribá Conecta - Arte traz diversidade indígena e africana.

Código da Obra:
0011 P24 01 00 200 060
Baixar Obra
Avatar Flávia Delalibera Iossi
Flávia Delalibera Iossi Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Protagonismo estudantil

Com proposta da elaboração de um diário de bordo

Ícone da proposta pedagógica

Valorização da cultura

Olhar para manifestações artísticas diversas, como as de matrizes africanas e indígenas.

Ícone da proposta pedagógica

Abordagem Triangular

A obra articula o fazer artístico à leitura, à reflexão e à contextualização.

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – ARTE E ESPAÇOS DE EXPRESSÃO – p. 10

De olho na imagem – p. 11

Artista e obra: Ananda Nahu – p. 12

TEMA 1 – Paredes e muros como espaços de expressão – p. 13

A pintura mural – p. 13

Os murais egípcios – p. 14

Foco na linguagem – p. 14

Muralismo: Arte e política – p. 15

Foco na linguagem – p. 15

Muralismo mexicano – p. 16

América hispânica, de José Orozco – p. 17

Foco na linguagem – p. 17

Arte e muito mais: Portinari e a pintura mural brasileira – p. 18

Experimentações – p. 19

TEMA 2 – Representações rupestres – p. 20

Registros pré-históricos no Brasil – p. 20

Foco na linguagem – p. 20

Arte e muito mais: A Serra da Capivara – p. 21

A arte rupestre – p. 22

Mãos em negativo – p. 22

As incisões rupestres – p. 23

Arte rupestre é arte? – p. 23

Experimentações – p. 24

TEMA 3 – A arte do grafite – p. 25

Crítica e humor – p. 25

Foco na linguagem – p. 25

Artista e obra: Banksy – p. 26

A origem do grafite – p. 27

Por dentro da arte: O grafite e o movimento hip-hop – p. 28

Das ruas para as galerias – p. 29

As relações entre arte e imagem – p. 29

A arte do grafite no Brasil – p. 30

Entre textos e imagens: Ver a cidade e as suas nuances – p. 31

As mulheres e a arte de rua – p. 32

Foco na linguagem – p. 32

A obra de Criola – p. 33

Experimentações – p. 34

Pensar e fazer arte – p. 35

Autoavaliação – p. 36



UNIDADE 2 – UMA LINGUAGEM, MUITOS ELEMENTOS – p. 37

De olho na imagem – p. 38

Artista e obra: O grupo Vilavox – p. 39

TEMA 1 – O teatro – p. 40

Uma arte convivial – p. 40

Por dentro da arte: A história da peça – p. 41

Experimentações – p. 42

Os elementos da linguagem teatral – p. 43

Os elementos visuais – p. 43

Os sons – p. 43

O espaço – p. 44

O corpo – p. 44

Foco na linguagem – p. 44

O teatro de rua – p. 45

Ser Tão Teatro – p. 45

Experimentações – p. 47

TEMA 2 – As origens do teatro – p. 48

O teatro primitivo – p. 48

O teatro em diferentes culturas – p. 49

A máscara e o sagrado – p. 50

Foco na linguagem – p. 50

Os diablos danzantes – p. 51

As máscaras africanas – p. 52

Experimentações – p. 53

Por dentro da arte: Materialidade e visualidade – p. 54

Foco na linguagem – p. 54

Artista e obra: Calixte Dakpogan – p. 55

Arte e muito mais: Os orixás – p. 55

Experimentações – p. 56

TEMA 3 – O teatro na Grécia antiga – p. 58

O “berço” do teatro – p. 58

Experimentações – p. 59

As máscaras no teatro grego – p. 60

A tragédia e a comédia – p. 61

Os autores teatrais – p. 62

Entre textos e imagens: Luiz Felipe Botelho – p. 63

Arte e muito mais: Religião na Grécia antiga – p. 64

Medeia – p. 65

Pensar e fazer arte – p. 67

Autoavaliação – p. 68



UNIDADE 3 – DANÇA: EXPRESSÃO E CULTURA – p. 69

De olho na imagem – p. 70

Artista e obra: Cia. Oito Nova Dança – p. 71

TEMA 1 – A criação do movimento – p. 72

Os movimentos expressivos – p. 72

Os movimentos funcionais – p. 73

Foco na linguagem – p. 73

Os movimentos funcionais nos espetáculos de dança – p. 74

Por dentro da arte: Tempos modernos – p. 76

Rudolf Laban e o estudo do movimento – p. 78

Experimentações – p. 79

TEMA 2 – As danças circulares – p. 81

As origens da dança – p. 81

A dança e o sagrado – p. 82

Foco na linguagem – p. 82

A dança odissi – p. 83

A dança asteca – p. 84

Arte e muito mais: O Códice Tovar – p. 84

A formação circular – p. 85

Experimentações – p. 86

TEMA 3 – O formato circular nas manifestações culturais brasileiras – p. 87

As festas juninas – p. 87

A dança nas festas juninas – p. 88

O baião, o xote, o xaxado e o forró – p. 89

Por dentro da arte: Baião – p. 90

Foco na linguagem – p. – p. 90

A ciranda – p. 91

As letras das cirandas – p. 92

Experimentações – p. 93

A capoeira – p. 93

A roda de capoeira – p. 94

Entre textos e imagens: Rainha Nzinga Mbandi – p. 95

Questões – p. 95

A música na capoeira – p. 96

Pensar e fazer arte – p. 97

Autoavaliação – p. 98



UNIDADE 4 – MÚSICA: SOM E POESIA – p. 99

De olho na imagem – p. 100

Artista e obra: O quinteto Vento em Madeira – p. 101

Foco na linguagem – p. 101

TEMA 1 – O som – p. 102

Os sons que nos rodeiam – p. 102

Arte e muito mais: Música e inclusão – p. 103

Foco na linguagem – p. 103

As propriedades do som – p. 104

Altura ou volume? – p. 104

Foco na linguagem – p. 104

A intensidade – p. 105

A duração – p. 105

O timbre – p. 105

Entre textos e imagens: Como as notas musicais foram descobertas e nomeadas? – p. 106

Questões – p. 106

Experimentações – p. 107

TEMA 2 – A linguagem musical – p. 108

Das musas à música – p. 108

Um dos primeiros instrumentos musicais – p. 109

Experimentações – p. 109

As flautas indígenas – p. 110

Artista e obra: Djuena Tikuna – p. 111

Os elementos da linguagem musical – p. 112

O ritmo – p. 112

Experimentações – p. 112

A melodia e a harmonia – p. 113

Experimentações – p. 113

Entre textos e imagens: O ritmo na poesia – p. 114

Questões – p. 114

Experimentações – p. 115

TEMA 3 – O instrumento vocal – p. 116

A voz – p. 116

A classificação das vozes – p. 117

Foco na linguagem – p. 117

Por dentro da arte: Teatro musical – p. 118

Artista e obra: Gabriela, cravo e canela – p. 118

Foco na linguagem – p. 119

Arte e muito mais: Cuidados com a voz – p. 120

Experimentações – p. 121

TEMA 4 – Como nascem as canções – p. 122

Música e letra – p. 122

Foco na linguagem – p. 122

A letra de canção – p. 123

Foco na linguagem – p. 123

Experimentações – p. 124

Pensar e fazer arte – p. 125

Autoavaliação – p. 125



Referências bibliográficas comentadas – p. 126

Guia dos áudios – p. 128

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Arte no protagonismo estudantil

Araribá Conecta - Arte estimula reflexão, cultura e interesse pela arte.

Código da Obra:
0011 P24 01 00 200 060
Baixar Obra
Avatar Flávia Delalibera Iossi
Flávia Delalibera Iossi Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Protagonismo estudantil

Com proposta da elaboração de um diário de bordo

Ícone da proposta pedagógica

Valorização da cultura

Olhar para manifestações artísticas diversas, como as de matrizes africanas e indígenas.

Ícone da proposta pedagógica

Abordagem Triangular

A obra articula o fazer artístico à leitura, à reflexão e à contextualização.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – DANÇA: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO – p. 10

De olho na imagem – p. 11

Artista e obra: Ivaldo Bertazzo – p. 12

TEMA 1 – Dança e composição – p. 13

A coreografia – p. 13

Foco na linguagem – p. 13

A influência da cultura indiana – p. 14

Dança e música – p. 15

Dança sem música – p. 16

Experimentações – p. 16

Por dentro da arte: O papel do coreógrafo – p. 17

Artista e obra: Angel e Klauss Vianna – p. 18

Os níveis espaciais – p. 19

Foco na linguagem – p. 19

Experimentações – p. 20

TEMA 2 – O balé – p. 22

A origem do balé – p. 22

Foco na linguagem – p. 22

O balé cortesão – p. 23

Da corte para os palcos – p. 24

O lago dos cisnes – p. 25

Por dentro da arte: A dança e as artes visuais – p. 26

Foco na linguagem – p. 27

O figurino no balé – p. 28

Os movimentos no balé – p. 29

Arte e muito mais: Primeira companhia de balé profissional formada por bailarinas cegas faz sua

estreia no Theatro Municipal de São Paulo – p. 30

Experimentações – p. 32

TEMA 3 – O intérprete na dança contemporânea – p. 34

O intérprete-criador – p. 34

Por dentro da arte: A dança contemporânea – p. 35

Entre textos e imagens: Grande Sertão: veredas – p. 37

Questões – p. 37

A luz como elemento cênico – p. 38

Luz e sombra – p. 38

Foco na linguagem – p. 38

Luz e criação – p. 39

Experimentações – p. 39

Pensar e fazer arte – p. 40

Autoavaliação – p. 42



UNIDADE 2 – O CORPO É UM INSTRUMENTO MUSICAL – p. 43

De olho na imagem – p. 44

Artista e obra: Barbatuques – p. 45

TEMA 1 – A percussão corporal – p. 46

Os instrumentos de percussão – p. 46

Foco na linguagem – p. 46

Arte e muito mais: Instrumentos de percussão nas culturas indígenas – p. 47

Experimentações – p. 48

A produção de sons com o corpo – p. 50

Foco na linguagem – p. 50

Stomp – p. 51

Por dentro da arte: A percussão nos sons do sapateado – p. 52

Experimentações – p. 53

TEMA 2 – A voz e o canto – p. 54

O corpo humano e a produção da voz – p. 54

Arte e muito mais: A voz na adolescência: mudanças na voz de meninos e de meninas – p. 55

Por dentro da arte: A “voz” da Terra – p. 56

Experimentações – p. 57

A voz na dublagem – p. 58

Experimentações – p. 58

O canto – p. 59

Foco na linguagem – p. 59

Ao som da viola – p. 60

Foco na linguagem – p. 60

O pioneirismo da dupla As Galvão – p. 61

Artista e obra: Orquestra Paulistana de Viola Caipira – p. 62

Foco na linguagem – p. 62

A música sertaneja – p. 63

Foco na linguagem – p. 63

Do sertanejo raiz ao sertanejo universitário – p. 64

Foco na linguagem – p. 64

Entre textos e imagens: Invasão feminina na música sertaneja – p. 65

Questões – p. 65

Experimentações – p. 66

TEMA 3 – A experiência do canto coletivo – p. 67

O canto gregoriano – p. 67

A monofonia e a polifonia – p. 68

Foco na linguagem – p. 68

O canto coral – p. 69

Um coral misto – p. 70

Foco na linguagem – p. 70

Artista e obra: Dorit Kolling – p. 71

A escrita musical – p. 73

A partitura – p. 74

Foco na linguagem – p. 74

Artista e obra: Birds on the wires – p. 75

Por dentro da arte: Pautas musicais ilustradas – p. 76

Foco na linguagem – p. 76

Experimentações – p. 77

Pensar e fazer arte – p. 78

Autoavaliação – p. 79



UNIDADE 3 – O CORPO COMO EXPRESSÃO – p. 80

De olho na imagem – p. 81

Artista e obra: Cia. 2 de Teatro – p. 82

TEMA 1 – Corpo e gestualidade – p. 83

Teatro sem palavras – p. 83

O corpo na criação teatral – p. 84

Foco na linguagem – p. 84

Espelunca – p. 85

Por dentro da arte: O chorinho – p. 86

O cinema mudo – p. 87

Comediantes do cinema mudo – p. 87

Experimentações – p. 88

A construção da visualidade – p. 89

Foco na linguagem – p. 89

O cenógrafo, o figurinista e o aderecista – p. 90

A proposta visual de Zigg & Zogg – p. 91

Experimentações – p. 92

TEMA 2 – A dramaturgia do corpo – p. 93

Alegria de viver – p. 93

Foco na linguagem – p. 93

A proposta do grupo – p. 94

Artista e obra: Deborah Moreira e George Mascarenhas – p. 95

A mímica – p. 97

A commedia dell’arte – p. 98

A mímica na atualidade – p. 99

Experimentações – p. 100

TEMA 3 – A arte de fazer rir – p. 101

A comédia – p. 101

As aves – p. 102

Foco na linguagem – p. 102

A comédia satírica – p. 103

O avarento – p. 104

Artista e obra: Paulo Autran – p. 104

A comédia de costumes – p. 105

O texto teatral – p. 106

Entre textos e imagens: O juiz de paz da roça – p. 107

Questões – p. 108

A comédia de costumes musicada – p. 109

O cenário – p. 110

Foco na linguagem – p. 110

Pensar e fazer arte – p. 111

Autoavaliação – p. 112



UNIDADE 4 – REPRESENTAÇÕES VISUAIS DO CORPO HUMANO – p. 113

De olho na imagem – p. 114

Artista e obra: Giovani Caramello – p. 115

Foco na linguagem – p. 115

TEMA 1 – Obras que parecem ganhar vida – p. 116

As fases da vida – p. 116

Foco na linguagem – p. 116

Reinterpretações da história da arte na obra de Giovani Caramello – p. 117

Foco na linguagem – p. 117

A linguagem tridimensional – p. 118

Por dentro da arte: O processo de criação de Giovani Caramello – p. 119

O hiper-realismo – p. 122

Artista e obra: O trabalho de Ron Mueck – p. 123

Arte e muito mais: A modelagem em 3D – p. 124

Experimentações – p. 125

TEMA 2 – A representação do corpo humano na arte – p. 127

A Vênus de Willendorf – p. 127

Foco na linguagem – p. 127

Arte e muito mais: O corpo e a cultura – p. 128

Por que se usa o termo Vênus? – p. 129

Iconografias do corpo humano – p. 130

Renascimentos na arte – p. 131

Por dentro da arte: O renascimento do Harlem – p. 132

Entre textos e imagens: Histórias afro-atlânticas – p. 133

Questão – p. 134

Experimentações – p. 134

TEMA 3 – Surrealismo nas artes visuais – p. 135

Entre textos e imagens: O Manifesto surrealista – p. 136

Questão – p. 136

Imagens além do real – p. 137

Foco na linguagem – p. 137

Técnicas surrealistas – p. 138

Por dentro da arte: A psicanálise – p. 139

Entre textos e imagens: O caligrama – p. 140

Questão – p. 140

Experimentações – p. 141

TEMA 4 – Entre retratos e autorretratos – p. 142

O retrato – p. 142

Foco na linguagem – p. 142

O retrato no dia a dia – p. 143

Foco na linguagem – p. 143

Artista e obra: Alexandre Sequeira – p. 144

Autorretrato: uma imagem sobre mim – p. 145

Foco na linguagem – p. 145

Entre o autorretrato e a selfie – p. 146

Foco na linguagem – p. 146

Arte e muito mais: Autoexposição e redes sociais – p. 147

Experimentações – p. 148

Pensar e fazer arte – p. 149

Autoavaliação – p. 150



Referências bibliográficas comentadas – p. 151

Guia dos áudios – p. 155 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Leitura e reflexão crítica

Um mergulho na produção criativa e no diálogo sobre identidades.

Código da Obra:
0011 P24 01 00 200 060
Baixar Obra
Avatar Flávia Delalibera Iossi
Flávia Delalibera Iossi Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Protagonismo estudantil

Com proposta da elaboração de um diário de bordo

Ícone da proposta pedagógica

Valorização da cultura

Olhar para manifestações artísticas diversas, como as de matrizes africanas e indígenas.

Ícone da proposta pedagógica

Abordagem Triangular

A obra articula o fazer artístico à leitura, à reflexão e à contextualização.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – UM OLHAR SOBRE O BRASIL – p. 10

De olho na imagem – p. 11

Artista e obra: O artista JR – p. 12

TEMA 1 – Arte no Morro da Providência – p. 13

Uma reflexão sobre a realidade – p. 13

Arte e muito mais: O Morro da Providência – p. 14

Mulheres são heroínas – p. 15

Foco na linguagem – p. 15

Casa Amarela Providência – p. 16

Por dentro da arte: Documentário – p. 17

Arte urbana: intervenção artística – p. 18

Foco na linguagem – p. 18

Arte de rua: lambe-lambe – p. 19

Entre textos e imagens: Lambe-lambe – p. 20

Questões – p. 20

Experimentações – p. 21

TEMA 2 – Paisagens e histórias do Brasil na arte – p. 23

Frans Post – p. 23

Foco na linguagem – p. 23

A pintura de paisagem – p. 24

Foco na linguagem – p. 24

Artista e obra: Frans Post – p. 25

Por dentro da arte: Audioguias: outras vozes na arte – p. 26

Brasil no plural – p. 27

Foco na linguagem – p. 27

A pluralidade da arte indígena no Brasil – p. 28

Foco na linguagem – p. 28

Arte e muito mais: Vídeo nas aldeias – p. 29

A expressão dos saberes regionais na arte popular – p. 30

Foco na linguagem – p. 30

Institucionalização da arte no Brasil – p. 32

Da academia ao museu – p. 32

Foco na linguagem – p. 32

Por dentro da arte: Os museus de arte – p. 33

Arte e muito mais: Museus criados por artistas e grupos sociais – p. 34

Experimentações – p. 35

TEMA 3 – O Modernismo e a identidade cultural brasileira – p. 36

Anita Malfatti – p. 36

Foco na linguagem – p. 36

Uma nova proposta artística – p. 37

Foco na linguagem – p. 37

Entre textos e imagens: Ode ao burguês – p. 38

Questões – p. 38

Arte e muito mais: Arte e crítica social – p. 39

A Semana de Arte Moderna de 1922 – p. 40

As mulheres e o movimento modernista brasileiro – p. 41

A estética da modernização e a influência cubista na arte – p. 42

Foco na linguagem – p. 42

Uma produção modernista – p. 43

Experimentações – p. 44

Pensar e fazer arte – p. 45

Autoavaliação – p. 46



UNIDADE 2 – TEATRO E SOCIEDADE – p. 47

De olho na imagem – p. 48

Artista e obra: Teatro Experimental de Arte – p. 49

TEMA 1 – Uma dramaturgia moralizante – p. 50

Auto da Compadecida – p. 50

Artista e obra: Ariano Suassuna – p. 51

Entre textos e imagens: Auto da Compadecida – p. 52

Questões – p. 53

Por dentro da arte: Adaptações de Auto da Compadecida – p. 54

Outras adaptações – p. 55

A origem do auto – p. 56

O teatro de Gil Vicente – p. 57

Por dentro da arte: Mesa dos pecados capitais – p. 58

O auto como instrumento de catequização – p. 59

Arte e muito mais: A arte missioneira – p. 60

Experimentações – p. 61

TEMA 2 – O teatro como retrato de uma época – p. 62

O rei da vela – p. 62

A montagem dos Parlapatões – p. 63

Por dentro da arte: Direção musical e sonoplastia – p. 63

Experimentações – p. 64

Por dentro da arte: Oswald de Andrade e o teatro moderno – p. 65

O texto de O rei da vela – p. 66

A montagem do Teatro Oficina – p. 68

Cinquenta anos depois – p. 69

O diretor e encenador teatral – p. 70

A concepção visual – p. 71

Os figurinos – p. 72

Por dentro da arte: O desenho como projeto – p. 72

Experimentações – p. 73

TEMA 3 – O teatro como ato político – p. 74

Teatro e resistência – p. 74

Por dentro da arte: A história contada por meio da fotografia – p. 75

Roda viva – p. 76

Entre textos e imagens: A canção-tema – p. 77

Questões – p. 77

O Teatro de Arena – p. 78

Artista e obra: Augusto Boal – p. 79

O sistema coringa – p. 80

Arte e muito mais: O teatro de Bertolt Brecht – p. 80

Augusto Boal e o Teatro do Oprimido – p. 81

Experimentações – p. 81

Pensar e fazer arte – p. 82

Autoavaliação – p. 83



UNIDADE 3 – MÚSICA E SOCIEDADE – p. 84

De olho na imagem – p. 85

Artista e obra: Carlos Gomes – p. 86

TEMA 1 – A música e os temas nacionais – p. 87

A identidade nacional na obra de Carlos Gomes – p. 87

Foco na linguagem – p. 87

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro – p. 88

Foco na linguagem – p. 88

O guarani – p. 89

Arte e muito mais: O Romantismo na literatura – p. 90

A ópera – p. 91

Carmen – p. 92

Foco na linguagem – p. 92

A orquestra – p. 93

Foco na linguagem – p. 93

Os instrumentos de uma orquestra – p. 94

TEMA 2 – A brasilidade de Heitor Villa-Lobos – p. 95

Villa-Lobos – p. 95

As viagens de Villa-Lobos – p. 96

Foco na linguagem – p. 96

Os Choros e as Bachianas Brasileiras – p. 97

Entre textos e imagens: O ciclo das Bachianas Brasileiras – p. 98

Questões – p. 98

A música barroca – p. 99

A obra de Bach – p. 100

O cravo e o piano – p. 100

Foco na linguagem – p. 100

Experimentações – p. 101

“Céu de Santo Amaro” – p. 102

Foco na linguagem – p. 102

Artista e obra: Flávio Venturini – p. 103

Experimentações – p. 104

TEMA 3 – Uma exaltação ao Brasil – p. 105

“Aquarela do Brasil” – p. 105

Foco na linguagem – p. 106

Por dentro da arte: A trilha sonora de Alô, amigos – p. 106

O samba-exaltação – p. 107

Arte e muito mais: O rádio e a política – p. 107

O rádio – p. 108

Experimentações – p. 108

O samba e suas origens – p. 109

O samba de roda – p. 110

Artista e obra: Edith do Prato – p. 111

Foco na linguagem – p. 111

O samba no Rio de Janeiro – p. 112

O primeiro samba gravado – p. 113

Experimentações – p. 114

TEMA 4 – Uma “ópera” popular – p. 115

As escolas de samba – p. 115

O sambódromo do Rio de Janeiro – p. 116

Experimentações – p. 116

O encontro de muitas linguagens – p. 117

O teatro e a dança – p. 118

A música nos desfiles de escola de samba – p. 118

A bateria – p. 119

Pensar e fazer arte – p. 119

Autoavaliação – p. 120



UNIDADE 4 – DANÇA: MUDANÇAS E RUPTURAS – p. 121

De olho na imagem – p. 122

Artista e obra: Cia. Fusion de Danças Urbanas – p. 123

TEMA 1 – Um convite à reflexão – p. 124

O espetáculo Pai contra mãe – p. 124

A proposta da companhia – p. 125

Experimentações – p. 125

Por dentro da arte: Bastidores – p. 126

Foco na linguagem – p. 126

A trilha sonora – p. 128

Música, dança e criação – p. 129

Arte e muito mais: Carolina Maria de Jesus – p. 130

O espetáculo Rainha – p. 131

Artista e obra: Laura Virgínia – p. 132

Experimentações – p. 133

TEMA 2 – A dança a partir do século XX – p. 134

A dança moderna – p. 134

As rupturas – p. 135

Isadora Duncan – p. 136

As mudanças no figurino – p. 137

Loie Fuller – p. 138

Por dentro da arte: Loie Fuller, a dançarina – p. 139

Rudolf Laban – p. 140

Artista e obra: Mary Wigman – p. 141

Maria Duschenes – p. 142

A dança coral – p. 142

Experimentações – p. 143

TEMA 3 – Dança e ruptura – p. 144

O trabalho do Ballet Stagium – p. 144

O Ballet Stagium e as trilhas musicais – p. 145

Artista e obra: Milton Nascimento e as trilhas para espetáculos de dança – p. 146

Kuarup ou a questão do índio – p. 147

Arte e muito mais: O kuarup no Alto Xingu – p. 148

Entre textos e imagens: Ballet Stagium leva Kuarup de volta ao Teatro Municipal quarenta anos depois da estreia – p. 149

Questões – p. 149

A dança-teatro – p. 150

Artista e obra: O trabalho de Pina Bausch – p. 151

Experimentações – p. 152

TEMA 4 – A dança como manifesto – p. 153

Terra – p. 153

Foco na linguagem – p. 153

Artista e obra: Grupo Grial de Dança – p. 154

A proposta do espetáculo – p. 155

Foco na linguagem – p. 155

A visualidade – p. 156

Arte e muito mais: Povos indígenas e preconceitos – p. 157

“Demarcação já” – p. 159

Uma trilogia – p. 161

A barca – p. 161

Travessia – p. 161

Experimentações – p. 162

Pensar e fazer arte – p. 163

Autoavaliação – p. 164



Referências bibliográficas comentadas – p. 165

Guia dos áudios – p. 168 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores
Imagem principal do livro
Anos Finais

Vivências artísticas

Valoriza o protagonismo e a produção artística com referência cultural.

Código da Obra:
0011 P24 01 00 200 060
Baixar Obra
Avatar Flávia Delalibera Iossi
Flávia Delalibera Iossi Autor(a)

Comparativos Estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Protagonismo estudantil

Com proposta da elaboração de um diário de bordo

Ícone da proposta pedagógica

Valorização da cultura

Olhar para manifestações artísticas diversas, como as de matrizes africanas e indígenas.

Ícone da proposta pedagógica

Abordagem Triangular

A obra articula o fazer artístico à leitura, à reflexão e à contextualização.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – MÚSICA: MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES – p. 10

De olho na imagem – p. 11

Artista e obra: Pitty – p. 12

Foco na linguagem – p. 12

TEMA 1 – O surgimento do rock – p. 13

O rock – p. 13

Artista e obra: Os Beatles – p. 14

Instrumentos característicos do rock – p. 15

Por dentro da arte: Do alaúde à guitarra elétrica – p. 16

“Admirável chip novo” – p. 18

Foco na linguagem – p. 18

Arte e muito mais: O videoclipe – p. 19

Experimentações – p. 20

TEMA 2 – As influências da juventude na música brasileira – p. 21

A Jovem Guarda – p. 21

Por dentro da arte: Adoração (Altar para Roberto Carlos) – p. 22

Foco na linguagem – p. 22

A bossa nova – p. 23

O Tropicalismo – p. 23

As principais características do Tropicalismo – p. 24

Foco na linguagem – p. 24

Artista e obra: Rita Lee – p. 25

Por dentro da arte: Rita Lee mora ao lado – p. 26

Foco na linguagem – p. 26

“São coisas nossas” – p. 27

Foco na linguagem – p. 27

Os festivais da canção – p. 28

“Pra não dizer que não falei das flores” – p. 29

Foco na linguagem – p. 29

Chico Buarque e a censura – p. 30

Foco na linguagem – p. 30

“Apesar de você” – p. 31

Foco na linguagem – p. 31

O rock na década de 1980 – p. 32

Barão Vermelho – p. 32

Titãs – p. 32

Os Paralamas do Sucesso – p. 33

Legião Urbana – p. 33

Foco na linguagem – p. 33

A obra de Cazuza – p. 34

Experimentações – p. 35

TEMA 3 – Novas experiências – p. 36

A possibilidade de gravar e reproduzir sons – p. 36

Música e indústria – p. 37

Foco na linguagem – p. 37

Arte e muito mais: Quando as obras artísticas se tornam bens de consumo – p. 38

Foco na linguagem – p. 39

A música concreta – p. 40

Hermeto Pascoal – p. 41

Foco na linguagem – p. 41

Entre textos e imagens: A poesia concreta – p. 44

Questão – p. 44

Foco na linguagem – p. 45

A música eletroacústica – p. 46

A música eletrônica – p. 47

A música pop eletrônica – p. 48

Foco na linguagem – p. 48

Artista e obra: DJ Caio Moura – p. 49

Música e pesquisa – p. 50

Foco na linguagem – p. 50

Entre textos e imagens: Trilhas: o som e a música no cinema – p. 51

Questões – p. 51

Experimentações – p. 52

Pensar e fazer arte – p. 52

Autoavaliação – p. 53



UNIDADE 2 – A ARTE HOJE – p. 54

De olho na imagem – p. 55

Artista e obra: Cildo Meireles – p. 56

Foco na linguagem – p. 56

TEMA 1 – Arte, espaço e participação do público – p. 57

Um espaço monocromático – p. 57

Foco na linguagem – p. 57

Impregnação – p. 58

Entorno e Desvio – p. 59

Por dentro da arte: As sensações despertadas pelas cores – p. 60

Um convite à experimentação – p. 61

O Neoconcretismo – p. 62

Artista e obra: Lygia Clark e a série Bichos – p. 63

As influências de Lygia Clark na obra de Marepe – p. 64

O uso da tecnologia na arte – p. 65

Foco na linguagem – p. 65

Entre textos e imagens: Geração anual de lixo eletrônico passa de 40 milhões de toneladas – p. 66

Questões – p. 66

Arte e muito mais: Arte e meio ambiente – p. 67

A videoarte – p. 69

Artista e obra: Nam June Paik – p. 70

A casa – p. 71

Foco na linguagem – p. 71

Experimentações – p. 72

TEMA 2 – A arte ao alcance de todos – p. 73

A arte pública – p. 73

Foco na linguagem – p. 73

Obras no espaço público – p. 74

Baldosas – p. 75

Arte e muito mais: Monumentos na cidade de São Paulo – p. 76

As obras, o espaço e o público – p. 77

Entre textos e imagens: Carlos Drummond e a crítica social brasileira – p. 78

Questão – p. 78

Intervenções artísticas – p. 79

Arte e muito mais: Projeto Rios e Ruas – p. 80

Projeções – p. 81

Artista e obra: Roberta Carvalho – p. 82

As projeções de Regina Silveira – p. 83

Experimentações – p. 84

TEMA 3 – Novos rumos – p. 85

Performance – p. 85

Foco na linguagem – p. 85

Por dentro da arte: Performances e happenings – p. 86

A artista está presente – p. 87

Artista e obra: O trabalho de Berna Reale – p. 88

Uma proposta contemporânea – p. 89

O Atlas de Vik Muniz – p. 90

Foco na linguagem – p. 90

Por dentro da arte: Mona Lisa e a “citação” na arte contemporânea – p. 91

Foco na linguagem – p. 91

O ready-made – p. 92

Experimentações – p. 93

Pensar e fazer arte – p. 93

Autoavaliação – p. 94



UNIDADE 3 – TEATRO ALÉM DAS FRONTEIRAS – p. 95

De olho na imagem – p. 96

Artista e obra: Teatro da Vertigem – p. 97

TEMA 1 – Novos espaços – p. 98

O espaço teatral – p. 98

O Teatro de Epidauro – p. 98

Experimentações – p. 99

As praças como palco – p. 100

O palco italiano – p. 101

Espaços não convencionais – p. 102

Foco na linguagem – p. 102

Por dentro da arte: Gaia Mother Tree – p. 103

Foco na linguagem – p. 103

Além dos cravos – p. 104

Artista e obra: EmFoco Grupo de Teatro – p. 105

A cidade como palco – p. 106

Arte e muito mais: Artistas de rua: estátua viva – p. 107

Experimentações – p. 107

Entre textos e imagens: “Artista de rua não é camelô”, dizem profissionais de estátua viva – p. 108

Questões – p. 108

Experimentações – p. 109

TEMA 2 – A participação do espectador – p. 110

Uma experiência de convívio – p. 110

Um espetáculo-encontro – p. 111

Foco na linguagem – p. 111

A proposta do Quatroloscinco – p. 112

Experimentações – p. 112

Por dentro da arte: Coreológicas Ludus – p. 113

Foco na linguagem – p. 113

Participação e diversão – p. 114

Jogando no quintal – p. 115

A improvisação – p. 116

Artista e obra: Antropofocus – p. 117

Experimentações – p. 118

TEMA 3 – Processos de criação compartilhada – p. 120

Teatro de grupo – p. 120

O processo colaborativo – p. 121

A Cia. São Jorge de Variedades – p. 122

O processo de criação – p. 123

Estudo e pesquisa – p. 124

Artista e obra: A obra de Patativa do Assaré – p. 125

Experimentações – p. 125

Concerto de Ispinho e Fulô – p. 126

O cenário – p. 127

Pensar e fazer arte – p. 128

Autoavaliação – p. 129



UNIDADE 4 – A DANÇA NA ATUALIDADE – p. 130

De olho na imagem – p. 131

Artista e obra: Grupo Contemporâneo de Dança Livre – p. 132

TEMA 1 – Novos espaços para a dança – p. 133

O espaço da dança – p. 133

As ruas como palco – p. 134

Falta de ar – p. 135

Solos de rua – p. 136

Experimentações – p. 136

Artista e obra: Luciana Bortoletto – p. 137

Carcaça – p. 139

Experimentações – p. 140

TEMA 2 – Dança na rua ou dança de rua? – p. 141

Dança de rua – p. 141

Foco na linguagem – p. 141

A cultura hip-hop – p. 142

Por dentro da arte: O rap – p. 143

Foco na linguagem – p. 144

Entre textos e imagens: Manifestações culturais afro-brasileiras – p. 145

Questões – p. 145

O break – p. 146

Experimentações – p. 146

As batalhas – p. 147

Os movimentos do break – p. 148

Toprock e floor rocks – p. 149

Experimentações – p. 149

Arte e muito mais: Das ruas para os palcos – p. 150

A rua como espaço de celebração – p. 151

Arte e muito mais: Um bem do patrimônio cultural brasileiro – p. 152

Experimentações – p. 153

TEMA 3 – Dança e tecnologia – p. 155

A dança e os recursos digitais – p. 155

Corpo Projeção – p. 156

Uma proposta multilinguagem – p. 157

Artista e obra: Julia Viana – p. 158

Pixel – p. 159

O real e o virtual – p. 160

Experimentações – p. 161

A videodança – p. 162

A videodança no Brasil – p. 163

Experimentações – p. 163

Pensar e fazer arte – p. 164

Autoavaliação – p. 166



Referências bibliográficas comentadas – p. 167

Guia dos áudios – p. 170 "

Confira outras obras

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna Expedições Geográficas

Objeto 1 - Obras Didáticas

Moderna SuperAÇÃO! Geografia

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

Não perca nada sobre o PNLD 2026!

Receba em primeira mão todas as atualizações, novidades e materiais exclusivos para apoiar sua escolha no PNLD 2026.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores